O Museu fica a 360 quilômetros de Montevidéu - Crédito: Serrana Diaz

Museu a céu aberto no Uruguai ganha reforma para comemorar 25 anos

por: Redação
14 de agosto 2018

O “Museo Abierto de Artes Visuales” é um dos mais importantes ao ar livre da América Latina. Ele fica na cidade de San Gregório de Polanco, localizado no departamento de Tacuarembó, Uruguai, a 360 km da capital do país. O espetáculo das artes a céu aberto uruguaia completa 25 anos e recebe novos ares.

O acervo celebrou um quarto de século com obras dos mais diversos artistas e ganhou de presente várias iniciativas realizadas em parceria com o Ministério de Turismo uruguaio, como a realocação e renovação da sinalização; um novo plano de Gestão; ajuste dos conteúdos para a edição do Walking Tour dos murais e esculturas em homenagem aos 25 anos do Museu; Calendário de eventos; entre outras atividades.

San Gregório de Polanco possui atualmente mais de 60 murais, o museu oferece uma vista pitoresca a seus visitantes. Mais de 160 murais fazem parte da história do departamento de Tacuarembó. Também se recuperou uma das obras mais importantes do trajeto, o mural executado em 2005 com coprodução do artista Gustavo Montans.

Os estilos e os temas das obras são bem variados, estão associados com a história da cidade, com a história de seus habitantes e com a do país em geral, já que se encontram pinturas em vários lugares sobre o artista internacional Carlos Gardel. A partir do ano de 1997, além das pinturas, foram incorporadas esculturas por todo departamento. Nesse ano de 2018, San Gregório de Polanco ganhou mais uma grande arte. Uma escultura metálica, assinada pelo renomado escultor uruguaio Octavio Podestá, compõem a vista do Parque de Esculturas do balneário.

O início de tudo

Em 10 abril de 1993, o espaço tornou-se o primeiro museu a céu aberto com a iniciativa do Serviço Ecumênico para a Dignidade Humana (SEDHU) e da Comissão de Amigos da Arte e Cultura de San Gregorio, do conselho local, vizinhos da zona e depois com o apoio da Intendência Departamental de Tacuarembó. Uma semana antes da inauguração, vários artistas que registraram sua arte nas paredes e ruas da cidade foram convocados em San Gregório de Polanco. Para o dia de abertura havia mais de 30 trabalhos. Entre os artistas mais proeminentes que participaram da criação do museu estão Gustavo Alamón, Cléver Lara, Tomás Blezio, Luis Scarpa e Luis Muro.

Para comemorar 20 anos de abertura do museu em Março de 2013, um “tapete Integrador” de 150 m foi pintado na rua principal. Realizou-se esse trabalho em homenagem ao artista local Julio Uruguay Alpuy.

Desde 1997, o museu é declarado de interesse nacional e recebe artistas nacionais e internacionais que, ao visitar o local, deixam sua marca artística.

Confira mais informações sobre o museu e o Uruguai no site www.turismo.gub.uy

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários