- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Turismo sustentável será debatido na Adventure Sports Fair

Em um país repleto de belezas naturais como o Brasil, promover a sustentabilidade no turismo é fundamental para garantir a qualidade de destinos e comunidades do entorno das Unidades de Conservação e áreas protegidas. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o interesse por esses locais só cresce. O número de parques nacionais que receberam turistas, por exemplo, subiu de 62 para 102 em 2017, sendo que os que já eram procurados por visitantes registraram um crescimento de mais de 30% no número de frequentadores.

Estimular boas práticas nestes e outros destinos é um tema relevante para a Adventure Sports Fair, que sedia a 14ª edição do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) no dia 20 de outubro, das 10h30 às 19h00, no São Paulo Expo, na capital paulista. Com a participação de representantes dos setores público e privado, do trade de turismo, de ambientalistas, estudiosos, o FITS tem como objetivo proporcionar um ambiente colaborativo para compartilhar experiências relacionadas à sustentabilidade na atividade turística, além de gerar inspiração, troca de referências e dicas.

A programação do encontro se inicia com falas de Mario Mantovani, Diretor da ONG SOS Mata Atlântica, e de Fernando Sousa, Diretor Institucional e Sustentabilidade do Grupo Cataratas, ambas entidades que apoiam esta edição. Em seguida, Alexandre Garrido, da Sextante, apresenta o tema “Avanços na sustentabilidade no turismo – Cenário Internacional: o processo de certificação internacional relacionado à gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem e destinos”. Logo na sequência haverá uma roda de conversas sobre princípios do turismo sustentável e a estruturação de uma rede de articulação para estratégia nacional, moderada por Monica Barroso, da Associação Garupa.

Na parte da tarde, o assunto principal será a visitação em áreas protegidas, com perspectivas, desafios e oportunidades. Também serão abordados o turismo de base comunitária, oportunidades de negócios e parcerias nas Unidades de Conservação (Nacionais, Estaduais e Municipais), além de experiências internacionais inspiradoras sobre o uso público em áreas protegidas.

Dentre os participantes estão entidades do trade, como a Braztoa, ABETA, Coletivo MUDA, Associação Garupa e Associação Brasileira de Viagens de Luxo, entidades ambientalistas, como a Fundação SOS Mata Atlântica, WWF-Brasil, World Animal Protection, Conservação Internacional, Fundação Amazonas Sustentável, Fundação Florestal, Instituto EcoBrasil e Instituto Estadual do Ambiente, e ainda instituições como SENAC, Grupo Cataratas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Rede Pró-UC.

Para se inscrever basta enviar um e-mail para fits2018@adventurefair.com.br com nome e telefone até o dia 18 de outubro. Profissionais do trade brasileiro de turismo e de empresas de esportes outdoor podem fazer o credenciamento gratuito através do site www.adventurefair.com.br/credenciamentotrade. Mais informações e programação completa em http://adventurefair.com.br/pagina/fits.