Monumento Estácio de Sá no Rio de Janeiro tem restauração concretizada

por:
10 de novembro 2010

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo, apresenta à cidade do Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (11/10), a obra de restauração do Monumento Estácio de Sá e a inauguração do centro de visitantes instalado no subsolo do marco da fundação da cidade.

Através de um convênio estabelecido entre a Secretaria Especial de Turismo e o Ministério do Turismo, foi investido, em toda a estrutura do monumento, um total de aproximadamente R$ 352 mil. Além da reestruturação da parte externa, o Rio ganha mais uma novidade. Foi concebido um centro de visitantes, com computadores que serão usados para pesquisa e totens multimídias, onde turistas e cariocas poderão conhecer um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro, através de um conteúdo audiovisual. O local, que também conta com um espaço para exposições de arte, fotografias, esculturas, pinturas, encenações e apresentações musicais, possui um auditório com capacidade para 37 pessoas com projetor, telão e televisores com definição em LCD, podendo ser utilizado para sessões de cinema, palestras, workshops, entre outras atividades.

– Restaurar o marco da fundação da cidade, aliado a tecnologia de informações que o centro de visitantes oferece, é uma forma de resgatar a nossa história, mostrando aos visitantes diferentes etapas do processo evolutivo que o Rio de Janeiro sofreu com o passar dos anos. Com iluminação e segurança 24 horas, estamos revitalizando seu o entorno, atraindo turistas de todas as nacionalidades, que aproveitam o lugar para apreciar as belezas naturais de nossa cidade – conta o Secretário Especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, citando o grande movimento de pessoas que passam pelo local, que já faz parte do corredor turístico da cidade.

A entrega da obra e inauguração do centro de visitantes está marcada para as 10h, e contará com a presença do Ministro do Turismo, Luiz Barreto, do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, do Secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto, do Presidente da Riourbe, Marco Antônio Almeida, da Reitora da Universidade Estácio de Sá, Paula Caleffi, que irá assinar o termo de adoção do espaço.

O monumento, construído pelo Estado da Guanabara e projetado por Lúcio Costa, foi inaugurado em 1973 e teve sua última reforma no ano de 2000. O objetivo era guardar os restos mortais do fundador da cidade, Estácio de Sá, assim como relíquias desse período, se tornando o marco e o memorial oficial da fundação da cidade do Rio de Janeiro.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários