Nova York terá maior comemoração do Oriente do Ano Novo Chinês

por:
26 de janeiro 2011

Da mesma maneira que a virada de Reveillon em 31 de Dezembro marca a maior festa do ano em Nova York, o Ano Novo Lunar Chinês é a maior e mais significativa comemoração no Oriente (incluindo, além da China, Vietnã, Coréia e Japão). Entre as tradições, estão a limpeza anual da casa para “varrer o azar” e lanternas de papel simbolizando boa sorte e fortuna. Os desfiles de rua complementam toda a mítica, com enormes dragões de papel, danças e tambores típicos acompanhados de fogos de artifício. Crianças ficam ansiosas para receber dinheiro nos “evelopes vermelhos da sorte” , além de frutas, bolo e doces. Na astrologia chinesa, a partir de 03 de fevereiro começa o Ano do Coelho. O animal é associado à paz e calma no zodíaco. Confira abaixo os eventos comemorativos. E como dizem em mandarim, gōng xǐ fā cái!

29/30 de Janeiro e 05 de Fevereiro
Walking Tour: Aquecimento para o Ano Novo em Chinatown
MOCA – Museu dos Chineses na America, das 13:00 às 14:30 –  $18 ($15 idosos e estudantes), www.mocanyc.org
Um tour guiado por Chinatown mostra um dos maiores bairros chineses do mundo por uma ótica cultural. Conheça as tradições, os costumes e conheça o “backstage” com preparativos para a festa de Ano Novo.  

29 de Janeiro
All-Access Senior Day
Museum of Chinese in America, das 10 às 17 horas  – www.mocanyc.org
Aproveite a entrada free do Museu dos Chineses na América para maiores de 65 anos.

03 de Fevereiro
Cerimônia de Rojões e Festival Cultural
Sara D. Roosevelt Park (Forsyth Street between Grand and Hester Streets), das 11:00 às 15:30 – www.betterchinatown.com
Entre com tudo no Ano do Coelho. A cerimônia de rojões e o festival cultural arrebanham centenas de pessoas por sua música, dança e rojões. Este ano estão previstos mais de 600 mil fogos.

06 de Fevereiro
12ª Parada e Festival do Ano Novo Lunar de Chinatown
O desfile começa nas ruas Hester e Mott, Manhattan; O Festival ocorre no Sara D. Roosevelt Park (Forsyth Street entre ruas Grand e Hester); das 11:30 às 16:004 – www.betterchinatown.com
Corra para Chinatown e confira a maior festa de rua do Ano Novo Lunar Chinês dos EUA. Muitos dragões, lanternas, danças típicas e muito mais. De acordo com os Organizadores, os melhores pontos de observação ficam Allen Street entre as ruas Grand e Canal .

Lion Dance Performance
China Institute, início às  11 da manhã – www.chinainstitute.org
Chegue cedo para garantir um bom lugar. A apresentação ocorre do lado de fora do instituto localizado no Upper East Side e apresenta acrobatas e especialistas em artes marciais. Artistas se revezam em performances e trajes típicos de saltar os olhos. Todos dão as boas vindas ao Ano do Coelho  com magníficas mostras de expressão corporal e movimentos que prometem afastar o mal.
 
Parada de rua em Flushing
12 de Fevereiro
Parada do Ano Lunar em Flushing
Começa na 37th Avenue e Union Street, no Queens – das 11:00 às 13:00.
Viva a emoção das cores e sons de tambores chineses, dragões e performers. Acompanhe junto com a multidão a escalada das batidas à medida que o desfile se desenrola e os fogos de artifício são lançados. Após as comemorações, aproveite também para prestigiar as duas festas patrocinadas pela Flushing Chinese Business Association e pela Korean American Association of Queens.
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários