- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Feriados de 2019: veja quais são e para onde viajar

“Feriados de 2019” é um tema que já deve ter passado pela sua cabeça este ano, ainda mais se for um louco por viagens. A boa notícia é que teremos nove feriados nacionais e sete pontos facultativos.

A má notícia é que o calendário 2019 de feriados não está tão propício para emendas como ano passado e isso diminui as chances de folgas e viagens. Muitos deles, e também dos pontos facultativos, caem no fim de semana.

Como o ano começa com um feriado, 01º de janeiro (Confraternização Universal), já podemos derrubar um dia do calendário 2019 de folgas. Quem aproveitou para viajar, saiu ganhando, quem não viajou, agora pode se programar para o ponto facultativo do Carnaval, dia 05 de março.

A quantidade de feriados de 2019 em âmbito nacional é a já mencionada, porém, algumas grandes cidades e Estados têm seus próprios feriados e não vamos esquecer deles neste texto, basta acompanhar até o fim e preparar suas próximas viagens.

Nos feriados de quatro dias dá até para pensar em destinos mais próximos do Brasil, como Mendoza – Crédito: Sylvia Barreto

Quais os melhores feriados de 2019 para viajar?

O calendário 2019 de feriados e pontos facultativos nacionais está enxuto de emendas, mas há algumas: Carnaval, cai em 05 de março, terça; Sexta-feira Santa em 19 de abril; Corpus Christi, 20 de junho, uma quinta e Proclamação da República em 15 de novembro, uma sexta.

Esses são os feriados de 2019 com melhores opções de emenda para viajar porque serão em dias próximos ao fim de semana. O dia 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, por exemplo, será em uma quarta-feira, o que dificulta a emenda, já que é no meio da semana. O Natal, dia 25 de dezembro, também será em uma quarta-feira em 2019.

Outros feriados muito procurados para viagens, em 2019 estão praticamente perdidos. Independência (07 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (02 de novembro) cairão em um sábado.

Para onde ir nas emendas dos feriados de 2019?

Como os feriados de 2019 permitirão poucas emendas de quatro dias e a maioria de apenas três, o ideal é focar em viagens nacionais ou na América do Sul. Só vale destinos mais distantes, como Caribe, Europa e América do Norte, se combinar com outras folgas que, porventura, seu trabalho ou cidade ofereça.

Para o Carnaval, com a emenda que vai de 1º de março e pode chegar até a manhã do dia 06 (quarta-feira de cinzas) aqueles que gostam de agito, podem aproveitar o boom dos bloquinhos de rua de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como os desfiles nos sambódromos locais. Recife, Olinda (PE) e cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, também são ótimas opções para quem gosta de curtir o Carnaval com muita música.

No Rio de Janeiro, dá para aproveitar o Carnaval e Sambódromo – Crédito: Raphael David – Riotur

Aqueles que preferem descanso e fugir da folia do Carnaval, podem apostar em lugares como Chapada dos Guimarães (MT), Bonito (MS) e para praias mais escondidas, como Corumbau, no sul da Bahia.

Quer viajar para o exterior durante o Carnaval? Uma boa pedida é dar um pulinho em Cartagena, na Colômbia, cidade histórica e com praias lindas. No nosso vizinho Uruguai tem Punta del Este, ainda com temperaturas altas nessa época, mas fora da alta temporada. Dá para ir à praia, jogar no cassino e ainda alugar um carro e conhecer ao redor porque é tudo pertinho por lá.

O centro histórico de Cartagena é cercado por muralhas – Crédito: Sylvia Barreto

A Sexta-feira Santa será um feriado de três dias. Talvez você não queira ir muito longe da sua cidade. Paulistanos podem apostar em Maresias, Guarujá, ou resorts pelo interior, Atibaia mesmo tem uma boa concentração deles. É do sul? A região oferece lugares lindos, como a histórica Morretes (PR), Florianópolis e suas praias e Foz do Iguaçu (PR) com as Cataratas e a possibilidade de compras no Paraguai e de comer deliciosas carnes em Puerto Iguazú, a parte argentina da Tríplice Fronteira.

Cariocas têm Búzios, Paraty e Angra dos Reis no quintal de casa. Para os nordestinos, é praia linda que não acaba mais. Nossas dicas: Pipa (RN), Praia do Gunga (AL) e Coqueirinho, no Conde (PB).

A Praia do Gunga fica em Barra de São Miguel (AL) – Crédito: Sylvia Barreto

O último grande feriado de 2019 para o Brasil todo é o de Corpus Christi, ainda no primeiro semestre. Ele será em uma quinta-feira, 20 de junho. Com quatro dias já dá para pensar em voos mais longos. Como o clima começa esfriar na América do Sul, é possível curtir o frio. Um lugar pertinho, cheio de bons vinhos e belas paisagens é Mendoza, na Argentina. Ao redor da cidade, há diversas vinícolas abertas à visitação.

No clima de inverno para o Corpus Christi também dá para ir à Santiago do Chile conhecer a capital chilena e seus arredores, também com muitas vinícolas, como a tradicional Concha y Toro.

Se preferir ficar pelo Brasil durante o feriado de Corpus Christi, Gramado (RS) é uma ótima pedida. No coração da Serra Gaúcha, dá para pegar um voo até Porto Alegre e, de lá, alugar um carro para conhecer bem a serra. Há linhas regulares de ônibus também entre as duas cidades.

Para aqueles do sudeste que querem curtir o feriado com clima frio e sem ir muito longe, há cinco opções com muita opção de hotel e atividades: Monte Verde (MG), Campos do Jordão (SP), Visconde de Mauá (RJ e MG), Domingos Martins (ES) e Petrópolis (RJ).

O calendário 2019 de feriados está com escassez de folgas no segundo semestre. Como puderam ver no início da matéria, apenas a Proclamação da República não será em um dia do fim de semana, mas em uma sexta. Com três dias de folga e o verão chegando, dá para pensar em curtir o calor.

Para quem ama o calorão, uma boa opção é conhecer a capital do Pará, Belém, com suas altas temperaturas e sabores da Amazônia. Outro local do Brasil que já está bem quente essa época do ano a capital do Espírito Santo, Vitória. A cidade é linda, cheia de praias, assim como suas vizinhas Vila Velha e Guarapari. É um destino ótimo para alugar carro e ir conhecendo a costa aos poucos.

O Natal, 25 de dezembro, será em uma quarta-feira e o dia 31 de dezembro é ponto facultativo a partir das 14h00, então, infelizmente, em 2019 eles não serão necessariamente bons para emendar.

Quem quer dias de calor pode apostar em Belém na Proclamação da República – Crédito: Sylvia Barreto

Feriados de 2019 no RJ e SP

A lista de feriados de 2019 pode engrossar em algumas cidades ou Estados brasileiros. Destacamos aqui os dias de folgas que moradores de São Paulo e Rio de Janeiro terão neste ano além das pausas nacionais. Veja quais são eles:

Cidade de São Paulo
Paulistanos começam o ano com o feriado de aniversário da cidade, 25 de janeiro, uma sexta-feira. Como no resto do país é dia útil, a dica é tentar aproveitar destinos tradicionalmente cheios em outros feriados, como a cidade do Rio de Janeiro ou Salvador.

Paulistanos podem aproveitar o feriado local para conhecer Salvador – Crédito: Sylvia Barreto

Estado de São Paulo
Em julho, todo o Estado de São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista no dia 09. Neste ano, será uma terça-feira. Ponto para quem for emendar a segunda e ter quatro dias de folga. Época boa para ir esquiar ao redor de Santiago, como em Valle Nevado ou Portillo, no Chile, ou em Bariloche, na Argentina.

Se for ficar pelo Brasil, a dica é que o paulista aproveite para fazer viagens mais longas, já que tem quatro dias livres. Dá para ir até Manaus e conhecer a floresta Amazônica, de junho a novembro chove menos por lá. Se quiser arriscar pegar chuva, mas em contrapartida curtir um lugar lindo com preços mais baixo, pode optar por Fernando de Noronha (PE).

No feriado da Revolução Constitucionalista, já dá para esquiar no Chile. Na foto, Portillo – Crédito: Divulgação

Estado do Rio de Janeiro
Apesar de 20 de janeiro ser feriado de São Sebastião na cidade do Rio de Janeiro, este ano cai em um domingo. Em abril, todos os fluminenses ganham com o feriado de São Jorge em 23 de abril, uma terça-feira. Se conseguir juntar com a Sexta-feira Santa, 19 de abril, serão cinco dias seguidos de folga.

Com tantos dias sem trabalhar em abril, dá para pensar em viagens mais longas. Apesar de um pouco corrido, uma opção é Machu Picchu pois o período de chuvas acaba em março, mas abril ainda não é alta temporada. Dá para dormir duas noites em Cusco e uma em Águas Calientes para se acostumar com a altitude. Leve em consideração que terá um bom tempo de voo e transporte terrestre para os cinco dias.

No feriado de São Jorge, dá para conhecer Machu Picchu em um roteiro bem rápido – Crédito: Gihan Tubbeh

Consciência Negra
Em todos os municípios do Rio de Janeiro e em mais de 100 de São Paulo, incluindo a capital, há o feriado da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, uma quarta-feira. Ao todo, no Brasil, mais de 5.000 municípios reconhecem o feriado. A lista completa pode ser vista aqui.

Quem tiver esse feriado e conseguir emendar com a Proclamação da República, 15 de novembro, terá seis dias de folga, mas precisará da segunda e da terça livres de trabalho. Com seis dias fica mais viável pensar em visitar o Caribe. Boas opções por conta da conectividade aérea são Punta Cana, na República Dominicana, ou Cancún, no México.

Se emendar os feriados de Proclamação da República e Consciência Negra, dá até para ir até o Caribe, como Cancún, México – Crédito: Sylvia Barreto

Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
Dia 28 de outubro, uma segunda em 2019, comemora-se o Dia do Servidor Público. Quem for servidor, seja em São Paulo, Rio ou qualquer outro local, tem mais três dias para viajar, e pode também aproveitar a folga na baixa temporada brasileira para conhecer cidades do país, principalmente, aquelas que são mais cheias nos feriados nacionais.

Como aproveitar melhor os feriados de 2019?

Você certamente quer viajar para ter bons momentos nos feriados de 2019 e não para ter dor de cabeça, não é mesmo? Sendo assim, prepare-se com a maior antecedência possível.

Reserve voos, hotéis, carros, passeios ou pacotes completos assim que decidir seu destino. Isso garante maior leque de escolha, em cima da hora pode ficar tudo lotado, e possibilidade de encontrar melhores preços. E, claro, não esqueça o seguro viagem, imprevistos podem acontecer.

Se puder optar por horários alternativos na hora de escolher seus voos as chances de encontrar passagens aéreas mais baratas é maior. Se for pegar estrada, tente evitar os horários de pico para entrar e sair das grandes cidades. Em época de feriado, caso tenha a possibilidade de pegar estrada de madrugada, é melhor.Para que sua viagem seja tranquila, o Viajar é Simples tem vários parceiros. São empresas confiáveis, com as quais a própria equipe do site planeja suas férias. Se faz reservas com eles através dos links encontrados nesta matéria, você não perde nada, mas ganhamos uma pequena comissão e nos ajuda a continuar fazendo conteúdo gratuito de qualidade para todos. São eles: Booking.com; Reservecar, Seus Ingressos, Affinity e chip Flexiroam.

Com a Booking.com você pode reservar hotéis e diversos tipos de acomodações, como apartamentos de temporada, e a empresa garante o menor preço. Com o Reservecar tem acesso a várias locadoras e compara valores em uma só busca para escolher a melhor opção. No site Seus Ingressos dá para comprar entradas para atrações do Brasil e de fora, como os parques de Orlando, e ainda pagar o valor em reais e parcelado.

E, se for para o exterior, não fique desconectado e leve o chip Flexiroam no seu celular. Ele funciona em mais de 140 países com desconto para leitores do Viajar é Simples (veja aqui o código). E, também é importante que faça seguro viagem e não tenha nenhum susto e gaste dinheiro inesperadamente e sem necessidade, A Affinity Seguros tem planos nacionais e internacionais.

E aí, decidiu para qual destino quer viajar? Conta aqui nos comentários e também aproveite para tirar dúvidas.