- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Cinco estações de esqui para aproveitar o inverno no hemisfério norte

O próximo inverno do hemisfério norte tem início dia 21 de dezembro de 2018 e término em 20 de março de 2019. A neve, por sua vez, começa a cair muito antes dessa data em vários pontos e, em outros, se estende até abril. Para quem quer apreciar o clima de montanha, as baixas temperaturas e ainda aproveitar momentos de esqui, snowboard e outras deliciosas atividades das estações, o Viajar é Simples selecionou cinco destinos para todos os perfis em diferentes países.

Mont Sutton – Canadá
Situada do sul da Província de Quebec, no Canadá, Mont Sutton é uma vila encantadora e tranquila. A área de esqui tem 60 pistas e há árvores ao redor. O clima é completamente familiar, com muitos locais esquiando. Da vila de Mont Sutton até o centro de esqui são apenas 10 minutos de carro e o local possui estacionamento. A cidade tem pequenos hotéis, as grandes cadeias não chegaram ao destino e tudo é bem autêntico.

Mont Sutton tem 15 pistas para iniciantes, 18 difíceis, 11 de muita dificuldade e 16 de extrema dificuldade. Nunca esquiou? Não se preocupe, o local tem aulas de esqui e uma boa área para crianças, onde são feitos os primeiros treinos. A previsão é que esta temporada só acabe em abril de 2019. É ideal para quem visita a cidade de Quebec ou até quem está em Estados mais ao norte dos EUA, como Vermont, Massachusetts ou Maine.

Informações: montsutton.com

Mont Sutton é uma estação bem familiar no sul da Província de Quebec – Crédito: Sylvia Barreto

Park City – EUA
A cidade de Park City, fica em Utah, nos Estados Unidos, e abriga duas famosas estações de esqui: Park City Mountain Resort e Deer Valley Resort. O destino tem fácil acesso, pois está a apenas 35 minutos do aeroporto de Salt Lake City.

Park City Mountain Resort é a maior área esquiável dos EUA com 2.954 hectares. A temporada, que começou em novembro, vai até 07 de abril. São 41 meios de elevação e 348 pistas. Para a nova temporada, a estação remodelou alguns de seus restaurantes e seu meio de elevação High Meadow, como parte do projeto de criação da área familiar, dedicada a iniciantes, crianças e famílias. Fica a apenas 35 minutos do aeroporto de Salt Lake City.

Park City tem área esquiável 2.954 hectares – Crédito: Divulgação

Já Deer Valley Resort, destinado exclusivamente para esquiadores e que conta com 820 hectares, 101 pistas e 21 meios de elevação, terá sua temporada de 08 de dezembro a 07 abril. A grande novidade é que foi feito um investimento de US$ 8,1 milhões – o maior da década – em melhorias. A principal delas é a substituição do meio de elevação Homestake por um quádruplo de alta velocidade, que beneficiará os usuários ao reduzir pela metade o tempo de trajeto, da Silver Lake Village até o topo da montanha Bald Eagle, e aumenta sua capacidade para 400 esquiadores por hora. Além disso, a estação aperfeiçoou seu sistema de fabricação de neve e passou a integrar o Ikon Pass (www.ikonpass.com), ideal para quem quer esquiar cinco ou sete dias gastando menos.

Informações: www.visitparkcity.com

Passear de snowmobile é uma das atrações de Deer Valley – Crédito: Divulgação

Jackson Hole – EUA
A estação de Jackson Hole fica em Wyoming, nos EUA. Faz parte de um maciço das Montanhas Rochosas (Rocky Mountains) que se estende desde a Columbia Britânica (Canadá). Distante apenas alguns minutos do Aeroporto de Jackson Hole, a estação fica a apenas 14 km da cidade de Jackson e a 34 de Teton Village, que está na base da montanha, ou seja, acesso direto às pistas de esqui de Jackson Hole Mountain Resort. O charme do destino é combinar esqui com o clima de Velho Oeste americano.

As inovações feitas para atrair mais esquiadores e snowboarders intermediários deu certo – hoje 10% das pistas são destinadas a iniciantes (green runs); 40% aos intermediários (blue and double blue runs) e 50% aos experts (black and double black runs).
Além do esqui e snowboard, os visitantes também podem fazer outras atividades. As montanhas cobertas de neve ao redor de Jackson Hole, no Wyoming, criam um cenário incrível para um passeio de fat bike. Para quem não conhece, é um tipo de mountain bike com pneus bem largos – geralmente entre 3,8 e 5 polegadas, dando mais estabilidade para se adaptar a qualquer terreno – ideal para pedalar na neve.

Os passeios são feitos em trilhas, estradas ou qualquer outro caminho aberto durante a temporada de inverno. O programa pode durar até três dias incluindo outras atividades na região, perfeito para os fãs de esportes e os amantes da emoção que desejam conhecer um pouco melhor a paisagem do inverno.

Informações: jacksonhole.com

Cidade de Jackson tem clima de Velho Oeste – Crédito: Divulgação

Titlis – Suíça
O Monte Titlis localizado no vilarejo de Engelberg, próximo à charmosa cidade de Lucerna, na Suíça Central, é a opção ideal tanto para esquiadores dos mais diversos níveis, que têm à sua disposição 82 km de pistas e uma descida de 12 km, a mais longa da região, quanto para viver e registrar a primeira experiência na neve, num programa exclusivo de familiarização com o esqui. A gama imbatível de atividades para toda a família, que incluem também descida diurna ou noturna em trenó e brinquedos diversos para deslizar na neve, vem em companhia de uma incrível vista para os Alpes suíços.

A estação abriga o Titlis Rotair, primeiro teleférico giratório do mundo que, numa viagem de cinco minutos, oferece uma paisagem branquinha, com vistas em 360 graus sobre rochas, fendas, vales e picos da montanha. Os mais corajosos podem ainda passar pela Cliff Walk, a ponte suspensa mais alta da Europa. Uma travessia que promete adrenalina, mas com toda a segurança necessária.

O Titlis Rotair é o primeiro teleférico giratório do mundo – Crédito: Divulgação

O snowtubing também é sucesso garantido. A emocionante e animada brincadeira no Parque da Neve, em Trübse, permite deslizar por uma pista em cima de um pneu de borracha. Outro ponto inesquecível durante a passagem em Titlis é a Gruta do Gelo, uma caverna com 150 metros, onde é possível conhecer e desvendar um ambiente 20 metros abaixo da superfície do glacial. E, para tirar fotos incríveis, vale a pena conhecer o Ice Flyer, o teleférico que permite uma visão estonteante que ficará guardada na memória.

E quem não quiser esquiar e mesmo assim ter uma experiência inesquecível, o destino tem um meio de hospedagem em plena neve, o Iglu Village, com iglus perfeitos para manter o calor e o aconchego, garantindo uma excelente noite de sono.

Informações: www.titlis.ch/pt

Trysil – Noruega
Que tal esquiar na Noruega? O maior resort de esqui do país chama-se Trysil. Ele fica na fronteira com a Suécia e a cerca de duas horas e meia de Oslo. São 68 pistas e para esta temporada, que vai de dezembro a 28 de abril, as crianças ganharam uma área totalmente renovada com mais um meio de elevação meio de elevação e duas novas pistas exclusivas.

Dentre as novidades, também vale destacar que a pista 05 recebeu uma nova instalação de fabricação de neve. E, um dos diferenciais da estação é o Skistar Fun Ride, uma descida cheia de surpresas lúdicas e obstáculos, como túneis, pontes e elementos inusitados. Para esta temporada, o espaço ficou mais extenso e com mais surpresas para toda a família.

Em Trysil, Noruega, há várias novidades para as crianças nesta temporada – Crédito: Ola Matsson

Além de esqui e snowboard, os visitantes contam, ainda, com trenós puxados por cães e pesca no gelo. Para aproveitar tudo isso, os turistas podem chegar ao local de trem, ônibus ou carro. De trem, a estação mais próxima é Elverum, a 70 km, e o trajeto pode ser completado com ônibus, existem diversas linhas. De carro, partindo de Oslo, são duas horas e meia. Também é possível ir da capital norueguesa até a estação de esqui direto de ônibus, há várias linhas que operam a rota. No inverno, o ideal é fazer a reserva com antecedência porque costumam ficar cheios.

Informações: www.skistar.com/en/ski-destinations/trysil/