Belo Horizonte terá voo direto para Montevidéu, no Uruguai

por:
21 de janeiro 2011

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou, na tarde de quinta-feira (20/11), protocolo de intenções com a empresa aérea uruguaia, Pluna, para implantação de novo voo entre Belo Horizonte e Montevidéu, no Uruguai. A partir do próximo dia 21 de fevereiro, a empresa começará a operar voos diretos entre as duas cidades, sem escala, aproximando Minas Gerais dos países do Mercosul.

“A vinda da Pluna é motivo de grande alegria para nosso governo. Essa parceria é o símbolo de nosso governo: estabelecer junto com o setor privado todas as condições necessárias para robustecermos a questão do turismo. Na realidade, o poder público não realiza o turismo. O turismo é feito pelos empresários, pelos turistas, pelas pessoas que viajam. A nossa responsabilidade é pelo fomento, pelo estímulo e pela infraestrutura. Isso faremos à exaustão”, afirmou o governador, durante a solenidade.

O novo voo da Pluna é a quinta rota internacional realizada sem escalas a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa integra o Programa Decola Minas – criado em 2008, pelo Governo do Estado para aumentar a oferta de voos partindo de Minas Gerais com destino aos principais centros emissores de turistas nacionais e internacionais.

Mais opções de voo

A nova rota terá quatro frequências semanais. O voo BH/Montevidéu partirá de Belo Horizonte sempre as segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e domingos, às 15h28, e chegará a Montevidéu às 18h48. A volta acontece nos mesmos dias às 12h07, chegando a Belo Horizonte 14h47. A viagem tem duração de 2 horas e 40 minutos.

“Tenho serena convicção de que esses três voos diários logo, logo, vão se multiplicar e teremos aqui frequências diárias e, com certeza, com número bastante positivo de passageiros para que a Pluna tenha a satisfação de voar para Belo Horizonte”, afirmou Antonio Anastasia.

Desde 2008 foram implantados em Minas Gerais outros quatro voos internacionais: BH – Lisboa, pela TAP; BH – Panamá, pela Copa Airlines; BH – Miami, pela American Airlines; BH – Miami, pela Tam.

O protocolo de intenções foi assinado pelo governador Antonio Anastasia, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e o vice-presidente comercial da Pluna, Sebastian Hirsch. Pelo protocolo, caberá à Secretaria de Estado de Turismo (Setur) ampliar ações de promoção e divulgação de produtos turísticos mineiros na América do Sul. A companhia aérea também irá ampliar na América do Sul e em Minas Gerais ações de promoção e divulgação da nova rota.

“O Uruguai é um país encantador, um país muito amigo, onde as pessoas são extremamente corteses e, certamente, vamos estimular muito o turismo e os negócios entre o Uruguai e Minas Gerais. Ao mesmo tempo, essa parceria vai permitir a vinda de uruguaios para conhecer a nossa realidade, também a nossa culinária, nossa tradição, nossa história, e estabelecer cada vez mais um relacionamento bastante intenso”, disse o governador.

Comércio e Turismo

A implantação da nova rota internacional favorecerá as relações comerciais de Minas Gerais com o Uruguai e com todos os países que integram o Mercosul. O comércio entre Minas Gerais e os países do Mercosul cresceu 536,6% no período 2003/2010, atingindo US$ 3,74 bilhões. Minas Gerais foi o quarto estado que mais exportou para os países do Mercosul, em 2010.

A América Latina é um dos mais importantes mercados emissores de turismo para o Brasil, principalmente pela proximidade geográfica entre os países. Em 2009 (número mais recente divulgado), a Argentina enviou 1,2 milhões de turistas para terras brasileiras. Do Uruguai vieram 189 mil turistas, do Paraguai 180 mil, e do Chile 170 mil.

A Copa Airlines, que faz a rota BH-Panamá, já ampliou de quatro para cinco o número de voos semanais, chegando a seis voos por semana na alta temporada (janeiro e fevereiro), com conexões imediatas para as principais cidades da América Central, Caribe e América do Norte. A Tap também estuda ampliação de oferta de voos semanais ainda este ano.

 

 
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários