- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Dez razões para conhecer Seychelles

Águas claras, nartureza exuberante e até famosos passeando sem tumultos pelas 115 ilhas de Seychelles. Assim o país do Oceano Índico foi descrito pelo ministro do turismo e da cultura de Seychelles, Alain St.Ange, em entrevista ao Viajar é Simples. Dentre outros assuntos, ele veio ao Brasil resolver detalhes do próximo Carnaval no arquipélago.

Conversa vai e vem com o ministro, ele falou da proibição de paparazzi no país, que é uma lei, ou seja, se você é famoso, ande tranquilo pelas ruas, assim como Kate Middleton e Príncipe William fizeram em sua lua de mel. Contou que não há grandes animais selvagens e que quase o ano todo tem o mesmo clima, exceto por uns ventos chatos em julho e agosto e pancadas de chuva em dezembro e janeiro.

Seychelles pertence ao continente africano, Mahé, Praslin e La Digue são as ilhas mais populosas das 115. Mas, além de tudo que já abordado, a questão é: por que você deveria ir até Seychelles se praias temos no Brasil e em outros destinos mais perto? Listamos aqui 10 motivos que o ministro nos deu.

1 – Praias sem ambulantes
Sabe quando você está descansando na praia e vem alguém tentar te vender uma pulseirinha pela vigésima vez? Então, em Seychelles é lei não ter ambulantes nas praias. Aliás, também é proibido que os bares, por exemplo, lotem as praias de espreguiçadeiras. “Todas as praias são públicas, acessíveis a todos, mas cuidamos para mantê-las conservadas, quase intactas”, diz o ministro.

2 – Mergulho de todos os tipos
Por suas águas tranquilas e claras, Seychelles é um paraíso para mergulhar. Claro que se você tiver curso de mergulhador e carteirinha já pode chegar lá, alugar seu cilindro e cair na água. Caso não tenha, é possível fazer o curso no destino. Não quer mergulhar com cilindro? Sem problemas, pegue seu snorkel, abaixe a cabeça na água e, na maioria das praias, já irá ver uma boa porção da vida marinha.

3 – Viagem para todos os bolsos
“Por ser um arquipélago muito procurado por famosos, as pessoas têm a ideia errônea de que somos um destino caro, isso não é verdade”, conta o ministro St.Ange. Segundo ele, há opções de acomodações desde as mais simples até as mais luxuosas, é possível ir de uma ilha a outra com barcos que trabalham como táxis a preços populares e a alimentação também tem preços acessíveis.

4 – Nada de tumulto
Com uma população de 87.000 habitantes e recebendo pouco mais de 200.000 turistas por ano, é difícil ver locais cheios e tumultuados nas ilhas. Aliás, apenas 16 delas têm hotéis e mais algumas possuem apenas uma acomodação exclusiva. Ou seja, você fica  hospedado em uma ilha na qual será o único turista. “Não queremos ter mais de um milhão de visitantes ao ano, como as Maldivas, por exemplo, o objetivo é receber um número que podemos acolher bem e tratar a todos com intimidade”, explicou o ministro.

5 – Patrimônios da Humanidade
Vai conhecer dois lugares que são patrimônios mundiais da UNESCO: O Vallée de Mai e o Atol de Aldabra.O Vallée de Mai fica em Praslin foi considerado patrimônio em 1983 por sua floresta natural de palmeiras e importante fauna. Por ali nasce o coco-do-mar  tido como a maior semente do mundo e cuja forma assemelha-se à nádegas humanas. Já Aldabra guarda o maior atol coralíneo do mundo. E lá é casa também das famosas tartarugas gigante de Seychelles e, claro, você pode nadar com elas.

6 – Festa
Yes, Seychelles faz uma grande festa de Carnaval que começou há cinco anos. O evento é uma grande comemoração nas ruas de Victoria, a capital do país. Vários países, incluindo o Brasil, costumam participar com seus blocos. A expectativa é que em 2016 haja 20 delegações, dentre elas, a brasileira representada pela escola de samba Rosas de Ouro. No próximo ano a festança será entre 24 e 26 de abril.

7 – Contato com os habitantes
“Quando você se fecha em um resort all inclusive, o contato que tem com a população do país é bem reduzido, em Seychelles é diferente”, ressaltou o ministo St.Ange. Como ele explicou, os meios de hospedagem não colocam todas as refeições inclusas e o país até desencoraja que eles façam isso. O objetivo é que o turista passeie pelo país e tenha contato com o maior número de nativos possível. “Somos, assim como os brasileiros, uma mistura de povos – indianos, africanos, franceses e britânicos – e um povo festivo, por isso a minha dica é sair do hotel, desbrava as ilhas e fazer amizade”, completou ele.

8 – Peixes deliciosos
A pesca é a principal atividade econômica de Seychelles após o turismo. O país também é um grande produtor de atum. Ou seja, vai comer peixes frescos todos os dias por bons preços, atum então, nem se fala, nunca mais vai querer os conservados na latinha.

09 – Nada de vistos
Sabe aquela chateação de tirar visto? Para brasileiros em Seychelles não precisa. “Os turistas são nossos amigos e os recebemos em nossas casas. Quando um amigo me visita, ele não precisa de permissão”, brincou o ministro.

10 – Uma paradinha grátis em Dubai
Grandes cidades e imensos shoppings você não vai encontrar em Seychelles. Não tem problema, se acha que irá sentir falta disso, é só dar uma paradinha em Dubai na ida ou na volta. A companhia aérea Emirates tem voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro para Dubai e da cidade dos Emirados Árabes disponibiliza dois voos diários para Seychelles de apenas quatro horas de duração. A Emirates não cobra taxas adicionais para uma parada em Dubai, seja na ida ou na volta.

Serviço

Site em português: http://visiteseychelles.com/