Festas grátis: capitais preparam shows para o Réveillon

por: Sylvia Barreto
21 de dezembro 2010

Réveillon da Década de Ouro em Copacabana

Uma das festas de ano novo mais esperadas do país terá um brilho especial na virada 2010/2011. A Praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, irá ter como tema a Década de Ouro, baseado nos grandes eventos esportivos que a cidade irá sediar. Serão lembrados os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – cuja logomarca será apresentada de forma especial, pouco antes da meia noite, sendo uma das principais atrações do evento.
As cores escolhidas para o desenho da festa são branco, grafite, prata e ouro, representando, respectivamente, a tradição, o calçadão da praia, o brilho da luz e o futuro. A marca desenvolvida une símbolos tradicionais de glamour do bairro com um futuro de grandes oportunidades.
Mas festas de final de ano no Rio de Janeiro irão começar seis dias antes do dia 31. No dia 25 de dezembro, a praia de Copacabana será palco do show de Natal do cantor Roberto Carlos. A Riotur levará o Rei para uma grande celebração ao vivo e de graça nas areias de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace.
No dia 31, para animar o público, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, convidou um elenco com grandes nomes da música brasileira para fazer parte da festa. Estarão presentes Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Alcione, Sandra de Sá, Fino Coletivo, Cordão do Bola Preta e as baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca, Grande Rio, Beija Flor e Unidos de Vila Isabel. Os shows acontecerão em quatro palcos – Brasil, o principal, em frente ao Hotel Copacabana Palace; Beat 98, no Leme; Santa Clara, em frente à rua Santa Clara; e Oi Fm, em frente à Rua Xavier da Silveira. Antes e no intervalo dos shows, todos os palcos contarão com DJs se revezando até às 3h. Os DJs começam a tocar às 18h e os shows terão início às 20h.
Nos quatro palcos – que terão telões com 120m² – e nas quarenta torres, serão utilizados mais de 4.200 refletores, todos controlados por sistemas digitais com tecnologia de LED, que além do baixo consumo de energia, ainda possibilitam uma infinita combinação de cores. Para garantir o sincronismo preciso das quarenta torres com oitenta canhões de luz, todas serão acionadas de um único ponto.
Cinco minutos antes da meia-noite haverá um show de luzes e laser e, após um blecaute de alguns segundos, o público será presenteado com vinte minutos de um espetáculo piromusicado, que unirá a trilha sonora criada pelo músico João Brasil com o show desenvolvido pela empresa espanhola Pirotecnia Igual. A queima de fogos será dividida em 10 temas: “Seja bem-vinda, Década de Ouro”, “Riquezas Naturais”, “União dos Povos”, “Celebração da Vida”, “Simpatia Carioca”, “Paz no Mundo”, “Energia Contagiante”, “O Futuro é Azul”, “Apoteose do Amor” e “Aquarela Brasileira”.
A infraestrutura da festa contará ainda com 11 balsas que serão fundeadas em linha, contendo 1.200 bombas cada, 30 torres de policiamento, sete postos médicos, 26 UTIs móveis e 60 maqueiros.

Réveillon Digital
Pela primeira vez, toda a expectativa sobre a maior festa de réveillon do mundo estará sendo acompanhada em uma experiência multiplataforma, com seis opções de compartilhamento como um site, facebook, twitter, youtube, flickr e um aplicativo desenvolvido especialmente para iPhone, contemplando serviço e streaming de conteúdo. Através do site www.copacabanareveillon.com o internauta poderá saber um pouco mais da história do Réveillon de Copacabana, tirar dúvidas sobre como chegar e como sair do bairro na noite do dia 31, além de conhecer detalhes sobre os artistas que irão se apresentar na noite da virada e sobre moradores ilustres da Princesinha do Mar. O site também disponibilizará matérias em vídeo com os bastidores e entrevistas de quem prepara o Réveillon de Copa.

Confira a programação dos quatro palcos:
Palco Brasil – em frente ao Copacabana Palace
Apresentação: Eri Johnson
Alcione
Daniela Mercury
Zeca Pagodinho
Baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca e Grande Rio

Palco Santa Clara – em frente à Rua Santa Clara
Apresentação: Bruno De Luca
Sandra de Sá
Cordão do Bola Preta
Dj Dodô
Fino Coletivo
Baterias das escolas de samba Beija-Flor e Vila Isabel

Palco Beat 98 – Leme
DJ Dennis
DJ Brinquinho
DJ Mavi
DJ Detona
Grupo de pagode Samba prá Gente

Réveillon em outros bairros do Rio de Janeiro

Festa e fogos na virada para 2011 não serão exclusividade de Copacabana. A Prefeitura do Rio, através da Riotur, vai espalhar diversos palcos por toda a cidade, que receberão uma programação musical variada para todos aqueles que quiserem curtir os últimos minutos de 2010.
A Penha terá um Réveillon inesquecível. Um belo espetáculo pirotécnico de 20 minutos será realizado do alto da Igreja da Penha no momento da virada. Lá embaixo, a festa acontece a partir das 18h, na Praça Santa Emiliana, no IAPI, com shows da Orquestra Tupy, da Banda do Exército, Projeto Social AfroReggae, Ed Motta e da bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Para fechar, um DJ da rádio Beat 98 assume as carrapetas, até as 3h.
Já o Piscinão de Ramos vai receber o próximo ano ao som dos grupos de samba Nem te Conto, Bom Gosto, Os Muleques e Boca de Siri, além da apresentação da bateria da Portela esquentando a virada de Ramos.
Uma grande festa irá animar também a Ilha do Governador. Seis atrações vão fazer todos dançarem e cantarem no palco montado na Praia da Bica. São elas: grupo Razão Brasileira, Banda Terreirão, MC Bruninha, grupo Swing e Simpatia, grupo Mescla e, para comprovar que no Rio tudo acaba em samba, a bateria da escola União da Ilha do Governador sobe ao palco para fechar a noite.
A Ilha de Paquetá também vai entrar 2011 com muito samba no pé. A Praia da Moreninha será o cenário para a apresentação de grupos de pagode e samba – Samba Urbano, Quintal do Pagodinho, Roda de Samba (com Deita e Rola, Beto Correa, Dicró e Bruno Maia), e Grupo Nascente – além das escolas de samba Império da Tijuca e Porto da Pedra e de um DJ pra fechar a festa.
A Zona Oeste não poderia ficar de fora. Dois palcos serão montados, um em Sepetiba e outro em Pedra de Guaratiba. No primeiro, na Praia do Recôncavo, se apresentarão o DJ Boby Brow, os grupos Etynia e ImaginaSamba, além do cantor Reinaldo, Príncipe do Pagode, e da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. No segundo, na Praia da Brisa, a festa fica por conta do DJ Wody e dos grupos Doze Mais, Nosso clima e Sensação, além da bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Na Barra da Tijuca, irão se apresentar o cantor Baia, os grupos Molejo e Batuque Digital, além da bateria da escola de samba Salgueiro.
Para o Flamengo, está sendo preparada uma grande queima de fogos com duração de 25 minutos. No palco, as atrações que serão brevemente anunciadas, serão apresentadas em uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Flama – Associação de Moradores e Amigos do Flamengo.

Réveillon homenageia habitantes da cidade de São Paulo na Avenida Paulista
O Réveillon na Paulista, na cidade de São Paulo, chega a sua 14º edição. O evento, que é realizado pela Prefeitura de São Paulo e SP Turismo, será marcado pela comemoração dos feitos de cada um dos habitantes desta metrópole que, de alguma maneira, transformam a cidade de São Paulo. Por isso, o slogan “São Paulo, a nossa obra de arte”, inspirado numa famosa frase de Mahatma Gandhi “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”, faz sentido para o tema da virada de 2010 para 2011, que promete ser grandiosa.
Para este ano, o Réveillon na Paulista reserva shows musicais que valorizam a diversidade musical brasileira. Entre os nomes que irão subir ao palco na  Avenida Paulista estão Fábio Jr., Zezé di Camargo e Luciano, Barra da Saia, Capital Inicial e a escola de samba Rosas de Ouro, campeã do carnaval paulista em 2010.
O palco de 800 m2 terá 25 m de altura e telões em alta definição que transmitirão imagens alusivas ao tema.  As comemorações da virada de 2010 para 2011 terão início no dia 31 de dezembro, a partir das 20h, e avançarão até às 2h30min do dia 1º de janeiro.  Para garantir o conforto e segurança de todos, mais de quatro mil e quinhentas  pessoas estarão atuando, direta e indiretamente, para realizar desde a montagem e desmontagem das estruturas até a realização dos shows que animarão o público.
Em matéria de segurança, o evento estará reforçado. Cerca de 2,9 mil homens, entre agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, agentes da CET e seguranças particulares estarão por toda a região da Paulista, contando ainda com o apoio de viaturas, motos, helicóptero Águia, Bases Comunitárias e um sistema composto por 10 câmeras de segurança com alcance de um quilômetro cada. Esse sistema de monitoramento por câmeras acionadas por controle remoto já se mostrou muito eficiente nas edições anteriores e, mais uma vez, estará de olho no bem-estar da população presente na festa.
A estrutura do Réveillon na Paulista conta com mais de 700 mil watts de som e efeitos especiais, além de telões de LED de alta definição no palco, que
exibirão montagens multimídia feitas especialmente para o evento. O evento também contará com 13 torres com telões de alta definição para transmissão simultânea do evento, cobrindo mais de dois quilômetros da Avenida Paulista
até a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
A iluminação virá com 1,2 milhão de watts de potência, o que acaba se tornando um espetáculo à parte na avenida. Muitos outros efeitos especiais, como cinco milhões de confetes metalizados e uma queima de fogos com 100 mil tiros e sete mil bombas multicoloridas, com duração de 15 minutos ininterruptos, transformarão a virada do ano em um momento mágico e inesquecível para quem estiver lá. Como em todas as edições do evento, essa emoção será acompanhada por uma trilha sonora exclusiva.
O momento mais esperado da festa, a contagem regressiva para a chegada de 2011, será mais uma vez comandado pelo ator global Luigi Baricelli, que será o mestre de cerimônias da festa.
Por ser uma festa com forte apelo cultural, o Réveillon na Paulista conta este ano com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura. São todos esses motivos que colocam o Réveillon na Paulista numa posição de destaque entre as maiores festas do calendário oficial da cidade, tendo reunido 2,5 milhões de pessoas em 2010.

Facilidades
Sucesso na edição do ano passado, mais uma vez os 80 quiosques de bebidas e comidas instalados na extensão da avenida, entre as ruas Ministro
Rocha Azevedo e Alameda Campinas, oferecerão às pessoas a possibilidade de efetuar suas compras através cartões de débito e crédito. Graças a uma parceria com a Cielo, será possível credenciar novamente estes pontos para trabalharem com terminais móveis durante o evento. Com isso, as pessoas terão ainda mais segurança e conveniência para receber 2011.

Como chegar à festa?
O Metrô é a melhor opção para o público que quiser curtir a festa com tranquilidade. O sistema operará ininterruptamente as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, durante toda a madrugada do dia 31 para o dia 1º, com as estações abertas para embarque e desembarque até as 2 horas da manhã. Após este horário, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação ficarão abertas para embarque, enquanto as demais continuarão funcionando para desembarque. A estação Trianon será fechada às 19h do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.
No Metrô, haverá comunicação constante sobre os horários, além da comunicação visual informativa que será afixada. A frota de trens será reforçada e haverá aumento do contingente de empregados do tráfego e seguranças nas estações. A orientação da empresa é que os usuários adquiram antecipadamente seu bilhete, evitando filas nas bilheterias e facilitando o acesso a qualquer momento, tanto na ida quanto na volta.
A frota de trens e o intervalo entre eles na madrugada do Réveillon serão:
– Linha 1: 9 trens e intervalo de 8 minutos
– Linha 2: 8 trens e intervalo de 6 minutos
– Linha 3: 9 trens e intervalo de 8 minutos
Esta quantidade de trens poderá ser ampliada, caso seja necessário, em função da demanda de usuários.

Trânsito
De acordo com a CET, medidas especiais foram programadas para esse ano.
01h – Interdição da Av. Paulista, sentido Paraíso/Consolação, entre R. Teixeira da Silva e R. Peixoto Gomide.  Serão mantidas liberadas as vias que cruzam a Av. Paulista, com exceção da Al. Campinas, que estará interditada entre Av. Paulista e R. São Carlos do Pinhal.
10h – Estende-se a interdição da Av. Paulista, ficando a via interditada, no sentido Paraíso-Consolação, entre R. Teixeira da Silva e R. Augusta, e, no sentido contrário, entre  a R. Pe João Manoel e Av. Brig. Luis Antônio. Serão mantidas liberadas as vias que cruzam a Av. Paulista com exceção da Al. Casa Branca e Al. Campinas.
13h30 – Estende-se a interdição da Av. Paulista, ficando a via interditada, no sentido Paraíso-Consolação, entre R. Teixeira da Silva e R. da Consolação, e, no sentido contrário, entre R. da Consolação e Av. Brig. Luis Antônio. Serão mantidas liberadas para cruzar a Av. Paulista somente a R. Augusta e Av. Brig. Luis Antônio.
14h00 – Interdição das transposições da Av. Paulista pela R. Augusta e pela Av. Brig. Luís Antônio, bem como as demais vias do percurso da 86ª Corrida Internacional de São Silvestre.
18h00 – A Av. Paulista permanece interditada  no sentido Paraíso-Consolação entre a R. Teixeira da Silva e R. Augusta, e, no sentido contrário entre a Rua Haddock Lobo e a R. Maria Figueiredo, para realização do Réveillon. Serão mantidas liberadas para cruzar a Av. Paulista somente a R. Augusta e R. Carlos Sampaio/ R. Maria Figueiredo.
19h00 – Interdição da Al. Santos entre Rua Pe. João Manoel e Av. Brigadeiro Luís Antônio. Será preservado o acesso local dos usuários dos imóveis localizados no trecho da Al. Santos interditado, através da liberação de uma faixa de serviço para circulação de veículos.

Fortaleza realiza Réveillon da paz
Festa de muita alegria e paz. A chegada de 2011 será inesquecível para quem escolher o Aterro da Praia de Iracema como destino no Réveillon. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, numa articulação com diversas secretarias municipais, preparou uma grande festa popular para receber o ano novo como a cidade merece: muita música de qualidade, segurança, luzes e cores.
Consolidada como uma das maiores e mais democráticas festas de final de ano do Brasil, o Réveillon de Fortaleza sempre traz grandes atrações musicais e um emocionante espetáculo de queima de fogos de artifício. No Réveillon 2011, o Réveillon da Paz, não será diferente.
Para dar início à noite, o palco do Réveillon 2011 recebe o lançamento da Orquestra Sanfônica de Fortaleza, um projeto pioneiro na Cidade da Associação Cearense do Forró. Ao todo, são 12 sanfoneiros, entre eles grandes nomes como Adelson Viana (também maestro), Vaninho do Acordeon, Zé de Manu e Zé do Norte. A Orquestra ainda conta com o baixista Nelio Costa e o baterista Luizinho Duarte. Na noite da sua estreia, a Orquestra receberá as participações especiais da cantora cearense Amelinha e do sanfoneiro Luizinho Calixto, conhecido por usar a sanfona de oito baixos, já em desuso entre o meio artístico.
Em seguida, o público receberá o cantor Caetano Veloso, que dispensa maiores apresentações. Dono de uma trajetória musical e política que marcou a própria história do Brasil, ele promete canções alegres e memoráveis, bem ao gosto do momento de renovação. Depois sobe ao palco do Aterro da Praia de Iracema a banda de pop-rock Biquíni Cavadão, que comemora 25 anos de existência e chega a Fortaleza para cantar sucessos como: “Tédio”, “Zé Ninguém”, “Janaína”, “Vento Ventania”, “Dani”, entre outros. Nesses 25 anos, a Biquíni Cavadão contabiliza mais de 1 milhão de discos vendidos e mais de 1.700 shows em 566 cidades brasileiras e do exterior.
Para fechar a noite, a sambista Mart’nália, que tem uma ginga e um carisma bem singulares, se faz acompanhar pela Bateria da Escola de Samba Vila Isabel e dá as boas vindas a 2011 com muito samba e diversão.
No ano passado, cerca de 1,1 milhão de pessoas estiveram no Aterro da Praia de Iracema, para celebrar com alegria e tranquilidade a chegada do novo ano. Paz, o tema do Réveillon 2011, é a característica marcante da festa em Fortaleza, que não tem registrado nenhuma ocorrência policial grave nos anos anteriores.
O Réveillon 2011 também será descentralizado, como aconteceu nos anos passados. As festas na Lagoa de Messejana e Polo de Lazer do Conjunto Ceará contarão com atrações próprias e show pirotécnico, com duração de 7 minutos. Sempre a partir das 20h.

Programação
Dia
Aterro da Praia de Iracema
20h – Orquestra Sanfônica do Ceará
21h50 – Caetano Veloso
23h20 – Mart’nália e Bateria da Vila Isabel
1h20 – Biquini Cavadão

Reveillon nos bairros
Polo Messejana (Polo de lazer da Lagoa):
19h – Chico Pessoa
20h30 – Araketu
0h30 – Grupo Simbora

Conjunto Ceará (Polo de Lazer, na Av. Central):
19h – Banda Coda
21h30 – Ítalo e Reno
23h – Netinho
0h50 – Kbra da Peste

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários