- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Confira programação dos blocos de rua de Tiradentes (MG) no Carnaval

Os blocos de ruas de Tiradentes irão fazer a alegria de moradores e turistas em mais um Carnaval. Com o ritmo das antigas marchinhas, há uma extensa programação de blocos de 28 de fevereiro até a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (06 de março).

As ruas histórias dessa cidade mineira de 300 anos serão invadidas pelo Bloco ABT (Associação dos Blocos de Tiradentes) no dia 28 para começar a programação oficial do Carnaval 2019. A concentração será às 19h00 no Largo das Mercês.

O último bloco de rua de Tiradentes no Carnaval 2019 será o Gourmet da Madrugada, saindo às 03h00 da Quarta-Feira de Cinzas (06/03) do casarão Quatro Cantos.

Entre o primeiro e o último bloco tem muita coisa no meio, confira a programação completa.

Desfile do tradicional bloco palhaçada – Crédito: Divulgação

Tradições dos blocos de rua de Tiradentes

De acordo com dados de pesquisa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), registros fotográficos dos anos 30 do século passado exemplificam a existência de blocos carnavalescos nas ruas seculares de Tiradentes desde então e de forma comprovada. Uma herança que se mantém e é, hoje, o principal diferencial do município.

Um dos blocos de rua mais populares de Tiradentes é o Ver-Te-Cana. Criado em 1986 por Antonio Vicente do Nascimento, o Sheshel, é bem organizado e tem até camiseta própria. Em 2019, sua saída será dia 03 de março, às 21h30, da Rua Direita.

Fundado em 2008, o Palhaçada é outro bloco de bastante sucesso na cidade. O bloco criado pela ex-professora Leonor Gomes é um dos mais alegres e coloridos de Tiradentes. Os integrantes, inclusive a fundadora e famílias inteiras, vestem-se de palhaços ou recorrem a alegorias que remetam ao look do personagem que é amado pelas crianças e dá nome ao bloco. Ele sairá em 04 de março, às 17h30, do Largo das Mercês.

Ainda com poucos anos de existências, mas já querido pelos foliões, o bloco de rua Gato de Botas é conhecido por ter sua própria bateria. Ele arrasta uma multidão ao som de música clássica e o que tem de mais conhecido na música contemporânea. Sairá antes do Palhaçada no dia 04 de março, às 16h00 do Bar do Zezé.

Outro ícone e atração especial da programação do Carnaval de Tiradentes é o Bloquinho. Ele se autoproclama “o menor bloco do mundo”. O Teatro Casa de Boneco, com 29 anos de atuação na cidade, é o responsável por ele. Seu fundador, Nado Rohrmann, ao lado da mulher e do filho, sai pelas ruas com seus bonecos e marionetes da porta da sede da companhia, que fica na Rua Direita.

Bonecos do Bloquinho – Crédito: Marcus Desimoni / Nitro

A família segue até a esquina da Rua Padre Toledo. “É um trajeto curto, mas feito no passo e no tempo do boneco”, diz Nado. O bloco, segundo ele, surgiu de um espetáculo que homenageava e resgatava as tradições do Carnaval local, como o antigo Bloco dos Gatinhos, cujos integrantes vestiam o corpo todo, calçavam luvas na mão e colocavam uma fronha na cabeça com duas pontas amarradas para cima, imitando orelhas, e pinturas de bigodinho que simbolizam o felino.

Em seu primeiro desfile, o Bloquinho criou bonecos que reproduziam as fantasias do saudoso Bloco dos Gatinhos. Depois, Nado passou a incorporar outros personagens que homenageiam a cultura tiradentina, como o boi. “É muito prazeroso ver as pessoas nos seguirem enquanto caminhamos vagarosamente pela rua manipulando as marionetes. Aliás, quem tiver uma em casa, pode trazer. Caso não saiba manipular, a gente ensina na hora”, diz Nado. “O importante é soltar o boneco que existe dentro de você”, complementa ele. A saída será dia 03 de março às 16h00 do Teatro Casa de Boneco.


Booking.com

Programação completa dos blocos de rua de Tiradentes

Além dos blocos tradicionais já comentados no texto, veja a lista completa dos desfiles de Tiradentes. Ao redor de uma hora antes das saídas dos bloquinhos, começa a concentração, pode chegar um pouco antes para a folia e se posicionar no bloco.

Quinta-feira (28/02/19)
Bloco ABT (Associação dos Blocos de Tiradentes)
Saída: 20h00
Local: Largo das Mercês

Sexta-feira (01/03/19)
Bloco Reviver
Saída: 09h00
Local: Escola Estadual Basílio da Gama

Bloco das Charreteiras (Rumo às Domésticas)
Saída: 21h00
Local: Cuiabá

Bloco das Domésticas
Saída: 23h00
Local: Bar da Zezé

Sábado (02/03/19)
Bloco Alvorada
Saída: 04h00
Local: Alto São Francisco

Bloco das Divas
Saída: 16h00
Local: Trevinho dos Mala

Bloco Amor & Cana
Saída: 19h00
Local: Igreja do Canjica

Bloco Estação Caça-Cachaça
Saída: 22h00
Local: Bar da Zezé
Domingo (03/03/09)

Bloco Secos & Molhados
Saída: 17h00
Local: Igreja do Canjica

Caminhada Trembier
Saída: 17h00
Local: Rua Gabriel Passos

Bloco Ver-Te-Cana
Saída: 21h30
Local: Rua Direita

Segunda-feira (04/03/19)

Bloco Gato de Botas
Saída: 16h00
Local: Largo das Mercês

Bloco Beatões da Santíssima
Saída: 21h00
Local: Bar da Zezé

Bloco dos Abandonados
Saída: 23h00
Local: Cuiabá de Baixo
Terça-feira (05/03/19)

Bloco do P.A.N.E.L.A
Saída: 16h00
Local: Casarão Quatro Cantos

Bloco Unidos da Ponte
Saída: 18h00
Local: Rua dos Inconfidentes

Bloco Aimorés
Saída: 20h00
Local: Rua Direita

Bloco Roma Foi Pouco
Saída: 23h00
Local: Casarão Quatro Cantos

Quarta-feira (06/03/19)

Bloco Gourmet da Madrugada
Saída: 03h00
Local: Casarão Quatro Cantos

Gostou? Então, aproveite bem esse Carnaval. Informações sobre a cidade também podem ser encontradas no site: tiradentesmais.com.br