GJP apresenta reconhecimento facial para check-in e checkout

por: Redação
24 de julho 2019

A GJP Hotels & Resorts instalou em seu hotel Prodigy Santos Dumont o processo de check-in e checkout por reconhecimento facial. O maior hotel da rede tem totens capaz de realizar todo o processo em poucos segundos.

“É um projeto inédito na hotelaria. Reunimos o que há de mais moderno em tecnologia trazendo alguns tipos inéditos de inovação, como a solução de reconhecimento facial, plataforma de integração (API), leitura OCR de documentos, além da assinatura digital e energização automática das chaves, um combo que permite que o processo seja realizado integralmente pelo hóspede. Iniciamos nossa transformação digital e inauguramos o primeiro totem de self check-in/out do mercado hoteleiro no Brasil”, comemora Matheus Henrique Garcia, CIO (Chief Information Officer) da GJP Hotels & Resorts.

Segundo o executivo, o processo é ágil e 100% digital. Além disso, afirma que oferece autonomia ao hóspede, evitando filas e qualquer burocracia exigida durante o processo habitual de check-in/out.

“O cliente faz o primeiro acesso ao sistema no totem, que captura automaticamente a face do hóspede. O rosto é armazenado em nosso banco de dados e passa ser a chave de validação e identificação dos dados para a continuidade da reserva, tudo de forma automática e através de uma plataforma de integração (API) que busca automaticamente as informações da reserva”, completa Garcia.

O novo produto trabalha com a realização do pré check-in através de link enviado ao hóspede no dia anterior à sua chegada ao hotel, o que torna o processo ainda mais rápido e permite, por exemplo, que o check-in seja realizado em apenas 40 segundos.  Através de algoritmos inteligentes, a solução escolhe automaticamente o apartamento, sempre de acordo com a categoria reservada. O hóspede sai com a chave do apartamento em mãos sem precisar passar pela recepção física do hotel, liberando o capital humano para ações mais estratégicas, de qualidade e planejamento da recepção.

No check-out é a mesma coisa, tudo feito de forma automática, a fatura de consumo é debitada diretamente no cartão de crédito atrelado à reserva ou a outro à escolha do cliente.

Além de todas essas facilidades, há ainda a preocupação com temas como a sustentabilidade já que o papel é eliminado neste novo processo, inclusive o da capa da chave do apartamento. O cliente recebe um SMS automático no celular para que não esqueça o número durante o período de estadia.

Entre desenvolvimento e implantação, foram apenas seis meses para instalação de protótipo, ajustes, camadas de integração, testes locais e lançamento oficial em junho. A GJP Hotels & Resorts pretende utilizar a nova tecnologia inicialmente nos hotéis de aeroportos e em seguida em outras unidades da rede em todo o Brasil.

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