Cidade do Rio de Janeiro receberá Circuito Mundial de Surf em maio

por:
9 de maio 2011

Considerado por muitos o berço do surfe nacional, o Rio de Janeiro volta a integrar o circuitão desse esporte nas próximas semanas, e mais uma vez entra no cenário internacional como roteiro turístico já que a cidade receberá grandes nomes do surf internacional e atrairá também turistas de vários estados brasileiros. Após a cidade ficar nove anos afastada do Circuito Mundial, a Prefeitura do Rio e a Riotur trazem para as praias da Barra da Tijuca e Arpoador a etapa carioca do campeonato, o Billabong Rio Pro. O torneio é o ponto alto do Verão Sem Fim, que acontece de 11 a 22 de maio. No evento, que inclui ainda atividades esportivas, culturais e de responsabilidade social, os melhores surfistas da atualidade, como Kelly Slater, Mick Fanning e Taj Burrow, disputarão a maior premiação da história do surfe.

O Verão Sem Fim deixará um importante legado para a cidade. Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro e Presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello acredita que a movimentação em torno do surfe durante a realização do campeonato será uma grande oportunidade de popularizar o esporte e incentivar a formação de novos atletas brasileiros que nos próximos anos estarão disputando os grandes campeonatos mundiais.

“Estamos resgatando o Rio de Janeiro como o berço do surfe. Foi no Arpoador que surgiram as primeiras gerações de surfistas brasileiros e queremos agora incentivar para que esse esporte volte a ter o status que merece no cenário nacional. Temos tudo para produzir novos atletas que representem nossa cidade lá fora. Grandes nomes do surfe mundial já disputaram e passaram por nossas areias e agora novamente estão de volta com outras gerações. O surfe tem tudo a ver com o jeito carioca de ser. E o evento só reforça mais ainda nossa vontade de estimular esse esporte”, disse.

O ASP World Tour, Circuito Mundial de Surf nas modalidades masculina e feminina, é a maior torneio de um esporte com mercado que não para de crescer. Segundo pesquisa do Atlas do Esporte no Brasil, o país tem cerca de 2,4 milhões de surfistas. O esporte é um dos mais praticados pelos brasileiros e movimenta cerca de US$ 3 bilhões ao ano com a venda de roupas e acessórios, para surfistas ou apenas simpatizantes do estilo de vida de quem anda sobre as ondas. A volta do circuito acontece em um momento em que o Rio de Janeiro se prepara para ser sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, mostrando que a cidade tem vocação para receber os maiores eventos esportivos do mundo.

“O surfe representa o espírito livre e alegre do Rio de Janeiro e nós temos belas praias para promover grandes competições da modalidade. A cidade tem uma visibilidade internacional cada vez maior, então atrai cada vez mais este tipo de evento. Nós estamos bem preparados e vai ser uma honra receber grandes atletas, seja de qual esporte for”, complementou Antônio Pedro.

Público

Realizado pela GEO Eventos, o Verão Sem Fim a programação do evento conta com duas sedes, uma na Barra da Tijuca e outra no Arpoador, e traz uma série de elementos do esporte e do entretenimento para resgatar a cultura de praia.

O público jovem participa das atividades nas duas sedes, mas o palanque principal para o mundial será na Barra. O Arpoador será usado como alternativa para a competição, que será definida conforme o tempo e as ondas. A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf é uma das 11 que fazem parte do circuito mundial. Enquanto os melhores surfistas do mundo passaram os últimos nove anos longe do Rio, as melhores do mundo conheceram as ondas da cidade em 2008, na última vez que o Brasil recebeu uma etapa da elite feminina.

A etapa masculina traz grandes nomes como Kelly Slater, que conquistou nas ondas da Barra dois de seus dez títulos mundiais, Mick Fanning, Taj Burrow, Joel Parkinson, Jordy Smith e Bede Durbidge, além do time brazuca no pelotão de elite, formado por Adriano de Souza, o Mineirinho, Jadson André, Heitor Alves, Raoni Monteiro e Alejo Muniz. Ainda na categoria masculina, Peterson Crisanto, surfista paranaense de 19 anos líder da categoria PRO Junior, é o nome convidado pela Billabong Internacional para participar da etapa.

Entre as mulheres estarão as australianas Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons, a havaiana Carissa Monte e a peruana Sofia Mulanovich são algumas das estrelas que estarão presentes. Pelo lado brasileiro, Silvana Lima, quarta do ranking, e Jacqueline Silva defendem as cores nacionais. Além de Maya Gabeira, surfista big rider, que virá ao Brasil prestigiar o evento.

“O Billabong Rio Pro será nosso primeiro evento de Esporte de Ação e terá grande importância na disseminação da cultura de esporte e entretenimento na praia. Será uma grande oportunidade para o público conferir o campeonato e ainda curtir as atividades do Verão Sem Fim”, explica Carlos Moreira, diretor executivo de Esportes da Geo Eventos.

 

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários