Restaurantes brasileiros, como o Esther Rooftop, prepara menu especial para a data - Crédito: Tadeu Brunelli

Evento mundial que celebra culinária francesa acontece neste mês

por: Redação
1 de março 2019

O Goût de/Good France é um evento que celebra a culinária francesa. Ele chega à 5ª edição em 2019 com eventos em 5 continentes e com 5.000 chefs formulando menus especiais. No Brasil, ações especiais estão confirmadas.

No Brasil, o objetivo é de reunir mais de 100 restaurantes inscritos e as organizações francesas tais como os Consulados da França e a Embaixada da França no Brasil estarão igualmente envolvidos no evento mundial.

O jantar “à francesa” em quatro atos em quatro atos (entrada, prato principal, queijo, sobremesa) será servido em vários restaurantes do Brasil. Para citar alguns: Chef Rouge, Parigi Bistrot, Esther Rooftop, La Casserole, Rendez-vous, TonTon, TasteIt Food & Lounge, em São Paulo, Les Épices – Sofitel Jequitimar no Guarujá, Laguiole, Miam Miam e La Villa, no Rio de Janeiro.

Organizado por uma iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, o evento contribui para a difusão da culinária francesa pelos cinco continentes e para a atratividade da França como destino.

O Lapin Café et Bristot servirá magret de pato com mel e especiarias e purê de batata, dentre outras delícias – Crédito: Tadeu Brunelli

Para quem estiver na França

Na França, haverá ações de 21 a 24 de março. Quem estiver por lá poderá aproveitar as seguintes celebrações da culinária francesa:

–  Um jantar aberto ao grande público será organizado em Paris, sobre a temática do banquete provençal no dia 21 de março. Ele será elaborado por Gérald Passédat e organizado dentro do Vilarejo Internacional de Gastronomia (Village International de la Gastronomie).

– Na França, a “Festa da gastronomia – Goût de France” se dividirá, de 22 a 24 de março, em milhares de eventos populares (mercados, degustações, piqueniques, visitas culinárias, etc.) sobre todo o território.

– Em Paris, uma conferência dedicada ao futuro da gastronomia e ao local da comida será organizada em 23 de março. A UNESCO sediará um simpósio sobre gastronomia e alimentação responsável, em torno de grandes atores globais e formadores de opinião, em conexão com os ministérios abrangidos pela temática: grandes chefs, críticos gastronômicos, filósofos e sociólogos da alimentação e jornalistas. Em março de 2020, um fórum internacional de maior envergadura será organizado em Paris.

Em 2019, a Provence será o destino francês homenageado. Rica em uma forte atualidade gastronômica, será lançado na ocasião do “Goût de/ Good France” o ano Marseille Provence Gastronomie (MPG2019), sob o apadrinhamento do chef estrelado Gérald Passédat.

Quer saber mais sobre o evento? Clique aqui!

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários