Fórum discute questões do viajante negro brasileiro

por: Redação
16 de julho 2019

São Paulo e Salvador receberá a primeira edição do fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo”. O evento acontecerá nos dias 23 e 25 de julho.

A rodada de debates e conversas aborda questões e reflexões sobre as formas de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do turismo. O objetivo é ampliar as perspectivas e despertar novos vínculos e descobertas.

Dividido em três painéis, o fórum é gratuito e aberto ao público. Com curadoria de Thainá Santos, os blocos terão os seguintes temas: Turismo e Relações Étnico-Raciais, Turismo e a Experiência Afrocentrada no Brasil e O que é a África do Sul pra você?

No primeiro bloco, Denise Rodrigues (Mestranda de Turismo – EACH USP) em São Paulo e Tâmara Azevedo (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia) em Salvador são presenças confirmadas. Elas falarão sobre pontos indispensáveis da questão, como racismo, preconceito, discriminação racial e a invisibilidade do negro como protagonista das suas atividades de lazer e turismo.

Já o segundo painel terá Solange Barbosa (Rota da Liberdade), Liliane Jacintho (Plana – Turismo de Experiência), Belisa Amaral (Bitonga Travel) em São Paulo e Lázaro Cunha (Instituto Steve Biko) e Sauanne Bispo (Go Diáspora) em Salvador, entre outros nomes, para falarem sobre o afroturismo e sobre novas formas do viajante negro se relacionar com a experiência turística.

Para o encerramento, a África do Sul será debatida como destino turístico no painel “O que é a África do Sul pra você?”. Nele, Nataly Neri (Afros e Afins), Kauê Silveira (Hypeness), Diego Mouro (Artista Visual e Muralista), Gabi de Olveira (DePretas), Luci Gonçalves (Criadora de Conteúdo) e Wendy Andrade (Fotógrafo), que já tiveram a oportunidade de conhecer o país convidados pelo Turismo da África do Sul, falarão sobre suas diferentes experiências de reconexão.

Em São Paulo, o fórum será realizado dia 23 de julho no Unibes Cultural a partir das 18h30 (Rua Oscar Freire, 2500, no Sumaré), e, no dia 25, em Salvador, no Mundo Plaza (Avenida Tancredo Neves, 20, Caminhos das Águas),  a partir das 19h00. Ambos os eventos serão abertos ao público e gratuitos.

Para incrição nos eventos, acesse:

Dia 23 de julho, São Paulo, clique aqui.

Dia 25 de julho, Salvador, clique aqui.

Para saber sobre as novidades do evento, acesse Facebook: São Paulo e Salvador.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários