De 19 de maio a 02 de setembro acontece a exposição de Martin Schoeller no Dutch Photography Museum - Crédito: Martin Schoeller

Holanda: Começa temporada de exposições em Roterdã

por: Redação
27 de Abril 2018

Neste verão, os passeios pelo porto e as caminhadas entre os prédios emblemáticos de Roterdã, na Holanda, vão dividir o tempo dos visitantes com três exposições. As obras do retratista Martin Schoeller, os 25 anos da casa de moda Viktor & Rolf e a designer Hella Jongerius ocuparão lugar de destaque.

Martin Schoeller: Big Heads

De 19 de maio a 02 de setembro

Local: Dutch Photography Museum

O trabalho do fotógrafo e residente de Nova York, Martin Schoeller, é caracterizado pelos chamados retratos de “cabeça grande”; os close-ups frontais hiper-realistas. Em sua amplamente elogiada série Close Up, que entrará em cartaz no Nederlands Fotomuseum, Schoeller retrata seus personagens de perto; sempre com a mesma lente, a mesma exposição e do mesmo ângulo. Para esta série, Schoeller conseguiu colocar grandes personalidades na frente de sua câmera, incluindo George Clooney, Lady Gaga, Angelina Jolie, Angela Merkel, Jack Nicholson, Barack Obama e Mark Zuckerberg. Além das obras de Close Up, retratos de outras três séries de Schoeller também estão em exibição.

A retrospectiva de Viktor e Rolf acontece de 27 de maio a 30 de setembro – Crédito: David LaChapelle Studio

Viktor & Rolf: Fashion Artists 25 Years

De 27 de maio a 30 de setembro

Local: Kunsthal Rotterdam

Para celebrar o 25º aniversário da luxuosa casa de moda de Amsterdã Viktor & Rolf, o Kunsthal, em colaboração com os estilistas e o curador canadense Thierry-Maxime Loriot, apresenta uma grande retrospectiva. A exposição examina os elementos que tornam os designers únicos no mundo da moda atual e apresenta sua interpretação radical da “arte para vestir”.

Ao longo de suas carreiras, Viktor & Rolf têm continuamente superado as fronteiras entre arte e moda. Seus projetos se situam na divisão entre romantismo e rebeldia, exuberância e contenção, classicismo e conceitualismo. Os cerca de sessenta trabalhos das coleções de alta costura de Viktor & Rolf fornecem uma visão sobre sua abordagem idiossincrática e conceitual, onde eles não se esquivam de criticar a indústria da moda da qual eles mesmos são partes.

Hella Jongerius: Breathing Colour

De 09 de junho a 12 de agosto

Local: Museum Boijmans Van Beuningen

Após 15 anos de pesquisa em cores, a designer holandesa Hella Jongerius apresenta no Museum Boijmans Van Beuningen uma série de instalações que ampliarão a compreensão sobre cor e forma. São objetos especialmente projetados que mostram como a percepção das obras é afetada pela luz, que muda com o decorrer do dia.

Para este fim, ela selecionou obras da coleção do museu junto com o artista Mathieu Meijers. Como resultado, a recente pesquisa de Jongerius entra em diálogo com as obras de antigos mestres, artistas contemporâneos e artesãos. A exposição é uma afirmação sobre o poder cor, a imperfeição e a versatilidade da cor como reação às cores de blocos fabricadas pela indústria. Em última análise, o objetivo que Jongerius tenta alcançar é justapor o poder da cor com o poder da forma.

Para mais informações sobre a Holanda, acesse: www.holland.com

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários