Deixe um hotel te surpreender!

por:
1 de março 2016

Esqueça o luxo da ostentação. Pense em hotéis charmosos, requintados, alguns em propriedades históricas e, outros, até rústicos. O serviço? Excelente. A gastronomia? Em geral, premiada! Nascida há mais de 60 anos, a associação Relais & Châteaux reúne por volta de 550 propriedades independentes ao redor do mundo que têm excelência em oferecer experiências e serviços.

Para um hotel fazer parte dessa aliança global, ele precisa passar por sérios critérios. Um deles é ter uma gastronomia diferenciada, de preferência, um chef estrelado Michellin. O tipo de hospedagem é o melhor e o mais variado possível dentre os associados. Você pode se hospedar em um castelo na França ou, quem sabe, em uma tenda no meio do deserto do Marrocos montada pelo hotel Dar Ahlam. A estadia em cada uma das propriedades sempre será uma experiência diferente e ira complementar sua viagem, porém, a qualidade da alta hotelaria da associação será encontrada em todas elas.

A base

A Relais & Châteaux tem cinco pilares principais e seus associados se encaixam neles, que são: alma de anfitrião, ou seja, cada um dá seu toque pessoal ao ambiente; sabor do local, que seria uma identidade da região em que o hotel fica; celebração dos sentidos, que nada mais é do que oferecer uma atmosfera que desperte os sentidos dos hóspedes; passaporte da amizade, apesar de cada estabelecimento ser único, ter algo que uma ele a todos os outros e, por fim, o despertar da “art de Vivre”, fazer da viagem um momento de descoberta dos prazeres da vida.

Os hotéis

Como mais de 500 hotéis pelo mundo, a associação não para de crescer. Só na França, foram dez novos associados neste ano. No Brasil, três empreendimentos já fazem parte há algum tempo do portfólio da Relais & Châteaux, são eles: Txai Resort Itacaré (BA); Saint Andrews Gramado (RS) e Hotel Santa Teresa (RJ). O que todos eles têm em comum? Quase nada, apenas a excelência em servir.

Apesar de ser uma associação e dar aos hóspedes a certeza de que ele está hospedado em um hotel qualificado, dentre outras vantagens, a intenção da Relais & Châteaux é que cada hospedagem seja diferente, única e uma verdadeira experiência dos sentidos, de acordo com seus pilares. Para que tenha experiências marcantes e diversas em seus próximos roteiros listamos aqui, dentre as muitas opções, alguns hotéis da aliança que podem oferecer um universo novo a cada viagem que fizer.

Txai Resort Itacaré – Bahia

Vamos começar pelo Brasil? O Txai Resort Itacaré fica na Bahia, que, por si só, já é uma experiência e tanto! Adicione que ele fica na praia, mas em uma Área de Proteção Ambiental (APA). É mar de um lado e mata verdinha de outro. Seus 38 bangalôs foram construídos de forma a se integrarem ao ambiente, com materiais que combinem com a paisagem, como a madeira. No seu spa, tratamentos desenvolvidos apenas para o local. São cinco piscinas de uso comum, mas há alguns quartos com piscinas privativas.

Onde fica: Itacaré – 72 quilômetros do aeroporto de Ilhéus

Site: www.txairesorts.com

Awasi Patagonia – Torres del Paine – Chile

A vista do Parque Nacional Torres del Paine é um dos luxos do Awasi Patagonia. Com decoração que mistura o rústico e o requintado, ali a intenção é que o hóspede se conecte com a natureza e sua companhia. O conceito de “all inclusive” é levado a sério e é extremamente refinado. Além de todas as refeições e bebidas estarem inclusas, os passeios também fazem parte do sistema. Excursão? Não mesmo. Cada acomodação recebe um carro com guia para fazer seus roteiros escolhidos dentro das opções oferecidas pelo hotel. É o guia que se adapta ao hóspede, com os melhores horários para os clientes e as paradas que achar necessário.

Onde fica: Torres del Paine – a 350 quilômetros do Aeroporto de Punta Arenas

Site: www.awasipatagonia.com

Sol & Luna – Vale Sagrado – Peru

Talvez o conceito Relais & Châteaux de alma de anfitrião seja o mais presente no hotel peruano Sol & Luna. A francesa Marie-Hélène Miribel largou tudo e foi morar com o marido suíço em Urubamba, no Vale Sagrado peruano. Na ocasião, eles abriram uma fundação para educar as crianças do local. Um tempo depois, inauguraram o hotel Sol & Luna, um projeto do marido de Marie. O hotel tem 43 “casitas” com decoração totalmente inspirada no Peru, mas sem deixar o requinte de lado. Ele também é o lar do casal. Atualmente, a fundação atende 187 crianças e todo o lucro do hotel é voltado para subsidiá-la.

A 2.800 metros de altitude, se as cores daquele local sagrado e o projeto do casal chamam a atenção, os sabores e odores também não passam despercebidos. Eles saem das cozinhas dos dois restaurantes do local com pratos tipicamente peruanos e com ingredientes comprados de produtores locais. Ah, que aprender a fazer um prato do Peru? O hotel oferece um passeio para que os próprios peruanos te ensinem os segredos da gastronomia.

Onde fica: Urumbaba

Site: www.hotelsolyluna.com

Hotel B – Lima – Peru

Em um casarão da década de 20, no bairro boêmio de Barranco, fica o Hotel B. O casarão bem ao estilo Belle Époque é cheio de mármore, madeiras exóticas e ostenta uma linda fachada branca. Após ficar alguns anos fechada, a propriedade foi adquirida por uma colecionadora de arte. Sendo assim, além de todos os ambientes terem objetos artísticos ainda há uma galeria com exposições de obras de arte que podem ser adquiridas pelos hóspedes ou visitantes. Com apenas 17 aconchegantes quartos, o hotel passar por uma ampliação e até novembro irá abrir mais quatro apartamentos.

Onde fica: Lima, Peru

Site:  www. hotelb.pe

Dar Ahlam – Marrocos

Na porto do deserto do sul de Marrocos, o Dar Ahlam é um hotel exclusivo de apenas 14 acomodações. Com extensos jardins, cheio de palmeiras, é um verdadeiro oásis. É um lugar feito para viver as tradições marroquinas desde os costumes até a culinária, recheada de tâmaras. Os passeios oferecidos aos hóspedes são os mais diversos possíveis, como descobrir os vales ao redor em um dromedário. Para completar a experiência quase mágica, dá para passar uma noite nas tendas do hotel no deserto. E, claro, até as tendas são luxuosas e o atendimento tem a mesma excelência do oferecido dentro dos limites do Dar Ahlam, mesmo que a alguns quilômetros de distância.

Onde fica: Skoura, Marrocos

Site: www.darahlam.com

Domaine Les Crayères – Reims – França

Se você gosta de champanhe, este é o seu lugar. Ele fica no coração da região de Champagne, na cidade de Reims, a apenas 45 minutos de trem de Paris. Acomodado em uma propriedade secular de sete hectares, o Domaine Les Crayères está a apenas cinco minutos caminhando de importantes produtoras de champanhe, como a Veuve Clicquot. Aliás, eles têm uma parceria exclusiva com a Dom Pérignon para que a vinícola receba seus hóspedes. O restaurante é comandado pelo chef estrelado Michelin Philippe Hille. Na propriedade mesmo dá para escolher entre 400 rótulos da bebida, além de cervejas produzidas ali.

Onde fica: Reims, França

Site: www.lescrayeres.com

Roteiros

Se quiser fazer uma viagem se hospedando apenas em hotéis Relais & Châteaux é possível. No site (www.relaischateaux.com) da associação de luxo há diversas rotas estabelecidas que o viajante pode escolher de acordo com seus interesses. Por exemplo, quer um roteiro de vinhos pela França? A Relais & Châteaux preparou alguns. Aliás, cada hotel tem um embaixador da aliança, ele pode ser o dono de um hotel ou um chef, e ele também dá dicas daquela cidade.

Experiência

A equipe do Viajar é Simples já se hospedou em alguns que fazem parte da Relais & Châteaux. Um deles é o L’Auberge Carmel, na cidade pitoresca de Carmel, na Califórnia. Pode ver nossa experiência neste link aqui. Outra oportunidade foi no Cobbles Cove em Barbados, Caribe. Tem dois textos lá no blog sobre esse hotel, uma está neste link e o outro neste aqui.

Serviço

Relais & Châteaux

www.relaischateaux.com

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários