- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Dicas do paraíso: San Andrés

Nossa vizinha Colômbia pegou um pedacinho do paraíso para si. A pouco mais de 700 quilômetros de sua costa, em meio ao mar do Caribe, fica o arquipélago de San Andrés e Providencia. Que o lugar é cheio de areias brancas e fofas e muita água cristalina por estar no Caribe a gente já imagina, mas para descobrir o que as ilhas oferecem além disso, o Viajar é Simples convidou o buscador Viajala para contar os segredos do destino.

O Viajala faz buscas e comparações on-line de valores de passagens aéreas e hotéis em diversos sites de viagem para encontrar as melhores tarifas para o viajante sem que ele tenha que ficar pesquisando em cada página separadamente. E, como é uma empresa com sede na Colômbia, pode dar dicas bem certeiras das ilhas de San Andrés.

A primeira orientação do Viajala para ir a San Andrés e Providencia é gostar de natureza. O arquipélago é tão belo quanto outros no Caribe, mas, naquele pedacinho de Colômbia, há detalhes únicos e fauna e flora bem preservados. Para tornar a sua aventura mais fácil, o Viajala separou cinco dicas de ouro para os leitores do Viajar é Simples. Vamos ver quais são?

1 – Visite Los Cayos!

Los Cayos são pequenas ilhas formadas nas superfícies dos corais, são lugares indicados para passar o dia.

Alguns dos mais conhecidos são:

– Cayo Bolívar, uma cidade de palmeiras antigas, onde os pescadores penduram suas redes à noite e, durante o dia, os turistas estendem as suas cangas para descansar;

– Jhonny Cay, os maiores recifes em San Andrés ficam no local, que é um dos lugares mais visitados do destino, onde o turista pode se deliciar da melhor da cozinha e drinques tropicais;

– Aquarium, uma região que tem esse nome por conta da quantidade de vida marítima ao redor de suas margens, que abriga diversos restaurantes e uma boa variedade de atividades.

Todos esses destinos podem ser alcançados de barco, saindo de San Andrés, e a viagem não demora mais de 20 minutos para nenhum dos três.

2 – Mergulhe e se aventure no Caribe!

Um mar tranquilo, paisagens de tirar o fôlego, e a atmosfera caribenha são os ingredientes ideais para os aventureiros de plantão! Em San Andres, Providencia e Santa Catalina, os esportes de aventura mais praticados são naturalmente o mergulho e snorkel. Só de imaginar como será a fauna das profundidades onde os animais rodeiam os pés dos banhistas, já dá vontade de dar um “tibum”.

Além disso, as ilhas contam com diversas opções de atividades de aventura, como o surfe e windsurfe, vela e caiaque, ou um passeio pelas ilhas no ar, praticando parapente. Além disso, tem a opção de pesca esportiva para os menos aventureiros.

3 – Conheça e viva a cultura

A partir do momento que você chega a San Andrés, você passa a se sentir mais tranquilo, pacífico e em harmonia com a vida. Os seus anfitriões vão te receber com grandes sorrisos – até porque são pessoas que passagem o dia bebendo drinques de frutas, usando roupas leves e vendo um mar lindo todo dia, né?

Não seja “aquele turista” que só senta a bunda na praia e não faz questão de conhecer a cultura local. San Andrés conta com diversas festas tradicionais ao longo do ano, que são frequentadas pelo povo local! Tem o Festival da Lua Verde todo ano, em meados de setembro, por exemplo, que é sensacional. É uma festa que celebra a cultura afro-caribenha com muita música, comida e a galera bailando. Além disso, tem o Festival do Lagostins em abril, a Semana do Mar em meados de julho, e a festa de San Andrés no final de novembro. Anotem essas datas e procure saber se você consegue casar suas férias com uma dessas comemorações.

Mas caso sua viagem não cair na época das festas, a cada duas semanas, a Fundação Casa da Cultural de North End organiza “noites do caribe” com apresentações culturais!

4 – Vá além das águas

Além de apreciar o mar e seus encantos, no arquipélago existe uma natureza igualmente estonteante longe da água salgada.

Um dos pontos mais conhecidos é El Pico ou O Pico, é o ponto mais alto das ilhas, localizado em Providencia. Uma trilha de mais ou menos três horas caminhando te leva ao cume, mas, ao longo da caminhada, tem como parar para apreciar a floresta, e ouvir os cantos dos pássaros e barulho das águas nos córregos. Chegando lá em cima, você pensa: Valeu todo esse esforço! Tem uma vista incrível de Providencia, Santa Catalina e o recife de corais!

Outro ponto no meio da natureza da região é a lagoa Big Pond, que fica na parte mais alta da ilha de San Andres. Nesse caso, é melhor ir com um guia local, porque aí você garante que demore os 30 minutos estimados para chegar à lagoa. O guia também vai ser útil em explicar mais sobre a fauna da lagoa, que foi formada pela queda de chuvas ao longo dos anos.

Pra quem curte uma atividade com aprendizado, visite o Jardim Botânico da Universidade Nacional!

5 – Conheça a história!

É aqui que rola o bafo. Como muitos outros destinos turístico na Colômbia, San Andrés também tem prédios tombados, com histórias e arquiteturas lindas, e museus onde você pode aprender de uma forma mais formal sobre o arquipélago.

Um dos mais conhecidos é o Museo Casa Islena, onde a arquitetura e o estilo de vida tradicional dos habitantes do arquipélago é representado. Outra atração é a Igreja de La Loma, o primeiro templo batista construído na América do Sul há mais de meio século, e que tem na sua construção madeira trazida do Alabama, nos Estados Unidos.

Além disso, se você não quiser ficar longe do mar e da natureza pode visitar a famosa Cueva de Morgan, onde, segundo a história e as lendas, o pirata (!) Henry Morgan manteve os tesouros de navios saqueados durante a tentativa de trazer as riquezas da América para a Espanha.

E aí, qual dessas atividades você vai priorizar quando for pra San Andrés?

Para encontrar as passagens aéreas para a Colômbia, ou qualquer outro destino, não deixe de buscar e comparar preços no Viajala!

Quer ver um vídeo do destino? Tem aqui, só clicar: https://www.youtube.com/watch?v=llfWf_zXK54

*Este não é um “publipost”, ou seja, uma matéria paga, é apenas um texto de colaboração do buscador Viajala para os leitores do Viajar é Simples