- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Como parecer bem após uma longa viagem de avião?

Uma longa viagem de avião, dez ou doze horas de voo, e, como você se sente depois? Provavelmente, cansado. E a sua aparência após passar tanto tempo em um espaço limitado? Pode ser que não seja das melhores. Muita gente que viaja chega ao destino final e já precisa seguir para compromissos de trabalho, vai encontrar alguém especial ou não quer perder tempo e ir “turistar” o quanto antes. Para estar bem disposto e sem o cansaço estampado no rosto, o Viajar é Simples reuniu dicas de profissionais para você se dar bem como passageiro.

Antes do voo

Há nove anos, Daniela Cecília é comissária de bordo de uma companhia aérea do Oriente Médio. Morando em Dubai, ela trabalha exclusivamente em voos internacionais e já conheceu 39 países. A dica dela para horas antes dos voos é evitar o estresse. “Muita gente vai viajar nervoso, por diferentes motivos, como fazer uma cirurgia ou ir a um enterro, e, mesmo quem viaja a lazer também pode se estressar por diversos fatores, por isso, é importante se organizar para evitar o quanto puder todo esse estresse”, explica Daniela.

A comissária Daniela Cecília em Praga após voo inaugural da companhia para qual trabalha – Crédito: Arquivo pessoal

Nesse quesito pré-viagem, a comissária dá várias dicas. A primeira delas é fazer o check-in on-line e com antecedência para conseguir um lugar que seja mais confortável para o passageiro. “Como passageira, uso até um aplicativo, o Seat Alert, que mapeia os voos e mostra os melhores lugares ainda disponíveis”, conta. Ela ainda acrescenta que fazer essa reserva de assento antecipada ainda ajuda em casos de atrasos para chegar ao aeroporto.

Outra dica importante ressaltada por Daniela é a organização da bagagem de mão. “Para evitar confusões, deixe sempre um espaço com os documentos necessários, como passaporte, visto e reserva de hotel”, indica. Ela ressalta que é importante ter itens de higiene, sempre de olho nas regras de embarque com líquidos de cada país e uma troca de roupa, principalmente, de roupa íntima. “O passageiro pode acabar sujando a roupa que viaja ou perdendo a bagagem despachada”, adiciona. Por falar em perder a mala, Daniela diz que remédios de uso contínuo também devem ir com o passageiro, são itens que nunca devem ser despachados.

Chekclist

E para não esquecer tudo isso? Agora a dica é de outra comissária, a Adriana Lima. Há 15 anos ela começou na carreira e, atualmente, trabalha em uma companhia aérea nacional. Tomou por hábito fazer uma checklist antes de cada viagem para evitar o estresse de esquecer algo. “Imprevistos acontecem, por isso também indico sempre sair com antecedência”, avisa.

Muita água, nada de refrigerante e álcool

Além de evitar todo o estresse possível, o médico Marco Cantero adiciona algumas orientações. Ele é Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SMBA), pós-graduado em Medicina Aeroespacial e trabalhou nas empresas Tam (antes de virar Latam) de 2002 a 2013 e da Azul de 2013 a 2016. “O corpo precisa de hidratação para o voo, portanto, é importante beber muita água”, explica.

Se tomar água é essencial, ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes é praticamente proibido de acordo com Cantero. Ele explica que o álcool é um depressor do sistema nervoso central e que na cabine pressurizada do avião há menos oxigênio do que a quantidade que o ser humano está acostumado a ter em terra firme e essa condição também é depressora do sistema nervosa central. “Ou seja, essa combinação pode ser muito ruim para o organismo, ainda mais se combinada com algum calmante. Na verdade, esses fatores são grandes causadores de ocorrências médicas em voos”, explica.

O refrigerante e as bebidas gasosas, no geral, também são vilões, por isso a necessidade de evitá-los. “Durante o voo, a tendência dos gases que temos no corpo é se expandir, quando não são liberados, causam dores e desconfortos”, relata Cantero. Então, nada de parar em algum lounge vip antes de embarcar e beber todo o espumante e refrigerante que conseguir, lembre-se, são recomendações médicas.

O cotidiano de Adriana como comissária pode ser visto em seu Instagram @adrilima111 – Crédito: Arquivo pessoal

Durante o voo

Se tomar bastante água antes do voo é indicado, durante também é essencial. “No avião, por conta do ar condicionado, é tudo muito seco. Como não dá para passar pelo raio X com garrafas de água, compre uma após a imigração e peça para a comissária enchê-la sempre que necessário”, explica Daniela. A dica de ingerir muita água também durante o voo é endossada por Cantero.

Hidratação da pele e olhos

O ar condicionado do avião também é vilão para a pele e os olhos, deixando-os ressecados. “O passageiro deve usar produtos para hidratação de boa qualidade, no rosto o ideal seria algum sérum e, para as mãos, um creme especial, assim como um protetor nos lábios”, indica Daniela. A comissária acrescenta que sempre deve estar maquiada para trabalhar, porém, ela indica que as mulheres que puderem viajar sem maquiagem, o façam ou, se forem usar, prefiram boas marcas e produtos que não obstruam os poros.

A comissária Adriana também acrescenta sua dica para a pele, mas que deve ser feita depois do voo: “O ideal é fazer uma boa limpeza e aplicar novamente hidratante”, afirma ela. Para os olhos, Cantero sugere o uso de lubrificantes oculares sem contraindicação para mantê-los hidratados.

O Cicaplast Lábios da La Roche-Posay protege os lábios contra agressões externas e tem preço sugerido de R$ 34,90

Roupas adequadas

Geralmente, o ar condicionado do avião é bem gelado e tem passageiro que coloca casacos pesados. “Nada de roupas que apertem o corpo, se sentir frio, não use um casaco que limite os movimentos, caso não tenha outra opção de roupa, prefira o cobertor disponível no avião”, avisa Cantero. De acordo com o médico, o ideal é usar peças confortáveis sempre durante voos longos, nada que prejudique a circulação, pelo contrário, meias de compressão são bem-vindas.

Por falar em meias, Daniela tem uma dica sobre elas. “O avião acaba sendo um pouco sujo por ter tantas pessoas, então, fique sem sapatos para relaxar, mas use meias para esquentar os pés e protegê-los. Pode ser até umas bem baratinhas para jogar fora depois”, explica. Para ela, vale também usar um bom moletom para espantar o frio.

E aquelas pessoas que precisam estar com alguma roupa específica para quando chegarem ao destino final, como uma roupa social? Vale aquela dica do começo do texto: leve uma muda de roupa na mala de mão. “Os aeroportos oferecem lounges nos quais os passageiros podem até tomar banho, alguns cartões de crédito, por exemplo, permitem o uso deles, é sempre bom ficar informado sobre esse direito”, acrescenta Daniela.

Alimentação

Já sabemos que é preciso evitar álcool e bebidas gasosas, mas, e a comida? Cantero é categórico: “avião não é restaurante”. De acordo com o médico, deve-se comer apenas o necessário porque todo o corpo acaba sendo afetado pelas condições específicas da cabine pressurizada, ainda mais em voos acima de quatro horas.

Base fluida Magic Cashion da Missha. Tem proteção solar e extrato de avelã para hidratação. Preço sugerido de R$ 269

Soneca

Dormir durante um voo longo inteiro pode parecer o ideal para muita gente, mas a comissária Daniela e o médico Cantero discordam dessa prática. “É muito importante que o passageiro caminhe um pouco e faça movimentos com as pernas para não comprometer a circulação”, explica o médico. Já Daniela acrescenta que se um passageiro dorme sentado a noite toda, acaba acordando com dores por ter ficado na mesma posição desconfortável por muito tempo e com a circulação comprometida.

Sobre o uso de remédios, os dois são categóricos sobre a necessidade de uma orientação médica prévia e, mesmo assim, não seria a melhor opção pelas razões mencionadas acima. A dica da comissária Adriana para aqueles que querem tirar boas sonecas no avião e sentem dificuldade não tem contraindicação. “Para relaxar, o ideal é um chá de camomila”, enfatiza.

Cuidados com os ouvidos

A mesma história dos gases que se expandem e se movimentam que acontece quando tomamos muito refrigerante no voo causa as dores de ouvido no momento da decolagem e do pouso. O tubo que temos no ouvido para entrada e saída de ar é pequeno, portanto, não funciona tão rápido quanto deveria nesses casos e a, ao tentar equalizar a pressão externa com a interna tão rapidamente, pode haver dor. E, nada pior para estragar sua chegada ao destino final do que a dor.

Se a pessoa estiver com o nariz congestionado ou com sinusite, a situação piora, a passagem do ar fica mais comprometida e afeta diretamente o ouvido. Nesses casos, Cantero indica procurar um médico antes de voar para que ele receite um medicamento para descongestionar o nariz. E, se começar a sentir aquela sensação ruim no ouvido, principalmente no pouso, Cantero ensina um truque: feche a boca, tampe o nariz e engula saliva quantas vezes conseguir. Repita o procedimento até quanto achar necessário.

Amenizando o jet lag já no avião

Distúrbio temporário do sono por conta de um fuso horário diferente, isso é o jet lag. Para começar a amenizá-lo desde o avião, Cantero e Daniela têm boas dicas. Para a comissária, o ideal ao entrar na aeronave já é colocar seu relógio no horário do destino final para ir se acostumando ao novo fuso. “Na companhia que eu trabalho, por exemplo, as luzes da cabine variam de acordo com o horário do destino de voo, quando está noite no local, fica tudo escurinho, isso ajuda bastante a amenizar o jet lag. Quando viajo a passeio com outras empresas que não têm isso, vejo a diferença”, conta ela. Cantero explica uma regrinha: se for ficar no destino mais dias que a diferença de horário, vale se adequar ao fuso local. Por exemplo, imagine que você sai de São Paulo em um voo para a Cidade do Cabo em janeiro, época de horário de verão no Brasil, e vai ficar na África do Sul por 10 dias. O fuso na cidade do Cabo é de quatro horas a mais que em São Paulo no mês mencionado. Ou seja, vale se adequar ao horário do seu destino. Mas, vamos supor que no mesmo período você viaje para Miami a trabalho, com um fuso de três horas a menos que em São Paulo e vá ficar só dois dias, não vale a pena se adequar completamente ao novo fuso, de acordo com as dicas Cantero.

Daniela, Adriana e Cantero garantem que, se você seguir todas essas dicas, vai chegar ao destino final se sentindo muito bem mesmo após horas de voo. E, para ajudar a tirar aquele aspecto de cansaço no rosto, o Viajar é Simples pesquisou alguns produtinhos para hidratar e renovar sua pele antes, durante e após uma viagem de avião, dá uma olhadinha na galeria abaixo. Importante, fique sempre atento aos limites de líquidos na bagagem de mão de cada país. Para embarques em voos internacionais no Brasil não é permitido frascos com mais de 100 ml.



Agora, é só fazer as malas e embarcar! Para te ajudar nessa tarefa de encher a mala, o Viajar é Simples selecionou alguns produtinhos ideais para limpeza da pele, hidratação e proteção solar, como recomendaram os entrevistados!

Gel que garante uma limpeza profunda, controla a oleosidade, possui ação calmante anti-inflamatória, não resseca e não repuxa a pele. Preço sugerido de R$ 29,90

Enriquecida com 15 minerais raros, acalma, refresca, fortifica e hidrata a pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. Preço sugerido de R$ 49,90

Creme hidratante para o rosto que garante até 24 horas de hidratação. Preço sugerido de R$ 178

Creme hidratante para as mãos, que suaviza e hidrata a pele. O preço sugerido é R$ 78

M Signature Real Complete BB Cream para deixar a pele hidratada e nutrida. Preço sugerido de R$ 275

Flawless Moisturizing Lotion SPF 15 loção hidratante, com textura leve e cremosa. Preço sugerido de R$ 129

Gel de limpeza profunda da La Roche-Posay. O preço sugerido é R$ 49,90