O candombe é o ritmo que anuncia a chegada do Carnaval - Crédito: Leonardo Correa / Ministério do Turismo do Uruguai

Festejos de Carnaval no Uruguai começam em fevereiro

por: Redação
4 de janeiro 2019

Aqueles que acreditam que a força do Carnaval está só no Brasil estão bem enganado. Nosso país tem quase cinco dias intensos de badalação, mas o Carnaval no Uruguai tem aproximadamente 40 com uma enorme variedade musical e de dança, o que lhe confere o título do Carnaval mais longo do mundo. A semelhança com a festa popular brasileira é que o ritmo do vizinho também é ditado por um estilo musical originário da África, o Candombe.

Esse gênero anuncia a chegada do Carnaval no Uruguai e anima os famosos “Desfiles de Llamadas”. Dois dias de desfiles com bateria de tambor, 07 e  08 de fevereiro, descem a avenida 18 de Julio – principal de Montevidéu, e arrastam uma multidão que dança ao ritmo do Candombe – hoje Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

A força e o colorido do ritmo africano fazem os visitantes vibrarem durante o Carnaval no Uruguai, por uma manifestação caracterizada pelo diálogo de três tipos de tambores: chico, repique e piano. O comovedor espetáculo é o maior no mundo quando se trata de tambores sendo tocados ao mesmo tempo: são mais de 2500 instrumentos unissonantes arrepiando a alma dos espectadores.

O candombe, é uma dança levada ao som de atabaques típica da América do Sul. Atuante na cultura uruguaia há mais de 200 anos, é uma manifestação cultural originada a partir da chegada dos escravos da África ao continente sul-americano. A sua importância não está só no carnaval, ele se manifesta no Uruguai durante muitos domingos e feriados do ano ressoando no bairro sul de Montevidéu e em outros dois bairros meridionais da capital: Palermo e Cordón, que abrigam boa parte da população de origem africana. Pequenos desfiles são organizados nessas datas onde os participantes se reúnem para esquentar os tambores e confraternizar.

Uma vez esquentados, a procissão é liderada pelos mais prestigiados membros de famílias da comunidade, renomadas por seu virtuosismo na arte de tocar bateria por gerações, e logo atrás surgem os outros bateristas, que marcham em fila respeitando aos mais experientes.

Transmitido dentro das famílias afrodescendentes, o Candombe não é apenas a expressão de uma resistência, mas também uma festividade musical uruguaia e uma prática social coletiva profundamente enraizada no cotidiano desses bairros. É também um símbolo e uma manifestação da memória da comunidade, que encoraja os antigos habitantes a retornarem ao núcleo histórico do Candombe em determinados feriados, com mais força normalmente nos dois dias que anunciam a chegada do carnaval no Uruguai.

Datas importantes permeiam o tema Carnaval durante o ano:

08 de dezembro – Carnaval das Promessas em Montevidéu
25 de janeiro – Desfile das Escolas Do Zamba
28 de janeiro – abertura do concurso de grupos – Teatro de Verão
07 e 08 de fevereiro – Desfile de Llamadas

Mais informações: www.descubrimontevideo.uy

Dica de passeio: Em Montevidéu pode-se visitar durante o ano todo o Museu do Carnaval. Ali está exposta a memória do carnaval e abriga parte da história nacional. Confira no site: http://museodelcarnaval.org/



Booking.com

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários