- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Festa das baleias e belas praias no extremo sul da Bahia

Praias de águas calmas, passeios de barcos e um arquipélago com características únicas. Esse é um resumo do belo litoral do extremo sul baiano. A 210 quilômetros de Salvador, está a bela Prado, cidade que encanta pelo mar, tradição e culinária saborosa. Outra estrela da região é Caravelas, a cidade é ponto de partida para o Arquipélago de Abrolhos.
De julho até novembro, toda a região ganha mais um atrativo: as baleias jubarte. Elas procuram as águas quentes do litoral sul baiano para se reproduzirem ou cuidarem de seus filhotes. Há pontos estratégicos com maior concentração do mamífero. Quando você conhecer essa região da Bahia, vai descobrir porque as baleias nadam tanto para estar ali.

As delícias de Prado

Estar em Prado é uma delícia. É só o que vai conseguir pensar quando estiver ali. A cidade abrange uma extensa faixa de litoral, 84 quilômetros para ser exato, com praias de diferentes tipos. Antes de ir para lá, é preciso entender a cidade que tem diversos belos distritos distantes um do outro, como Corumbau e Cumuruxatiba. Cada um deles reserva belezas especiais
Quem ficar ao redor do centro de Prado irá aproveitar belas praias, pousadas charmosas e gastronomia surpreendente. A concentração de bons restaurantes é incrível. Se passar uma semana por lá não conseguirá comer em todos eles. Todo mês de outubro é feito por ali o Festival Gastronômico e Cultural de Prado, de 09 a 21 de outubro. Em 2012 ele chega à sua 7ª edição com 44 participantes e o tema: O Camarão Nosso de Cada Dia.
Todo ano há um tema diferente e os ingredientes encontrados na região são inseridos nos pratos. O camarão, muito comum na região, é a estrela de 2012. Cada restaurante tem que fazer uma receita com ele para participar do Festival. E tem um mais elaborado que o outro. O restaurante Banana da Terra, por exemplo, preparou para esta edição o prato Gabriela, com camarões em uma cama de mousse de aipim, regados ao molho e acompanhados por arroz de camarão com mix de castanhas e aromatizado com mel de cacau. Custa R$ 40. Informações sobre os estabelecimentos e pratos no link www.aprhope.com/7FestivalGastronomico.htm
Mas em qualquer época do ano a comida é boa e com ótimo preço por ali. O peixe mais comido na região é o budião, presente em vários pratos. Perto do centro, há uma concentração de restaurantes muito charmosa. É o Beco das Garrafas, que, aliás, abriga o restaurante Banana da Terra mencionado acima, o Bistrô Dona Flor e o Jubiabá, todos participantes do festival Gastronômico. A Praça da Matriz é outro local com boas opções, como restaurante italiano e pizzarias.
Para aproveitar os dias, nada melhor que as calmas praias de Prado, como Praia do Centro, a Praia do Coqueiral ou a Praia do Novo Prado. A três quilômetros do centro, a bela Praia Barra do Prado, onde há o encontro do Rio Jucuruçu com o mar. Na época da temporada de baleias elas costumam ser tranqüilas, mas ficam mais cheias na lata temporada e feriados.

O paraíso em Corumbau

Cerca de 80 quilômetros separam o centro de Prado de um de seus mais belos distritos, Corumbau. Parte do caminho é feito em estrada de terra. O caminho sem asfalto é esquecido nas areias brancas de Corumbau. Barquinhos de pescadores no mar azul. Por ali as baleias também costumam passar. Os pescadores costumam levar turistas em seus barcos até a barreira de Corais de Itacolomi para que possam ver os peixeinhos com snorkel ou os grandes mamíferos. O local também é um ponto propício para parar e observar, ao longe, o Monte Pascoal, assim como fez Cabral há mais de 500 anos.
Por ali as tensões não passam e o nome já diz tudo. Os índios pataxós a batizaram de Corumbau porque quer dizer “longe das preocupações”. O máximo de preocupação que se pode ter ali é andar até a Ponta do Corumbau e ver o encontro do Rio Corumbau com o mar, que, na maré baixa, forma uma extensa faixa de areia.

A notável Cumuruxatiba

A pouco mais de 30 quilômetros do centro de Prado, outro distrito notável. É Cumuruxatiba. No caminho, a bela Praia do Tororão, com mar claro e falésias de variados tons. Vale uma parada ou, quem sabe, um dia inteiro, há restaurante com boa infraestrutura no local.
A pequena vila de Cumuru, para os íntimos, é formada por famílias de pescadores. Em sua costa selvagem, mais falésias na Praia de Tauá. Já para quem não quer só relaxar, mas também praticar esportes, a melhor opção é a Praia da Ponta do Imbassauba, ideal para a prática de windsurf, caiaque e vela.

De Caravelas até Abrolhos

A 36 quilômetros ao sul de Prado, fica a pequena Caravelas. Ela é a cidade mais próxima do Arquipélago de Abrolhos. Ela foi descoberta pelo navegador Américo Vespúcio em 1503 e é considerada um dos marcos da colonização portuguesa no Brasil.
De praias a cidade também está cheia, possui nove, que são um convite para relaxar depois de um dia de aventura em Abrolhos.
Para chegar até o arquipélago, há embarcações com passeios de um dias ou de duas até quatro noites. Os barcos levam até 30 pessoas para as excursões que saem pela manhã e voltam à noite. As mesmas embarcações fazem as viagens mais longas e acomodam até 11 passageiros para dormir em quartos duplos ou triplos.

No caminho, baleias

De julho até novembro, o caminho entre Caravelas e Abrolhos tem mais um atrativo além do belo mar: baleias jubarte. O mamífero marinho escolhe as águas quentes do sul da Bahia para se reprodução e amamentação dos filhotes. Ao todo, até 9.000 delas passam pelo Brasil anualmente e a maior concentração delas é, justamente, nos arredores de Abrolhos.
É fácil notar os animais. As baleias jubarte atingem até 16 metros e pesam até 40 toneladas. É só prestar atenção durante o caminho que logo vai ver uma baleia descansando com a cauda para cima, é uma posição que elas ficam por bastante tempo. É comum também ver as baleias nos chamados grupos de competição. Isso acontece quando vários machos encontram uma fêmea e ficam ao redor dela para que um a conquiste.
O momento em que os machos cortejam uma fêmea também é ótimo para observação. Eles ficam agitados e podem dar até saltos. E, se ouvir algum som agradável, não é nenhuma música vinda de dentro do barco, mas o canto das baleias.

Imperdível Abrolhos

Abra os olhos. Era essa a orientação que os navegadores que se aproximavam de um pequeno arquipélago no sul da Bahia recebiam no século XVI para não baterem suas embarcações. A expressão deu nome ao arquipélago formado por cinco ilhas, Abrolhos. Abra os olhos para as belezas do lugar, que são muitas.
Atualmente, os barcos que passam por ali não precisam mais se preocupar, desde 1861 há um farol na Ilha de Santa Bárbara para evitar os acidentes. O Arquipélago de Abrolhos fica a 70 quilômetros da costa de Caravelas, de onde saem barcos para que os turistas visitem o local. As cinco ilhas que a formam são: Redonda, Guarita, Siriba, Santa Bárbara e Sueste. Desde 1983, existe o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos com mais de 90 mil hectares. Apenas a Santa Bárbara não faz parte dele por pertencer à Marinha do Brasil.
Ao redor do arquipélago, a profundidade da água atinge, no máximo, 30 metros porque o arquipélago está em uma plataforma continental. Esse fator permite que peixes e outros animais sejam vistos com a ajuda apenas de um snorkel. Mergulhos com cilindros são ainda mais emocionantes e ricos. O verão é a época do ano com melhor visibilidade já que quase não chove e o sol aparece todos os dias e ilumina os cantos mais profundos. A transparência da água e a beleza do fundo do mar criam em Abrolhos a sensação de se estar mergulhando em um imenso aquário.
Apesar de apenas a Ilha Siriba receber turistas, toda área do arquipélago pode ser explorada durante mergulhos. Para excursões de um dia, a primeira coisa a ser feita é a visita na Ilha Siriba. Depois os turistas podem mergulhar com cilindro ou fazer observação com snorkel, que é oferecido pelas empresas que organizam o passeio. As viagens mais longas são procuradas, geralmente, por mergulhadores profissionais.
Observar a vida marinha de Abrolhos é uma experiência única. A região é uma das mais ricas do Brasil em diversidade. Ao redor do arquipélago várias espécies se desenvolvem exatamente pela pouca profundidade e alcance do sol no fundo do mar. Alguns dos peixes mais facilmente observados são o budião azul, badejo, pintado, sargentinho e agulha.
O show de Abrolhos continua embaixo d´água com os recifes de corais. Eles estão entre os mais ricos ecossistemas do mundo. Em Abrolhos está a principal formação de corais da América do Sul. O Parque inclui dois grandes blocos deles: o Parcel de Abrolhos e o Recife das Timbebas. O local abriga os shapeirões, que são colunas de corais de até 25 metros de alturas e 50 metros de extensão, como imensos cogumelos submarinos. A principal espécie que forma os chapeirões é o coral-cérebro, que só existe na Bahia. Além desta, há outras 15 espécies em Abrolhos.
E, enquanto observa um coral e alguns peixinhos é bem capaz que uma tartaruga atravesse o seu caminho. O arquipélago é habitado por três tipos delas: cabeçuda, de pente e verde. O período reprodutivo desses animais é entre setembro e março. Elas costumam nadar próximo às ilhas e são facilmente vistas.

Mais no blog

Viajar é Simples esteve no extremo sul da Bahia e conta mais no blog. Veja os links

Descobrindo o litoral sul da Bahia – Parte 1Parte 2Parte 3

Serviço

Como chegar
A melhor opção é pegar um voo até Porto Seguro. Companhias aéreas como Tam (www.tam.com.br e 4002 5700), Gol (www.voegol.com.br e 0300 115 2121), Azul (www.voeazul.com.br e 4003 1118)  e Webjet (www.webjet.com.br e 0800 723 1234) operam voos com saídas para Porto Seguro de diversos locais do Brasil. De Porto Seguro, o caminho pode ser feito de ônibus (descer em Itamaraju ou em Teixeira de Freitas para conexões) ou carro. O trajeto de carro dura por volta de três horas. Ele pode ser feito pela BR 367 até Eunápolis, pela BR 101 até Itamaraju, e depois pela BA 489 até Prado.

Para saber mais sobre Abrolhos e as baleias
Instituto Chico Mendes
www.icmbio.gov.br – informações sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Instituto Baleia Jubarte
www.baleiajubarte.org.br – criado em 1996, é responsável pela preservação da baleia jubarte e outros cetáceos no Brasil

Onde ficar

Pousada Guaratiba
Localizada na Praia de Novo Prado, a cinqüenta metros do mar, a Pousada Guaratiba conta com apartamentos confortáveis, piscina, área de lazer, sauna, churrasqueiras e wifi. O café da manhã tem delícias como bolos típicos e pães feitos na hora. Para novembro, hospedagem a partir de R$ 180 o casal.
Informações: www.guaratiba.com.br e (73) 3298 1514

Pousada Vivenda Xawã
Com cores alegres e decoração caprichada, a Pousada Xawã fica em Corumbau, a 150 metros da praia. Tem 16 apartamentos, restaurante, bar e piscina. O café da manhã está incluso nas diárias. A partir de R$ 180 o casal no mês de novembro.
Informações: www.xawavivenda.com e (73) 3294 4878

*A repórter viajou a convite da Bahiatursa