Tradicional Banho de Mar à Fantasia de Paranaguá (PR) será dia 04 de fevereiro

por: Redação
18 de janeiro 2018

A 69ª edição do tradicional Banho de Mar à Fantasia de Paranaguá (PR) acontece no domingo, 04 de fevereiro, a partir das 09h00. O evento dá início ao pré-carnaval do litoral paranaense. São aguardados milhares de foliões no desfile que tem a concentração marcada na praça do Guincho e seguirá por 1,5 km até a rua da Praia.

Este ano o Banho de Mar à Fantasia de Paranaguá muitas novidades. Uma delas é que está programado um concurso de fantasias. Serão avaliadas e premiadas as melhores fantasias em três categorias: infantil, individual e grupo. Informações sobre o regulamento, ficha de inscrição e os prêmios podem ser obtidas no site da Prefeitura de Paranaguá, por meio do link http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia10768.html. Na rua da Praia ao final do desfile os foliões irão fechar o evento com o tradicional banho em duchas instaladas na praça. Para garantir a segurança dos foliões este ano o evento contará com brigadistas.

Como tradicionalmente acontece, extraoficialmente, no dia 02 de fevereiro haverá um ensaio na Rua Rodrigues Alves. Para este ano, são aguardados mais de 20 blocos que vão desfilar pelas ruas da histórica cidade do litoral do Paraná. À frente da passeata, terá um carro de som, acompanhado da bateria da escola de samba Junqueira que puxará sambas e marchinhas e o tão esperado “kisuco”, receita centenária e exclusiva da família Moura.

“Paranaguá busca o resgate da tradição desta festa e a edição de 2018 deverá contribuir para a manutenção e continuidade desta bela comemoração para toda família parnaguara e os turistas”, disse o prefeito Marcelo Elias Roque.

O desfile começa às 09h00 com concentração na na praça do Guincho – Crédito: Divulgação

Sobre o pré-Carnaval Banho de Mar à Fantasia

O Banho de Mar à Fantasia é um evento tradicional, que abre a programação do carnaval no litoral do Estado e acontece pelas ruas do centro histórico de Paranaguá, sempre aos domingos. Há mais de seis décadas, o carnavalesco Antônio Dias Moura, fundador da escola de samba Junqueira, encerrou uma das festas pré-carnaval com o mergulho no mar, ainda com a fantasia. A partir de então, a brincadeira foi batizada – Banho de Mar à Fantasia – e se repete todo ano.

Esta tradição que começou com a família Moura, a cada ano atrai mais e mais foliões que brincam e dançam nas ruas. Em 2018, o percurso terá 1,5 km aproximadamente, saindo da praça do Guincho até a rua da Praia, e contará com três pontos de apoio.

Mesmo sem a companhia de seu idealizador (Moura faleceu em 2006), sua família continua a promover o mergulho e a população comparece a caráter, com fantasias especiais e blocos com abadás.

“Este resgate histórico e cultural de um evento que já acontece há quase 70 anos é de extrema importância para a cidade de Paranaguá. Através deste evento, também considerado como atividade turística, relacionado à vivência de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, estamos valorizando e promovendo a conservação dos bens materiais e imateriais da cultura parnanguara”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

Serviço

69ª edição do Banho de Mar à Fantasia de Paranaguá

Programação

02/02 – Sexta-feira – Ensaio Rua Rodrigues Alves

04/02 – Domingo – Desfile Banho de Mar à Fantasia Saída da Praça do Guincho – a partir das 09h.

Para acessar o regulamento e a ficha de inscrição: http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia10768.html

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários