(20130510) -- SAO PAULO, maio 29, 2013 (Carta Capital) -- CAPTION -- Sao Paulo, Brasil, o 25 de maio de 2013. (Carta Capital/Marcos Méndez)

Ilhabela também no inverno

por: Sylvia Barreto
1 de julho 2014

Praia não é só no verão. Ou pelo menos é isso que Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, tenta mostrar aos turistas. Em julho e agosto, a cidade fica repleta de festivais que envolvem esportes, literatura, música e gastronomia. E, se o tempo esquentar mesmo no inverno, são 42 praias para aproveitar.

Não que curtir praia? Sem problemas. Os moradores costumam dizer que a ilha tem uma cachoeira para cada dia do ano. Só catalogadas são 330! O Parque Estadual de Ilhabela envolve todo o arquipélago no qual a ilha está inserida, sendo que 85% dele ficam em Ilhabela. Além de praia, Mata Atlântica é o que não falta, são diversas trilhas que levam a belas praias ou cachoeiras e de diversos níveis de dificuldade, com duração de 45 minutos a seis horas.

São tantas opções que o turista pode até ficar confuso. Para te ajudar, o Viajar é Simples esteve na cidade e te contará sobre os próximos festivais e as melhores atrações de Ilhabela. Para curtir a ilha, só é preciso disposição e muito repelente. Como a Mata Atlântica por lá é bem preservada e quase não há poluição, o destino se tornou berço dos borrachudos.

Festivais até agosto

A segunda quinzena de julho e o mês de agosto serão movimentados em Ilhabela. Já entre 19 e 26 de julho acontece a 41ª Ilhabela Sailing Week, no Yatch Club da cidade. São esperados veleiros de oceano de vários iates clubes do Brasil e de outros países sul-americanos. A primeira largada será no domingo (20), para a Regata Alcatrazes por Boreste, tradicional prova de abertura em homenagem à Marinha do Brasil. Esse festival acontece em julho por conta dos ventos fortes desse mês. Aliás, Ilhabela é conhecida como a Capital da Vela no Brasil.

No mesmo período, de 19 a 26 de julho, acontece também o Race Village – da 41ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – unindo as duas paixões dos visitantes – vela e música. Em um espaço criado à beira mar, na Vila (centro histórico da cidade), especialmente para receber velejadores, visitantes e moradores durante a Semana Internacional de Vela serão oferecidas as atrações de lazer e entretenimento gratuitas para o público de todas as idades, tornando-se o ponto de encontro durante o evento esportivo.

O palco da Race Village em 2014 vai receber as cerimônias de abertura e premiação das regatas, além de shows musicais de Arnaldo Antunes, da banda Ira!, Brothers of Brazil, Zeca Baleiro, Chambinho do Arcodeon, Bomboa Samba Club e mostra de dança da Fundaci. Todos os shows do evento, assim como do Festival de Jazz e da Degustação Sonora, são gratuitos e acontecem no mesmo local.

Os visitantes e moradores também podem contar com outra atração especial: a segunda edição da Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela), promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura.

Para finalizar o mês, a cidade apresenta, em 26 e 27 de julho, o 4º Festival da Tainha de Ilhabela, que acontece na Comunidade de Pescadores Artesanais da Praia de Santa Tereza. O evento une gastronomia e cultura em um ambiente típico da vida local, com os pratos à base de tainha sendo preparados pela própria comunidade dos pescadores.

Já em agosto, música e gastronomia se misturam. De 15 a 24 de agosto acontece o 19º Festival do Camarão. A estimativa é que 50 restaurantes participem com pratos especiais do fruto do mar para a ocasião.

Nos finais de semana, de 15 a 17 e de 22 a 24, acontecem o Bossa Jazz e o Boteco do Camarão na Vila simultaneamente. Os botecos abrem barracas na praça principal da cidade e servem seus petiscos. Outra atração no Boteco do Camarão é a cozinha show, com os restaurantes fazendo pratos ao vivo. Devem participar do festival 30 restaurantes, todos eles também incluídos noFestival do Camarão.

O Bossa Jazz, um festival de bossa nova e jazz organizado pela Secretaria da Cultura e que reunirá artistas da cidade, chega à sua segunda edição. Enquanto comem os pratos de camarão, os visitantes e moradores poderão usufruir de boa música gratuita.

Qual praia escolher?
Dentre 42 praias, deve ter uma, pelo menos, do teu gosto. Tem aquelas bem fáceis de chegar, outras acessadas apenas por trilhas. Se quiser conhecer algumas delas de uma só vez, o ideal é alugar um lancha, ou fazer um desses passeios em embarcações maiores que levam diversos turistas.

Uma boa opção é o passeio feito de barco com capacidade para 120 pessoas pela empresa Maremar que sai todos os dias às 11h30 do Píer Perequê e volta às 17h30. É preciso ter pelo menos 10 passageiros para que o passeio ocorra.

O passeio da Maremar tem trajeto pelo norte da ilha. É possível avistar do barco praias como Viana, Armação, Ponta das Canoas com seu emblemático farol e Pacuíba. São duas paradas. Uma delas é na Praia de Jabaquara e dura uma hora e meia para que os passageiros possam almoçar. A outra é na pequena e bela Praia da Fome, por 40 minutos. O local é ótimo para usa o snorkel e ver diversos peixinhos. Ambas as praias têm águas tranqüilas e são ideais para banhos.

Infraestrutura e badalação

Uma das praias vista no passeio de barco mencionado é a Garapocaia ou Praia da Pedra do Sino. Ela vale uma visita em outra ocasião, já que o barco não para nela. Com uma faixa de areia de 200 metros de extensão, é uma das maiores da ilha, tem enormes palmeiras e coqueiros, e o mar é tranqüilo e raso. Ela também é conhecida como Praia do Sino porque, diz a lenda, que algumas de suas pedras emitem som de sino. Nela é possível praticar stand up paddle.

Já quem procura badalação pode ir à Praia do Curral, que está 09 quilômetros ao sul da balsa. Ela tem 500 metros de extensão e dezenas de bares e restaurantes. Tem, ainda, uma ampla área verde que permite que aqueles que não querem ficar no sol possam relaxar.

Rústicas, belas e ótimas para surfar

Chegar à Praia de Castelhanos pode não ser muito fácil, mas a tranqüilidade e beleza do local recompensam. De lancha, fica a uma hora a partir da Praia do Perequê, a pé, de veículo 4×4 ou a cavalo, é possível percorrer uma trilha de 22 quilômetros cruzando a Mata Atlântica no Parque Estadual. De carro, o percurso dura pouco mais de uma hora.

Castelhanos é a maior praia de Ilhabela, não tem energia elétrica e tudo funciona com geradores. De habitantes tem só 120. Pousada não tem, mas a Vivian, moradora conhecida, aluga chalés. É só ligar no orelhão (12 3894 7011) e reservar com ela.

Apesar de afastada, Castelhanos tem seis bons bares ao longo da orla. Um deles é o Marebar. Para beber, o destaque é a caipirinha de folha de mexerica com vodka. É bem refrescante e custa R$ 15. Para comer, a estrela é o peixe assado, que vem com farofa especial, arroz, salada e molho tropical de abacaxi, limão, maracujá ou manga. Custa R$ 100 e serve duas pessoas.

Castelhanos é ótima para a prática de surfe. É boa pedida também para quem quiser fazer trilhas. Em uma de suas pontas, na direita, está a ilha da Lagoa, bem próxima da praia. É desse lado que começa a trilha que vai até as praias Mansa (10 minutos caminhando) e Vermelha (35 minutos de caminhada). Ali do lado direito também tem o Mirante do Coração, uma subidinha de cinco minutos e que permite ver o formato da praia, que parece um coração. Um rio desaguando em cada lado de Castelhanos completa a paisagem.

No sul da ilha, outra preciosidade de Ilhabela e paraíso dos surfistas é a Praia do Bonete. Ela tem a maior comunidade caiçara do município e só é alcançada através de trilha que parte da Ponta de Sepituba passando pelo Parque Estadual de Ilhabela. No percurso, feito entre quatro a cinco horas caminhando, há três cachoeiras de águas cristalinas. Por mar também é possível chegar a praia em canoas caiçaras ou barcos de passeio.

Pelas trilhas

Ilhabela tem trilhas de todos os níveis de dificuldade. Uma das mais fáceis é a da Cachoeira Pancada d´Água. Tem percurso de 720 metros e três quedas d´água no caminho. Fica pertinho da Praia da Feiticeira.

Por outro lado, a Trilha do Pico do Baepi é uma das mais complexas. Tem 7,4 quilômetros de extensão. Mas a vista panorâmica de 1.048 metros de altitude compensa a caminhada. É indicado que um monitor ambiental credenciado acompanhe o turista. Não é permitido que a trilha seja feita em dias de chuva.

Ao todo, são oito trilhas dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Fazem parte delas também a Trilha da Cachoeira do Gato, do Bonete e da Estrada Parque de Castelhanos, mencionadas acima. O horário de funcionamento para todas as trilhas é das 08h00 às 17h00 todos os dias.

Mergulho e naufrágios

Ilhabela também é um ótimo ponto de mergulho. Como era rota de comércio entre África, Europa e a América do Sul nos séculos passados, por ali houve muitos naufrágios. São 14 ao todo que podem ser vistos nos mergulhos com cilindro ao redor da ilha e estão concentrados na parte sul.

Um dos naufrágios mais famosos é do navio Príncipe das Astúrias. A embarcação inglesa, construída pelo mesmo estaleiro que fez Titanic, naufragou em 06 de março de 1916 quando se chocou com a Ponta da Pirabura. Fica a 100 metros da costa entre os 18 e 45 metros de profundidade.

Já a Reserva Marinha de Ilha das Cabras é um dos principais points de mergulho do litoral norte. A reserva é acessada a partir da Praia das Pedras Miúdas (cerca de 100 metros de bote). Há enorme variedade de peixes, corais e animais marinhos, como estrelas do mar. A estátua de Netuno, a 05 metros de profundidade formando um recife artificial, é outro atrativo do local. A praia ainda tem diversos bares e restaurantes com frutos do mar frescos.

Serviço

Informações turísticas
Prefeitura Municipal de Ilhabela – www.ilhabela.sp.gov.br

Como Chegar
Como é uma ilha, não tem jeito, vai ter que pegar balsa em São Sebastião. Ela serve para pedestres, automóveis, ônibus, vans e caminhões. O tempo médio de travessia é de 15 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 06h00 às 24h00, após este horário de uma em uma hora até as 06h00 do dia seguinte. Motocicletas pagam R$ 2,50, carros de passeio R$ 6,50, utilitários R$ 10,50.

Passeios

A Maremar oferece diversos passeios pela ilha. Dos mencionados nessa matéria, ela tem roteiro de jipe até a Praia de Castelhanos e Cachoeira do Gato por R$ 70 por pessoa com saída às 10h30 e retorno às 17h00. Crianças até cinco ano não pagam e até nove, é metade do valor.  O Passeio de Flex Boat saindo do Píer do Perequê até a Praia do Bonete custa R$ 150 por pessoa. Saída às 11h00 e retorno às 17h00. Crianças pagam o valor normal. Para a Ilha das Cabras há o pacote de flutuação saindo do Píer do Perequê às 10h30 e retorno às 13h30 por R$ 80 incluindo água, snorkel e colete de flutuação.
Informações: www.maremar.tur.br (12) 3896 3679

Onde comer

Capitano Ristorante

O melhor da comida italiana em plena Ilhabela. Serve pratos tradicionais italianos com massas produzidas na casa e farinha napolitana. Risotos, carnes, saladas e frutos do mar não ficam de fora. Também há opções variadas de receitas lactovegetarianas. De acordo com cada estação, há pratos novos apresentados. Uma boa pedida em qualquer época do ano é o Tagliolini ao Limone (R$ 40), clássica receita siciliana com limão verdadeiro e creme de leite, finalizado com pimentas verde e rosa. O ambiente é muito romântico e aconchegante.
Informações: www.pastadelcapitano.com.br e (12) 3896 5241

Copacabana Beer

Restaurante descontraído bem no centro histórico da cidade. Tem pratos a la carte e pizzas, além de petiscos. Tem pratos econômicos, como o Penne com Frutos do Mar por R$ 22. Uma das especialidades é o Camarões Rosa com Palmitose Risoto de Lulas por R$ 48. Tem diversas pizzas vegetarianas no cardápio, como a Alho Poro Especial que tem como ingredientes muçarela de búfala, alho poro e manjericão. A grande custa R$ 51,50.
Informações: www.copacabanailhabela.com.br e (12) 3896 4116

Onde ficar

Pousada do Alemão

A 500 metros da Praia do Curral, fica a Pousada do Alemão. Tem seis categorias de suítes, piscina e café da manhã com mais de 30 itens. Na baixa temporada tem diárias a partir de R$ 230 para o casal.
Informações: www.alemao.tur.br e (12) 3894 9290 / 9380 / (12) 7814 2930 Nextel ID: 119*76425

Hotel Praia do Portinho

Localizada em frente à Praia do Portinho, o hotel possui seis categorias de apartamentos. É cercada por mata atlântica, tem piscina climatizada, sauna à vapor e restaurante. Em agosto tem diárias para casal com meia pensão a partir de R$ 300.
Informações: site e (12) 3894 9400

Porto Pacuíba Hotel

O hotel fica no norte de Ilhabela, na Praia do Viana, pertinho da Praia de Siriúba. Ao todo, são 29 apartamentos que acomodam pessoas sozinhas, casais e até quatro hóspedes, de acordo com a categoria. Há apartamentos equipados com Playstation 2.  Para o lazer, tem duas piscinas, sauna e ofurô. O café da manhã tem delícias preparadas na própria pousada. Diárias a partir de R$ 390 na baixa temporada.
Informações: www.portopacuiba.com.br e (12) 3896 2466 e 3896 3448

*A repórter viajou a convite da Secretaria de Turismo de Ilhabela

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários