Ilha caribenha de Tobago ganha voo do Brasil

por:
15 de janeiro 2015

A pequena ilha de Tobago está mais acessível aos brasileiros. Há cinco anos, a Gol lançou um voo semanal direto para Barbados. Agora a companhia anuncia uma extensão dessa rota até Tobago. Ela está a apenas 16 quilômetros da costa da Venezuela e é o quinto destino da companhia aérea no Caribe. “Mas Tobago é diferente, é um Caribe rústico, despretensioso, um lugar para relaxar e estar em contato com a natureza”, afirmou Oscar Brathwaite, administrador da Divisão de Turismo e Transporte de Tobago durante anúncio do voo em São Paulo.

Os voos para Tobago começam dia 31 de janeiro com preços promocionais de US$ 599 ida e volta mais taxas. O tempo total de voo é de 07h20. Segundo Brathwaite, com o voo da Gol o brasileiro leva metade do tempo para chegar a Tobago se comparado com os roteiros de outras companhias e suas conexões. “O mais usado era ir do Brasil até o Panamá, fazer uma conexão até Trinidad e de lá ir para Tobago, totalizando quase um dia inteiro”, completou.

O voo é operado em aeronaves Boeing 737-800 com 177 lugares, sendo 26 assentos na classe Comfort e o restante na Econômica. A saída de São Paulo será sempre aos sábados às 11h30 com chegada em Barbados às 15h10 para escala, saída para Tobago às 16h40 e chegada ao destino final às 17h30.  A volta acontece aos domingos com saída de Tobago às 07h55, chegada em Barbados às 08h45, saída para São Paulo às 10h15 e chegada no Brasil às 17h10.

O país

Quando dizem que Tobago é um Caribe rústico alguns pontos precisam ser explicados. O país não tem cadeias internacionais de hotel. Os meios de hospedagem são vilas, pousadas, ecohouses e hotéis de três ou quatro estrelas. Ao todo, são mil quartos para turistas. O maior hotel do destino, o Magdalena Beach & Golf Resort, tem 178 quartos, trabalha com o sistema all inclusive e teve apoio do governo em sua formulação.

Quem quiser um meio alternativo de hospedagem pode ficar nas ecohouses, que são casas no alto da montanha, geralmente com vista para praia e podem ser alugadas por uns dias. Outro esquema alternativo de hospedagem são casas com serviços similares a de hotéis, mas que pertencem a estrangeiros, quando eles não estão no país, alugam essas residências para turistas.
Tobago é um país pioneiro na preservação de seus recursos, foi o primeiro no ocidente a transformar parte de seu território em parque nacional no ano de 1776. O espaço preservado hoje é de 2/3 da área total do país.

Em Tobago, o idioma oficial é o inglês, porém na escola os alunos podem optar por aprender espanhol ou francês como segunda língua. A moeda é o TTD. Atualmente, um real vale quase 2,50 TTD.

O que fazer em Tobago?

Por ser uma área extremamente preservada, um dos grandes atrativos do destino é o mergulho. A ilha guarda grande variedade de espécies. Na costa de Speyside fica o maior coral cérebro do mundo, mesmo tipo que temos no Brasil no arquipélago de Abrolhos. Mais de 300 espécies marinhas dividem espaço com a maior espécie de tartarugas do mundo. E nem é preciso cilindro para observar alguns animais, alguns podem ser vistos apenas com o auxílio de um snorkel.

Por conta dos ventos que atingem a ilha, o kitesurf é uma modalidade esportiva muito praticada. Apesar dos ventos, não se preocupe, Tobago não fica na rota dos furacões do Caribe. Quem preferir praticar ecoturismo, tem inúmeras possibilidades na reserva florestal de Main Ridge com mais de 220 espécies de pássaros e 133 tipos de borboletas. Mas se só quiser tomar um bom banho de bar e sol, praias de águas cristalinas é o que não falta! As mais procuradas são Bucco Reef, Englishman´s Bay, Pigeon Point, Bacolet e Castara. Para os amantes do golfe, há dois campos no destino, um deles fica no Magdalena Resort.

Quem quiser aprender inglês também encontrará seu lugar em Tobago. O governo começa a programar intercâmbio para turistas brasileiros. Os estudantes de turismo e hotelaria do Brasil também terão oportunidade de estágio na ilha em breve, segundo as informações da Divisão de Transporte e Turismo de Tobago Mas, sabe, se fazer algo bem inusitado mesmo, dê um pulinho em Tobago na Semana Santa e verá uma tradicional corrida de cabras na terça-feira após a Páscoa, o “jockey” ao invés de montar corre junto com o animal. Uma tradição de 80 anos que anima locais e turistas até hoje!

Informações: http://www.visittobago.gov.tt/

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários