A mostra está dividida em três eixos: Histórica, Preservação e Educação - Crédito: Leo Lara

Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG) começa dia 13 de junho

por: Redação
29 de maio 2018

Ouro Preto (MG) tem diversas razões para festejar em 2018, decretado oficialmente como Ano do Patrimônio Cultural. Este ano, o município, palco de acontecimentos políticos e culturais cruciais para a história do país, completa importantes efemérides: 320 anos da chegada de Antônio Dias, bandeirante paulista fundador do arraial que deu origem à cidade; 80 anos de tombamento, pela Unesco; e 280 anos do nascimento de Aleijadinho, patrono das artes brasileiras, um de seus filhos mais ilustres.

Cenário de diversas produções cinematográficas, como “Os Inconfidentes” e “O Aleijadinho”, ambos dirigidos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), ícone do Cinema Novo, a cidade ganha, anualmente, um reforço de sua aura cinematográfica. Isso porque, há 13 anos, é realizada a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP ), uma das principais mostras de cinema do país. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 13 e 18 de junho e promete atrair um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

O evento conta com uma programação intensa e gratuita, composta por filmes em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo e shows musicais. A CineOP ocupa cartões postais como o Centro de Artes e Convenções (Cine-Teatro, plateia de 510 lugares); o Cine Vila Rica (600 assentos); e a Praça Tiradentes, que recebe a instalação de um cinema ao ar livre, com 1000 lugares e uma privilegiada visão de todo o casario colonial característico da cidade.

Programação

A CineOP está dividida em três eixos: Histórica, Preservação e Educação. O evento oferece ao público uma programação abrangente e gratuita com homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e atrações artísticas. A programação completa está disponível no site: www.cineop.com.br.

 

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários