Com 39 marcas de hotéis, desde as mais econômicas como Ibis Budget e Ibis, até as mais luxuosas, como Fairmont e Pullman, o grupo hoteleiro Accor planeja expandir sua atuação no Brasil e América do Sul nos próximos anos. Só em 2020, a previsão para a região é de 25 novos hotéis e 30 renovações, sendo 70% só no Brasil.
“Para os próximos anos, a Accor planeja introduzir no Brasil mais marcas novas ligadas ao lifestyle e ao luxo, reforçar as grandes marcas já existentes, como Mercure, e, no segmento econômico, continuar a expansão da família Ibis”, contou Patrick Mendes, CEO da Accor América do Sul,durante coletiva de imprensa em São Paulo.
Atualmente, são 321 hotéis Accor em operação no Brasil. Seguindo a linha de investir em marcas de luxo no Brasil, em outubro, uma das aberturas é o MGallery Pipa, no Rio Grande do Norte.
O único MGallery em funcionamento no Brasil fica no Rio de Janeiro e existe um projeto para São Paulo. Porém, a unidade de Pipa já está completamente planejada e terá 150 acomodações.
Outra marca que de luxo que deve ser introduzida no país é a SLS. Com uma unidade que será inaugurada em Buenos Aires, em Puerto Madero, é um plano da Accor abrir um hotel dessa cadeia no Brasil nos próximos anos.
No seguimento de lifestyle, com hotéis descolados, há boas novidades. Em 2021, São Paulo deve receber o segundo Mama Shelter do Brasil, o primeiro fica no Rio de Janeiro. Ele será uma conversão do Pergamon Hotel Frei Caneca.
A marca Mama Shelter, aquisição da Accor há alguns anos, é famosa por seus ambientes temáticos. Nos quartos, objetivos curiosos são encontrados, como máscaras de personagens.
Quem procura hostel, também terá oportunidade de hospedagem em um da Accor no Brasil. O grupo tem a marca Jo&Joe, com unidades apenas em Paris até o momento. Mas, em 2021, haverá um Jo&Joe no Rio de Janeiro.
O Jo&Joe caricoca ficará no Largo do Boticário, em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele irá oferecer quartos privativos, mas também camas em acomodações compartilhadas.
De acordo com o CEO da Accor para a América do Sul, outra marca de lifestyle que deve abrir no Brasil nos próximos anos é a Tribe. Por enquanto, com apenas um hotel em Perth, na Austrália, a marca foi concebida para atender as necessidades do viajante moderno, com menos formalidade e investimento alto no design.
No quesito de reforçar marcas consolidadas no Brasil, uma das grandes aberturas da Accor esperada para esse ano é o Novotel Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. A unidade terá 292 quartos e deve abrir no segundo semestre de 2020.
Nas marcas econômicas e já consolidadas no país, a Accor reforça a família Ibis. O bairro de Pinheiros, em São Paulo, por exemplo, irá ganhar uma unidade Ibis em 2022. Ela ficará ao lado da estação de metrô Fradique Coutinho e terá 328 quartos.
“A intenção da Accor é dar ao viajante a oportunidade de escolher cada vez mais entre diversas marcas que caibam em diferentes tipos de viagens. Hoje são 39 marcas e outras devem ser lançadas no futuro, talvez em alguns anos sejam 50”, concluiu Mendes.