Unesco concede título de Cidade Criativa pela Gastronomia a Belo Horizonte

por: Redação
1 de novembro 2019

Nesta semana, Belo Horizonte  foi nomeada Cidade Criativa da UNESCO pela Gastronomia. Com isso, BH passa a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável.

O título passa a ser motivo de ainda mais trabalho na capital mineira, especialmente em ações em longo prazo que já fazem parte do projeto de valorização da gastronomia desenvolvido pela prefeitura, com coordenação da Belotur, órgão que promove o turismo na cidade.

Nos últimos anos, órgãos públicos e privados, instituições de ensino e sociedade civil trabalharam na elaboração colaborativa de um plano estratégico para o setor gastronômico – em múltiplas frentes, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

Segundo a Abrasel, a gastronomia em Belo Horizonte movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões a cada ano. Possui 45.662 empresas do segmento de alimentação e os negócios do ramo estão entre os três maiores empreendimentos da cidade.

Conhecida, também, como “Capital Mundial dos Botecos”, reúne o maior número de bares e restaurantes por habitante do Brasil, sendo 18.600 negócios, concentrados em mais de dez polos gastronômicos.

A gastronomia responde por quase 40% dos postos de trabalho da economia criativa total, com cerca de 54 mil postos. Com relação aos empregos formais, existem mais de 21 mil pessoas empregadas no setor de gastronomia, o que corresponde, aproximadamente, a 23,3% do total de emprego de todo o Estado nessa atividade.

A atividade da gastronomia, em termos econômicos, tem se expandido nos últimos anos. O Valor Adicionado Fiscal do setor, no período de 2012 a 2017, passou de R$ 1.021.611.027 para R$ 1.964.813.716, o que representa um crescimento global de mais de 90%.

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