Museu Tam aumenta acervo em exposição

por:
1 de março 2011

O visitante do Museu Tam (www.museutam.com.br) pode conferir mais duas aeronaves no acervo exposto em São Carlos, interior paulista: um Hawker Siddeley HS-125 doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) e um ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher, integralmente construído e montado nas oficinas de restauração da instituição. Agora, são 76 unidades em exposição, o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea. Desde junho do ano passado, quando foi reinaugurado, o Museu Tam já recebeu mais de 88 mil visitantes.

“Assim que terminamos o processo de restauração, apresentamos para o público essas duas peças tão importantes. Como o museu é um local de descobertas e que apresenta grandes capítulos da história da aviação, novidades como essas nos ajudam a cumprir a missão de encantar o público e de provocar o conhecimento a partir de novas experiências”, afirma João Amaro, presidente do Museu Tam.
 
Utilizado pela FAB desde a década de 1960, o HS-125 é um bimotor a jato que serviu para o transporte de autoridades e foi utilizado para a calibragem dos equipamentos e dos instrumentos de aproximação dos aeroportos e das bases aéreas brasileiras. “Ele fez parte do Grupo Especial de Inspeção de Voo. Em pouco tempo, ganhou dos pilotos o apelido de 'avião laboratório', e entrou para a história como uma aeronave que contribuiu para o bom desenvolvimento da aviação nacional. Homenageamos a FAB e a nobre missão do HS-125, conservando a sua pintura e suas características originais”, destaca João Amaro.
 
A outra novidade, o Breezy, foi  um  dos primeiros ultraleves construídos nos Estados Unidos, em 1965. Vendido em kits para ser montado em casa, com dois assentos (piloto à frente, passageiro atrás), o modelo é um dos mais populares e antigos do mundo. Hoje, apenas as suas plantas são vendidas. Para a sua construção, a equipe de restauração do Museu  decidiu  utilizar motor de 115 HP na traseira (“pusher”) e as asas do Piper J-3, modelo mundialmente conhecido como uma das mais notáveis aeronaves de instrução.

Além de peças raras, o Museu Tam tem auditório para palestras, conferências e eventos culturais; área de acolhimento e lanchonete. Em uma área dedicada a turbinas, o visitante conhece o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos. Com diversas atrações relacionadas ao universo da aviação, há ainda uma exposição de uniformes que apresentam a evolução da moda no setor desde a década de 60 e o espaço Rolim, que traz história, aeronaves e trajetória da Tam Linhas Aéreas e de seu fundador, o comandante Rolim Amaro.  

Contato: (16) 3306-2020.

Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h00 às 16h00 (entrada autorizada até as 15h).

Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.

Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.

Estacionamento e wi-fi gratuitos.
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários