Latitudes, especializada em viagens de conhecimento, começa a produzir roteiros no Brasil

por:
15 de fevereiro 2011

A Latitudes, única produtora especializada em Viagens de Conhecimento, começa a produzir roteiros para o Brasil este ano. Com uma excelente experiência internacional em viagens exploratórias, fronteiras de cultura, conhecimento e tradição, a operadora trabalhou durante  dois anos neste projeto.

“Em 2009 a Latitudes decidiu seguir à frente com o projeto Brasil, já que trazia sua expertise das viagens internacionais e queria aplicar em terras brasileiras” explica Alexandre Cymbalista, diretor da operadora. Segundo ele, criar um diferencial num país de proporções continentais, de tamanha diversidade cultural e lidar com variáveis tão distintas era um desafio. “Pensamos no Brasil a partir de suas riquezas culturais pouco exploradas, de personagens artísticos que nos engrandecem, de tesouros ocultos pela perda de memória histórica e muito mais”, afirma Cymbalista.

Já para abril a Latitudes começa com o roteiro O Brasil Holandês no Recife de Nassau, acompanhado pela professora, doutora em história, Kalina Vanderlei. Esta viagem se propõe a explorar as muitas nuances dessa cidade/mito, visitando os antigos lugares do Recife holandês dentro do Recife moderno, desconstruindo a paisagem atual e a própria imagem da cidade holandesa, contrapondo passado e presente para entender não apenas a herança histórica e artística deixada no período de ocupação holandesa, mas também a associação entre mito e espaço em uma cidade onde o patrimônio ambiental e cultural é indissociável da memória de uma mítica Idade de Ouro.

Em maio a viagem é para Inhotim, Minhas Gerais. Este roteiro proporciona conhecer o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim (CACI), que é uma experiência única e obrigatória. É o maior museu de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. Seu espaço compõe uma paisagem ideal para o florescimento do fenômeno artístico, onde mais de 450 obras de arte dividem o espaço com um imenso jardim projetado por Burle Marx, criando um ambiente propício para a fruição estética das obras contemporâneas, entre o natural e o artificial. Sob a orientação da artista e professora Denise Gadelha, a incursão neste universo promete ao viajante o contato com novas perspectivas para a percepção da arte e da natureza.

No final de junho a Latitudes preparou o roteiro Café – Um Sabor Brasileiro – do cultivo à arte da degustação, com o especialista Ensei Neto. Nesta experiência sensorial única, os participantes desfrutarão de quatro dias, conhecendo a história do café num ambiente rural, presenciando e até colhendo os frutos do cafeeiro, acompanhando todas as etapas de produção, incluindo torra artesanal, além de poder aprender um pouco sobre a arte da degustação profissional de café. Depois desta viagem, saborear uma xícara de café não será mais a mesma coisa para cada viajante.

“Além do Brasil, este ano também selamos novas parcerias como com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com a viagem Arte e Cultura no Peru e com o Museu da Língua Portuguesa, no sofisticado roteiro Encontro com Fernando Pessoa em Portugal, além de continuar contando com a sólida parceria com a Casa do Saber, que com ações integradas das duas instituições e especialistas, traz novos roteiros, destinos e temas” finaliza Cymbalista.

Serviço
www.latitudes.com.br
Tel:(+ 55) 11 3045 7740
R. Clodomiro Amazonas, 1158 Lj 62/63
São Paulo – SP – Brasil – CEP 04537-002
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários