- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG) começa dia 13 de junho

Ouro Preto (MG) tem diversas razões para festejar em 2018, decretado oficialmente como Ano do Patrimônio Cultural. Este ano, o município, palco de acontecimentos políticos e culturais cruciais para a história do país, completa importantes efemérides: 320 anos da chegada de Antônio Dias, bandeirante paulista fundador do arraial que deu origem à cidade; 80 anos de tombamento, pela Unesco; e 280 anos do nascimento de Aleijadinho, patrono das artes brasileiras, um de seus filhos mais ilustres.

Cenário de diversas produções cinematográficas, como “Os Inconfidentes” e “O Aleijadinho”, ambos dirigidos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), ícone do Cinema Novo, a cidade ganha, anualmente, um reforço de sua aura cinematográfica. Isso porque, há 13 anos, é realizada a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP ), uma das principais mostras de cinema do país. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 13 e 18 de junho e promete atrair um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

O evento conta com uma programação intensa e gratuita, composta por filmes em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo e shows musicais. A CineOP ocupa cartões postais como o Centro de Artes e Convenções (Cine-Teatro, plateia de 510 lugares); o Cine Vila Rica (600 assentos); e a Praça Tiradentes, que recebe a instalação de um cinema ao ar livre, com 1000 lugares e uma privilegiada visão de todo o casario colonial característico da cidade.

Programação

A CineOP está dividida em três eixos: Histórica, Preservação e Educação. O evento oferece ao público uma programação abrangente e gratuita com homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e atrações artísticas. A programação completa está disponível no site: www.cineop.com.br.