Festa do Peão de Barretos: 11 dias de diversão

por: Sylvia Barreto
28 de julho 2011

Os cowboys e os amantes de música sertaneja podem se preparar para o maior rodeio da América Latina: a Festa do Peão de Barretos. O evento chega na 56ª edição com a expectativa de receber 950 mil pessoas em 11 dias, de 18 a 28 de agosto. O festival é uma mistura de música, tradições e cultura.
A grande expectativa desta edição fica por conta dos shows diferenciados e exclusivos que unirão artistas tocando juntos no mesmo palco. Já no rodeio, outras grandes novidades: a realização da inédita Breeder’s Cup – Copa que irá reunir os 10 maiores criadores de cavalos de Três Tambores do país – e 19º Barretos International Rodeo com a participação da Professional Rodeo Cowboy Association (PRCA) a mais antiga e conceituada entidade de rodeio completo do mundo.
Outras grandes atrações tradicionais e mais de 100 shows musicais e culturais também tomarão conta do evento que ocupa uma área de 2 milhões de metros quadrados.

Os shows
Entre os diferenciais na programação musical está o show de abertura no dia 18 de agosto com Paula Fernandes e Eduardo Costa tocando juntos no palco principal na abertura do evento. Já no dia 19, a apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca terá toques especiais da dupla Bruno & Marrone: os carnavalescos cariocas vão ensaiar músicas da dupla, que se apresenta na sequência, em ritmo de samba.
Outro destaque será o show do dia 20 de agosto no Estádio de Rodeios que unirá duas gerações da música sertaneja: João Bosco & Vinicius e Chitãozinho & Xororó com a participação de Orquestra Sinfônica sob regência do maestro João Carlos Martins. No mesmo dia, Daniela Mercury se apresenta em pleno trio elétrico “puxando” o público em uma inusitada “PeãoFolia”.
No domingo, dia 21, é a vez de outra musa do axé se apresentar: Ivete Sangalo que fará o show da turnê Live at Madison, ainda inédito no interior de São Paulo. O show terá renda total revertida ao Hospital de Câncer de Barretos.
No segundo final de semana da festa outros dois encontros especiais: Luan Santana e Fernando & Sorocaba (dia 26) e também o inédito show de Jorge & Mateus e Gusttavo Lima juntos (dia 27).
Outras atrações também confirmadas são Maria Cecília & Rodolfo (24), Ricardo & João Fernando (24), Milionário & José Rico, João Carreiro & Capataz e Leo Magalhães (dia 25) e Michel Teló (dia 27).

Embaixadores do Rodeio
Os músicos Jorge e Mateus são os Embaixadores do Rodeio de Barretos em 2011. A dupla é uma das maiores revelações da música nos últimos tempos, levando a cultura sertaneja para diferentes partes do país e atraindo uma legião de fãs.
Símbolo de simpatia e boa música, a dupla fará um dos shows mais aguardados do evento. Em 2010 a apresentação de Jorge & Mateus no Estádio de Rodeios durante a festa foi responsável por recorde de público no local.

Rodeio
Além da programação musical o evento mantém a tradição de reunir os maiores competidores da atualidade no Brasil e também competidores internacionais.
Para este ano as grandes novidades são a inédita a Breeder’s Cup – Copa dos Criadores, e um “Rodeo Tour” da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association, maior e mais antiga entidade de rodeios do mundo.
A Breeder’s Cup – Copa dos Criadores reunirá os 10 mais renomados criadores de cavalos de Prova de Três Tambores do país entre os dias 18 e 21 de agosto. Na Copa os animais serão conduzidos por competidoras selecionadas pelos próprios criadores. Cada criador vai escolher uma competidora para montar seu animal e correr a prova.
Já o “Rodeo Tour”, que tem como lema “bringind authentic PRCA ProRodeo To Brazil” acontecerá durante o 19º Barretos International Rodeo, competição que integra a Festa do Peão de Barretos no período de 25 a 28 de agosto. É a primeira vez que um país da América Latina recebe um “Rodeo Tour” da PRCA.
Com a participação da PRCA ficam garantidas as participações de competidores que fazem parte da associação em todas as modalidades que serão disputadas: montarias em touro, sela americana, bareback, bulldog e três tambores. Além disso, dois diretores e juízes da entidade estarão no Brasil.
O norte-americano Tuff Hedeman, diretor da Championship Bull Riders (CBR) – outra importante entidade norte-americana de rodeio – e primeiro campeão do International de Barretos também levará alguns competidores da entidade para competir na cidade.
Além da Breeder’s Cup e do “Rodeo Tour” a 56ª Festa do Peão de Barretos contará, no período de 18 a 21 de agosto, com as finais da Associação Nacional de Bulldog (ANB) e do Circuito Barretos de Rodeio (CBR) e competições de Working Penning. Esta última acontecerá pela primeira vez em Barretos. De 22 a 24 de agosto acontecerá o Campeonato Top Brasil Interestadual de Montarias em Touro reunindo seleções dos estados brasileiros.

Estrutura
O Parque do Peão conta com uma infraestrutura completa com banheiros, telefones públicos, pontos de informação ao turista, estacionamento, posto de atendimento médico, uma delegacia e uma unidade do Corpo de Bombeiros, que funcionam todos os 11 dias da festa. A Feira Comercial tem mais de 15 mil metros quadrados oferecendo várias opções que vão de souvenires até carros, além de uma Praça de Alimentação completa. O camping é uma opção dentro do Parque de hospedagem.

Queima do Alho
A Queima do Alho faz parte da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e um concurso envolvendo seus cozinheiros é também uma das atrações mais disputadas da Festa do Peão de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A preparação é feita em fogão improvisado quase no chão, como era realizada antigamente pelas tropas que viajavam longos caminhos para levar boiadas das fazendas aos frigoríficos desbravando o interior do país.
Todo segundo sábado da Festa é realizado o Concurso da Queima do Alho – este ano será no dia 27 de agosto. Disputam este concurso 15 comitivas que têm a tradição como sua principal motivação. Uma seletiva acontece no primeiro final de semana da Festa, no dia 20, com 20 comitivas disputando 12 vagas. As outras 3 vagas são reservadas às comitivas vencedoras de concursos realizados nas cidades de São Paulo, São Roque e Araçatuba.
“A comitiva não vai ganhar somente por fazer a melhor comida ou em menor tempo. O ‘chef’ de cozinha da comitiva precisa mostrar intimidade com a tralha, tem que ter experiência de estradão”, afirma Sr. João Paulo Martins coordenador da Queima do Alho.
O Concurso da Queima do Alho em Barretos é o mais antigo e tradicional do país sendo realizado desde 1957.
Tanto o Concurso quanto a Seletiva são realizados no Ponto de Pouso dentro do Parque do Peão, para convidados e imprensa. Porém os turistas podem apreciar a culinária dos peões. O prato típico será comercializado na Festa nos dia 21 (almoço e jantar), 27 (jantar) e 28 (almoço).  A adesão para a Queima do Alho é de R$ 20,00 por pessoa com bebidas a parte e a entrada no Parque não está inclusa.

Concurso do Berrante
Outra atração do Ponto de Pouso é o Concurso do Berrante, onde os concorrentes têm que tocar o berrante, instrumento feito de chifre de boi e detalhes em couro, reproduzindo o som exatamente como era tocado antigamente pelos peões que ia à frente da tropa, e indicavam para os outros pelo som do berrante as principais coordenadas.

Rancho do Peãozinho
Espaço dedicado a criançada, o local é um mini Parque do Peão, com Arena onde acontecem o Rodeio Junior e o Rodeio em Carneiros. O palco Berrantinho é onde acontece a escolha da Mini Rainha e Rainha do Peãozinho, apresentações culturais de grupos de dança, cantores mirins entre outros. O espaço conta ainda com uma Mini Fazenda, onde as crianças aprendem todo processo de produção de uma fazenda, e conhecem plantas que ficam em uma mini estufa, além de um Mini Zoológico com animais exóticos.
O Rancho do Peãozinho tem cerca de 100 funcionários e mais 200 jovens voluntários, todos treinados para garantir a diversão e a segurança da garotada. No local adulto só entra acompanhado de criança e é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Concurso da Violeira
A Violeira Rose Abrão é o mais antigo festival de música raiz do Brasil. No concurso músicos profissionais e amadores tem a oportunidade de apresentar as músicas de sua autoria, todas obrigatoriamente no estilo raiz, e na apresentação para não perder a tradição, é regra do concurso a presença de uma viola de 10 cordas. A defesa das músicas só pode ser feita por um trio ou dupla.

Serviço

Informações: www.independentes.com.br

Veja a programação completa de shows clicando aqui

Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de venda ou no site www.ingressorapido.com.br

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários