Londres e Paris em uma única viagem

por: Sylvia Barreto
1 de novembro 2014

Nunca foi à Europa? Que tal começar pelas mais cobiçadas capitais europeias: Londres e Paris?  Com belas construções e anos de tradição e história, essas são quase as únicas semelhanças entre elas, pois cada uma parece ser um mundo diferente.

Na Inglaterra, Londres e a paixão pela realeza, o Rio Tâmisa, o Parlamento, a London Eye e as igrejas anglicanas, tudo é suntuoso. Na França, a boêmia Paris com seu charme irresistível, os cafés com mesas nas calçadas, a arte em cada esquina e, simplesmente, todas as construções são lindas.

Duas cidades apaixonantes e muito diferentes entre si. Conhecê-las em uma única viagem à Europa é a proposta do Viajar é Simples: ver de perto os contrastes entre elas e a beleza de cada uma, ao seu modo. E, para ir de uma capital até outra, nada mais simples que o trem! Um trajeto que dura, no máximo, duas horas e meia. Uma semana é ideal para conhecer os principais pontos dessas capitais incríveis.

Venha conosco neste texto saber o que é imprescindível para uma primeira viagem entre Londres e Paris como fazer o trajeto de trem.

Trem: da compra ao desembarque

A Rail Europe, empresa de distribuição de bilhetes de trens europeus, tem um site em português no qual é bem simples comprar as passagens de trem por toda Europa. Basta colocar o trajeto que deseja fazer, no caso, Londres/Paris, o dia e o site mostra os horários, que no itinerário proposto tem trens de duas em duas horas aproximadamente. Assim como na compra de passagens aéreas, os valores dos bilhetes de trem podem mudar de acordo com a demanda e outras razões, portanto, comprar com antecedência é certeza de menores tarifas.

Após a pesquisa, aparecem os preços de cada classe, que são: Segunda, Primeira e a Primeira Classe Business. Na Segunda Classe, a mais econômica, é possível encontrar bilhetes a partir de 39 euros. Escolha feita, é só efetuar o pagamento em cartão de crédito. A partir da Primeira Classe, são servidas refeições, assentos reclináveis, jornais e revistas. Em Londres, os trens do trajeto saem e chegam pela estação St. Pancras e em Paris pelo Gare Du Nord. Em ambas há estações de metrô, ou seja, é muito fácil sair ou chegar a elas de qualquer lugar dessas capitais.

Se você for visitar muitas cidades de trem na Inglaterra ou na França, há, ainda, opção de comprar um tíquete especial de cada país que permite viagens de trem ilimitadas por um período determinado. O site da Rail Europe dá essa opção na seção Bilhetes de Trem.

As viagens de trem são tranqüilas, no caso da Londres/Paris, é indicado chegar com 40 minutos de antecedência para que o check in seja feito. Na passagem há indicação de seu vagão e assento. Quando estiver na plataforma, procure pelo vagão correto, dentro dele, pelo seu assento. Há espaço para as bagagens e não há limite de malas. Mas lembre-se que ninguém irá ajudá-los com ela. Portanto, se fizer uma viagem sozinho, o melhor é não ter muita bagagem para não atrapalhar na subida e descida. Nunca se atrase, os trens costumam sair no horário marcado.

Londres para brasileiro ver

Não adianta, primeira viagem para qualquer lugar é clichê. O turista faz aquilo que todos fazem, ou seja, os principais pontos turísticos. Mas saiba, antes mesmo de sair do Brasil, que na Inglaterra, diferente dos outros países da União Europeia, você vai gastar em libras esterlinas, que tem a cotação mais alta que o euro. Para comprar uma libra precisamos de, geralmente, R$ 3,80 ou R$ 4. Por isso, programe bem a viagem e tente economizar.

Para gastar menos é preciso comprar ingressos com antecedência, utilizar transporte público e até usar esses cartões que dão direito a ingressar em diversas atrações, como o London Pass, que dá acesso às principais atrações da capital inglesa e arredores.

Claro que na sua primeira viagem à Londres, ainda mais se for três ou quatro dias, você não irá conhecer tudo que a cidade tem. O importante é, neste momento, planejar bem o tempo e visitar os principais pontos. Para isso, aprenda a se locomover por Londres!

O metrô londrino

Em Londres são 13 linhas de metrô, cada uma com sua cor. É sempre muito importante saber o sentido da cidade que você vai para poder pegar a linha no trajeto correto, elas são definidas por norte (northbound), sul (southbound), oeste (westbound) e leste (eastbound). É preciso prestar atenção porque lá não é como no Brasil. Uma linha de metrô em São Paulo norte sul, por exemplo, irá passar por todas as estações do trajeto. Porém, em Londres, há trens de determinadas linhas que não vão até a estação final, no letreiro deles está escrito a última estação que irão parar. Então, fique atento com o sentido e com a estação final, tenha sempre um mapa.

Para utilizar o metrô você pode comprar um Oyster Card. Para visitantes, ele custa 5 libras e pode ser adquirido nas estações. Em Londres você paga a tarifa de acordo com as zonas da cidade que embarca e desembarca, portanto, é preciso passar o cartão na entrada e na saída do metrô. Quanto mais longe você for, mais irá pagar. O ideal é que, para cada dois dias em Londres você carregue 20 libras no Oyster. Ele também pode ser usado nos trens que vão para as cidades ao redor da capital.

Atrações para a primeira vez

Lembra das aulas de História na escola com o Palácio de Buckingham, o prédio do Parlamento, o Big Ben e a vida dos  reis e rainhas? Pois bem, em Londres, tudo isso está ao alcance de suas mãos. Só o castelo de Henrique que é fora da cidade, mas dá para ir de trem. Se você não for, ainda assim pode visitar as igrejas, que são verdadeiras joias da arquitetura.

Para fazer uma visitação turística nas igrejas inglesas, é preciso pagar. Já para visitar os museus do governo, a entrada é grátis. Usa o London Pass é uma boa saída para economizar nas visitas. Os ingressos para as principais atrações de Londres e arredores custam, me média, 20 libras. Se você compra um passe desses de três dias, paga 81 libras e pode usá-lo em cerca de 60 atrações. Naquelas que a entrada é gratuita, como museus, eles têm parceria para que o cliente ganhe, por exemplo, um áudio-guia. Para compensar a compra do London Pass, o indicado seria usar pelo menos três entradas por dia.

Veja a lista de locais que você deve ir na primeira visita!

London Eye – Inaugurada em 1999, essa enorme roda-gigante la está ao lado do Rio Tâmisa e tem uma vista linda da cidade do alto de seus 135 metros. Os espertos de plantão podem comprar seu ticket pela internet com 10% de desconto. É o mais indicado comprar com antecedência já que as filas são longas. Há a possibilidade de adquirir um passe que corta a fila com um valor um pouco mais alto. Na portaria, o ingresso comum custa 29,50 libras contra 26,50 libras no site.

Passeio de barco – Muito popular em Londres os passeios de barco pelo Rio Tâmisa são bons para ter uma ideia geral da cidade. A empresa City Cruises tem diversos tipos de roteiros e cabines de venda de ingressos espalhadas pelos portos. Quem te o City Pass tem direito a um passeio.

Nos itinerários do City Cruise você pode descer e subir nos pontos de paradas, como os ônibus, é uma ótima maneira de se locomover pelos pontos turísticos sem pegar o metrô.  O River Red Roover é a opção com itinerário mais completo, no píer custa 17 libras, você pode comprar on-line e ter desconto também, caso não tenha o London Pass.

Tower of London – A  Tower of London é linda, histórica e imperdível! É a fortaleza de Londres, a primeira da Europa, com ótima vista da Tower Bridge. São diversas construções no local, a primeira data do século 11. É preciso, pelo menos, uma tarde para visitar o local. Ali também é possível conhecer as joias da coroa. O ingresso custa 21,50 libras. Porém, a visitação está inclusa para quem tem o London Pass

Palácio de Buckingham – Outro na listinha dos imperdíveis. Muita gente não entra no Palácio, mas vai até os seus portões para vê-lo e tirar fotos. Faça isso! Para 2014, as visitas já estão esgotadas. Custa 19,50 a entrada para ver o interior do local, mas tem que esperar o próximo ano. A estação de metrô mais próxima é a Victoria, dá para ir caminhando até lá.

Picadilly Circus – Nem pense em passar por Londres e não caminhar pela Picadilly Circus! É a praça mais agitada da cidade, com aqueles outdoors eletrônicos e muita agitação. Tem estação de metrô com o mesmo nome nas linhas Piccadily Circus Line e Bakerloo Line.

Parlamento/Big Ben – O Parlamento, construído entre 1840 e 1870 é impressionante. Ele brilha no meio de Londres e a vista do Big Ben na torre norte é emocionante. É um daqueles monumentos que, mesmo que você não entre, já vale ficar de fora admirando. Quem quiser entrar pode escolher entre alguns tipos de tours. A visita guiada em diversas línguas, como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo, custa 25 libras e pode ser comprado on-line ou na bilheteria, conforme disponibilidade. No site oficial do Parlamento há todas as informações.

Passeio de ônibus – Aqueles típicos ônibus de dois andares fazem um passeio por toda a Londres. Eles custam 29 libras no local e o turista pode descer e subir em qualquer uma das paradas da cidade, assim como o barco. É outra maneira prática de conhecer Londres e ter uma visão geral do destino. Também dá para reservar online neste site.

Assista a um musical em West End – Aproveite uma noite para ver um musical em West End, a Broadway de Londres. São inúmeros e há alguns bem conhecidos, como o Fantasma da Ópera e Wicked. Se você descer na estação de metrô de Leicester Square, irá encontrar pelas ruas ao redor várias lojinhas que vendem ingressos. Se quiser pegar bons lugares com preços razoáveis, compre com um pouco de antecedência, assim que chegar à cidade.

A bela Paris

Você saiu de Londres e foi para Paris. Pronto, entrou em outro mundo. Ambas as cidades são impressionantes, mas a capital francesa tem “um certo ar romântico” com aquelas mesinhas dos bares nas calçadas e sua bela arquitetura. O metrô não é tão complexo como o de Londres, mas também há muitas linhas. E prepare-se para subir e descer escadas porque lá escada rolante quase não existe, já que as estações são bem antigas.

Assim como Londres, em Paris será uma delícia caminhar e se perder entre suas ruas. Programa-se, mas deixe-se perder um pouco e conhecer caminhos que não iria percorrer. Para e observe os prédios, famosos ou não, eles são lindos e carregam muita história em suas paredes.

A cidade também tem suas atrações imperdíveis para uma primeira passagem por lá. Veja abaixo quais são.

Torre Eiffel – Claro que você tem que ir. Mesmo que tenha um dia em Paris na sua primeira viagem, ver a Torre é entender a razão pela qual a capital francesa recebe é tão procurada pelos turistas. Com seus 324 metros de altura, ela se destaca na paisagem. Se de dia ela é linda, durante as noites, ela fica toda iluminada. Portanto, aprecie-a nos dois períodos.

O turista também pode subir até quase o topo da Torre Eiffel. Hoje em dia, não é mais preciso ficar na fila para comprar o ticket de entrada. Aqui no Brasil mesmo você pode acessar o site da atração, paga 15 euros (dependendo da sua idade, pode ser mais barato) para ir até o topo, marca o dia e horário no qual quer subir e pronto. O único inconveniente de comprar com antecedência é que se o tempo estiver fechado no dia, não há como saber previamente e a vista não será tão linda como num dia de sol.

Se for um dia de outono ou inverno, vá agasalhado porque no topo venta muito e é mais frio. A subida é muito simples, feita com elevadores. É possível também adquirir a entrada apenas até o segundo andar, mas se você não tem medo de altura, vá até o topo. A vista é incrível, dá para ver o Arco do Triunfo, o Trocadero, a Catedral de Notre Dame, entre outros ícones parisienses.

É preciso tomar certo cuidado ao redor da Torre. Se alguém te perguntar “Do you speak English?” (Você fala inglês), não responda. São pessoas que querem dinheiro, te fazem assinar um abaixo-assinado por qualquer motivo e te pedem 5 euros, pelo menos. Além disso, há muitos que agem em bandos e, enquanto um conversa com o turista, outro rouba a sua carteira, são os “pickpockets”, os batedores de carteira, como dizemos em português. Aliás, no metrô há constantes avisos sonoros para que os passageiros tomem cuidado com os “pickpockets”. Tome cuidado, há muitos pedintes nas ruas de Paris, ao contrário de Londres.

Catedral de Notre-Dame – A catedral é um daqueles monumentos que só de parar e apreciar já é um evento. Pare antes de entrar e aprecie seus arcos e arquitetura, é delicioso olhar. É possível fazer uma vistinha à Notre Dame e ver a parte interna da igreja gratuitamente. Mas também há um tour guiado até as torres, das quais há uma bela vista de Paris. O valor é 8,50 euros e demais informações podem ser encontradas no site oficial. É preciso ficar atento aos feriados, porque neles os passeios são suspensos.

Museu do Louvre – Se você tem poucos dias em Paris, pode esquecer de conhecer bem e completamente o Louvre. É preciso muitas idas ao museu para visitar cada sala. Mas não se preocupe, logo na entrada os visitantes recebem um panfleto indicando as obras mais procuradas no local, como a Monalisa ou a Vênus de Milos.

Uma parte bem interessante é a do Egito, tem até múmia! Separe pelo menos uma manhã ou tarde para visitar o museu. É possível comprar o ingresso regular para ver a coleção fixa ou o combinado com as exposições temporárias. Com ambos, custa em torno de 16 euros. Veja mais informações no site do museu.

Torre de Montparnasse – Paris é linda, então, qualquer vista do alto que tiver da cidade é muito bem-vinda. A Torre de Montparnasse é, na verdade, um prédio. Nele, você pode subir no terraço por 14 euros, que é a torre propriamente dita. São 210 metros de altura e uma linda vista de Paris.

Além disso, da Torre Eiffel vemos muitas coisas, mas, claro, não dá para ver a própria Eiffel. Já em Montparnasse vemos a Eiffel “de camarote”. É possível também apreciar bem a Catedral de Notre-Dame, o Palácio de Luxemburgo e o Cemitério de Montparnasse.

Antes do terraço, há um andar panorâmico, com uma cafeteria e lojinha de souvenirs. O legal é que a torre também fica aberta à noite, portanto, é possível também ter uma visão noturna da cidade. O site deles é ótimo, explica tudo direitinho e tem o português do Brasil como opção de idioma. Jovens de 16 a 20 anos pagam apenas 11,50. Crianças e deficientes também pagam menos.

Arco do Triunfo – um dos símbolos da cidade, o Arco do Triunfo também permite subida em seu terraço. O visitante sobe os 45 metros até o topo de escada mesmo. De lá é possível também ver a Torre Eiffel iluminada e  Champs-Élysées toda bela.

Ele também é um monumento francês, por isso as informações estão neste link: http://arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr/. Custa 9,50 euros a entrada. Se você não quiser subir, pelo menos não deixe da parar perto dele, apreciá-lo e tirar uma foto.

Champs-Élysées – A Avenida mais famosa de Paris é ótima para uma caminhada. Pare nas vitrines das lojas, coma um macarron ou um croissant, mas não deixe de reparar em cada detalhe. Se for percorrer o local com calma, é preciso pelo menos duas horas e bastante disposição para andar.

Serviço

Onde ficar

Londres – Hospedagem econômica – Ibis Budget London Whitechapel
O Ibis Budget London Whitechapel é uma boa pedida, já que as diárias têm bons preços, a partir de 86 libras o quarto, e o café da manhã é bem completo e opcional. Se optar por ele, não deixe de provar os deliciosos croissants. O hotel fica pertinho de duas estações de metrô e leva cerca de vinte minutos delas até o centro de Londres. Ele fica em uma área da cidade dominada por indianos, portanto, há muitos restaurantes de comida da Índia e até lojas com artigos desse país.
Informações: http://www.accorhotels.com/gb/hotel-8033-ibis-budget-london-whitechapel/index.shtml
Experiência do Viajar é Simples no hotel: http://viajaresimples.wordpress.com/2013/11/22/dica-de-hospedagem-em-londres-ibis-budget-whitchapel/

Paris – Hospedagem de luxo – Shangri-la Paris
Um dos hotéis mais luxuosos de Paris fica em um prédio histórico construído por um sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte, o príncipe Roland Bonaparte. Foram quatro anos de construção, até que em 1896, Roland pode se mudar para o local com a família.Em 2006, após o prédio já ter passado por algumas mudanças em sua estrutura original, a rede asiática Shangri-la comprou a mansão e a restaurou por quatro anos. E, no fim de 2010, abriram as portas do Shangri-la Paris, bem em frente ao Palais d´Ièna, com 81 quartos, sendo muito deles com vista para a Torre Eiffel. Diárias a partir de 650 euros.
Informações: http://www.shangri-la.com/paris/shangrila/
Experiência do Viajar é Simples no hotel: http://viajaresimples.wordpress.com/2014/04/04/o-melhor-hotel-de-paris/

Saiba mais no blog

Mais sobre Paris no blog Viajar é Simples, acesse: link 1 e Link 2

Mais sobre Londres no blog Viajar é Simples
Link 1; Link 2; Link 3 e Link 4

* A repórter viajou com apoio da Rail Europe, London Pass, Ibis Budget e Shangri-la Hotel

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários