A 9ª edição do Festival do Japão em Minas acontece no Expominas, em BH - Crédito: Thiago Almeida

Belo Horizonte recebe 9º Festival do Japão em Minas a partir desta sexta-feira

por: Redação
26 de fevereiro 2020

O 9º Festival do Japão em Minas está quase pronto. Ele acontece de sexta-feira (28/02) a domingo (02/03) no Expominas, bairro da Gameleira, em Belo Horizonte.

Cerca de 25 mil pessoas são esperadas no evento que tem como objetivo apresentar a cultura japonesa para o público mineiro e ampliar os laços entre o Estado de Minas Gerais e o Japão. O festival se empenha em ser o canal que une perfeitamente as tradições milenares nipônicas com as mineiras.

Temáticas do Festival do Japão em Minas em 2020

O 9º Festival trabalhará com a temática dos leques e do Ukiyo-ê. Os tradicionais leques têm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história e passaram a se popularizar entre a população a partir do século 16.

Como tudo no Japão, o leque também tem seu simbolismo: sua extremidade é o nascimento, enquanto suas lâminas simbolizam os muitos caminhos possíveis que nos deparamos na nossa vida.

Assim, serão apresentados durante o festival os dois tipos de leques japoneses, o dobrável (Sensu) e não o dobrável (Uchiwa), suas variações, estilos, cores e diferenças.

Festival estima atrair 25 mil pessoas nos três dias de evento – Crédito: Thiago Almeida.

A xilogravura possui características como o refinamento e o intimismo, com a magnífica junção de delicadeza e intensidade. A gravura japonesa Ukiyo-ê é pintada a mão, uma manifestação artística autêntica do povo comum da cidade do Edo, conhecida hoje como Tóquio.

O gênero mais difundido foi a xilogravura, ou a arte de gravar em madeira, nos primeiros tempos só em preto e branco. Ao final do século 18, a técnica foi aperfeiçoada, possibilitando utilizar várias cores, onde o Ukiyo-ê atingiu o seu período de ouro.

Conhecida como “Japonismo”, a influência da arte Ukiyo-ê de desenhar no impressionismo francês e na Europa e no desenvolvimento de novas técnicas do realismo. Apesar de pintada a mão, suas cópias se tornaram conhecidas e amplamente valorizadas e poderão ser apreciadas pelo público do evento.

Concurso de Mangá em Minas

Um dos destaques desta edição do festival é a realização do 1º Concurso de Mangá em Minas. Os três primeiros lugares receberão diplomas concedendo o título de vencedores e prêmios adicionais de kits para desenho.

As obras serão expostas durante o 9º Festival do Japão em Minas e o resultado será divulgado no dia 29 de fevereiro (sábado), no próprio Expominas.

O regulamento informa que o tema é livre e cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com uma única história de texto estilo Mangá de, no mínimo, cinco páginas e, no máximo, dez páginas, no formato A4 (210 x 297 cm), com arte finalizada.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição completa que está neste link, anexar as obras e enviar até o dia 17 de fevereiro de 2020 para o Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte – Concurso de Mangá em Minas – Rua Paraíba nº 1352, sala 1301, Savassi, Belo Horizonte/MG, 30130-148. As informações complementares estão no link do facebook.

Haverá também um concurso para fãd de mangá, durante os dias de realização do evento. Mais informações sobre como participar basta acessar este site.

Diversas atrações Festival do Japão em Minas em 2020

O 9º Festival será montado em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, que abrigará o palco principal com apresentações artísticas e sociais, como concursos musicais, áreas institucionais, empresariais e comerciais.

Haverá também espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e artesanatos típicos, demonstrações e degustações de lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, experimentação de baseball, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop.

O festival também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá, ikebana, exposições de Ukiyo-ê e de leques, hinamatsuri, campeonatos de hashi e kendama, oficinas gratuitas, além da praça de alimentação.

Serviço

9º Festival do Japão em Minas
Data: 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020
Local: Expominas – Belo Horizonte
www.festivaldojapaominas.com.br

ENVIAR COMENTÁRIO

2 Comentários

    1. RESPONDER
      Viajar é Simples
      5 de março de 2020 às 10:16hs