Cidade colombiana de Barranquilla apresenta programação de Carnaval

por:
28 de fevereiro 2011

O Carnaval de Barranquilla, uma das festas colombianas mais esperadas do ano, terá início no dia 05 de março, coincidindo com a data da celebração brasileira. Declarada pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, a comemoração atrai turistas do mundo todo, que visitam a cidade para celebrar, durante os quatro dias, um evento cultural e folclórico, com diversidade étnica, alegria, dança, música e muita diversão.

No sábado, começam as duas edições da Batalha das Flores, majestoso desfile de carruagens e fantasias folclóricas; o primeiro, com a presença da Rainha do Carnaval e o segundo, com o famoso Rei Momo. Além do desfile, apresentações de comediantes também divertem o público presente. No dia seguinte, a programação traz a “Gran Parada de Tradición”, com inúmeros grupos folclóricos colombianos ao som de animados ritmos musicais, tais como: a cumbia, o mapalé, a garatuja e o som do negro, que inundam as ruas da cidade. Ainda no domingo, acontece o Festival de Música e o Encontro de Comediantes. Na segunda-feira, a “Gran Parada de Comparsas” e o Festival de Música do Carnaval também agitam a programação. Para encerrar essa fabulosa festa, aos prantos das personagens viúvas desconsoladas, os participantes enterram Joselito (ícone do carnaval de Barranquilla), ato que representa o fim da folia. Além do sepultamento simbólico, o Festival de Dança, o Encontro de Letanias e Comediantes também têm espaço na terça-feira.

O Carnaval é uma das principais celebrações do país, além de ser considerado a expressão mais autêntica do povo colombiano, que possui sua origem marcada pela tríplice fusão cultural (europeia, africana e indígena), na qual as festividades católicas trazidas pelos conquistadores espanhóis do Velho Mundo se uniram às cerimônias aborígenes e à herança musical dos escravos africanos, transformando-se em uma espetacular festa popular.

Para mais informações acesse: www.proexport.com.co
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários