Experiências brasileiras invadem hotéis Grand Mercure

Por: Sylvia Barreto*

Imagine chegar ao lobby do seu hotel e ter um cafezinho coado na hora te esperando e sem custo. Se for hóspede de um dos hotéis Grand Mercure no Brasil a cena imaginada vira realidade a partir deste mês (outubro/17). A rede acaba de lançar o projeto Brasilidade, um conceito que leva aos empreendimentos produtos e vivências genuinamente brasileiras.

“Queremos entregar ao cliente a experiência de um país autêntico, é como dizer ao hóspede que ele é bem-vindo à sua casa brasileira”, contou Mariângela Klein, gerente de marketing para as marcas de luxo do grupo Accorhotels, responsável pela marca Grand Mercure. Mariangela acompanhou uma viagem com um grupo de veículos de comunicação, incluindo o Viajar é Simples, até Poços de Caldas (MG) para apresentar o projeto e seus parceiros. As fazendas de café Orfeu, marca usada pelo Grand Mercure, ficam na região mineira mencionada.

O café

Na Fazenda Sertãozinho, visitada pelo Viajar é Simples, o café Orfeu passa por todo o processo de produção, desde a colheita até o momento que é embalado para a distribuição. No prédio onde é torrado, o cheiro é incrível. É um pouco desse cheirinho que o hóspede irá sentir quando entrar no lobby de um dos hotéis Grand Mercure do Brasil. Uma anfitriã irá coar o café na hora e servi-lo. Para acompanhar, um doce mineiro. O serviço é cortesia

A marca Orfeu cultiva café com grãos 100% arábica, de forma artesanal. Ele também pode ser encontrado em cápsula para máquinas Nespresso. Os quartos dos hotéis Grand Mercure são equipados com as máquinas e, agora, recebem também as cápsulas Orfeu. E, se quiser, o hóspede também pode comprar as variedades do café e levar para casa.

Cachaça e cerveja

“Cachaça, cerveja, café e a boa comida são as melhores coisas do Brasil. Para uma casa brasileira estar completa, precisa de todos esses itens, por isso, resolvemos colocá-los nos hotéis”, explicou Raphael de Santi Martini, gerente geral do Grand Mercure Rio de Janeiro Riocentro.  Não bastasse o café, os bares dos hotéis Grand Mercure também receberão delícias brasileiras. Com a Cachaça Sebastiana, proveniente da Fazenda São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP), será feito drinques como o Túnica, que leva água tônica, canela, laranja e, claro, a cachaça. É uma delícia! Para completar, cervejas da marca Colorado, feita de forma artesanal no Brasil.

Nos quartos

Cheirinho brasileiro! De acordo com a gerente de marketing Mariangela, a ideia é que a experiência fosse levada também aos quartos. Para isso, os hotéis Grand Mercure passam a oferecer cosméticos da L´Occitane Au Bresil com aroma de capim limão em seus quartos, são as chamadas amenities. O hóspede encontra em cada acomodação um kit com xampu, condicionador, sabonetes líquido e em barra e hidratante da marca.

Lobby e comida

Além do café e doce regional que passam a ser oferecidos no lobby de cada Grand Mercure, o hóspede ainda encontrará oferta de frutas frescas típicas, assim como parede verde ambientada com plantas para mostrar a exuberância da flora brasileira. Um espaço de leitura também é encontrado com livros que representam o Brasil com um olhar moderno e inovador. E, para completar a experiência brasileirs, os cardápios dos restaurantes dos hotéis Grand Mercure foram montados com ingredientes que exaltam a regionalidade.

Expansão da rede no Brasil

Neste ano, a Accorhotels fez um acordo com o Brasil Hospitality Group (BHG) para gerir 26 de seus hotéis. Eles levarão bandeiras da Accor, como Ibis, Novotel e Grand Mercure. “Por essa razão, até o fim de 2017, devemos abrir pelo menos três novos Grand Mercure no Brasil. Serão hotéis BHG reposicionados para a nova bandeira”, explicou Sébastien De Courtivron, diretor de operações upscale e luxo do grupo Accorhotels para América do Sul.

Quais hotéis BHG serão transformados em Grand Mercure ainda não foi divulgado, nem as suas localidades, mas a abertura com a nova marca deve ocorrer, de acordo com De Courtivron, dia 16 de novembro. Atualmente, o Grand Mercure tem quatro unidades no Brasil localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Brasília.

Serviço

Informações e reservas: www.grandmercure.com.br

*A repórter viajou a convite da Accorhotels