Novidades das estações de esqui pertinho de Santiago

por:
13 de maio 2016

Santiago do Chile tem um charme especial: é uma capital aos pés da Cordilheira dos Andes. Dos seus prédios históricos, dos mirantes e ao andar pelas ruas cheia de edifícios, no horizonte, os Andes aparecem. É relaxante ter esta paisagem de picos nevados nos acompanhando de praticamente todos os pontos da cidade. Por essa proximidade, Santiago brinda o turista e seus habitantes com algo muito especial, a proximidade com estações de esqui.

Basta subir a Cordilheira dos Andes para encontrar as estações de esqui próximas da capital. Há duas delas que se destacam por sua tradição e boa infraestrutura que oferecem. Uma delas é Valle Nevado, separada da capital por menos de uma hora de estrada. A outra é Portillo, a duas horas de Santiago, pertinho da fronteira com a Argentina.

Estar em até duas horas em estações de esqui com infraestutura completa é uma particularidade de Santiago, nenhuma outra capital da América do Sul oferece a facilidade. E, para os brasileiros, a vantagem é ter diversos voos diários saindo de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, sem necessidade de conexão. Ou seja, se não quiser curtir Santiago, é só sair do aeroporto e subir para as estações, no mesmo dia já poderá esquiar. Caso queira, dá para passar uns dias na capital chilena e outros esquiando, ou até ir bem cedinho esquiar em uma delas e voltar no fim da tarde para aproveitar a noite em Santiago.

O inverno de 2016 promete ser um dos melhores dos últimos anos. A neve começou a cair em abril nas proximidades de Santiago. Para aproveitar bem os meses de inverno, as estações de Portillo e Valle Nevado estão cheias de novidades e promoções, facilitando a ida dos brasileiros para os destinos e aumentando as possibilidades de diversão. E, claro, o Viajar é Simples te conta tudo.

Tradição e novidades em Portillo

A história de Portillo se confunde com a do esqui no Chile. Quando em 1887 começaram estudos para fazer uma ferrovia para cruzar os Andes entre Argentina e Chile. Os engenheiros ingleses foram estudar a região em seus esquis e foram os primeiros a aproveitar o inverno dessa maneira por ali. Alguns anos depois, ferrovia já funcionando, chilenos e estrangeiros começaram a aproveitar os arredores de Portillo para esquiar. Não demorou muito para que uma associação fosse formada e, finalmente, em 1949 o hotel local foi inaugurado com 125 quartos. Assim surgiu a primeira estação de esqui do país a 164 quilômetros ao norte de Santiago.

Ao longo dos quase 70 anos de funcionamento do hotel, Portillo só cresceu e se modernizou. A paisagem não poderia ser melhor, uma grande construção amarela, neve cobrindo os Andes e a Laguna del Inca, no meio de tudo, dando um charme especial. Se contornar a propriedade, mais uma surpresa, uma bela piscina de água muito quentes nas quais os hóspedes podem ficar em seus momentos fora das pistas, mas sem deixar de olhar o belo cenário.

O que esperar?

Contando com a previsão de muita neve para este inverno, Portillo já abre suas 34 pistas e dá o pontapé na temporada dia 18 de junho. A previsão de término é 01º de outubro, mas se tiver neve, pode ser estendida. Para se movimentar entre as pistas, são 14 meios de elevação. Não sabe esquiar ou fazer snowboard? Não tem problema, Portillo oferece aulas para os iniciantes, seja adulto ou criança maior de quatro anos.

A base de Portillo fica a 2.880 metros de altura, seu topo chega a 3.322 metros. As pistas são dividas da seguinte forma: 15% para iniciantes, 30% para intermediários, 30% avançado e 25% experts. Além dos esportes, ainda dá para descer as montanhas nevadas em uma espécie de boia, é o snowtubing. Para fazer caminhadas na neve, há raquetes para os pés.

Hospedagem

Lembra do hotel aberto em 1949 com 125 quartos? Pois bem, o Hotel Portillo ainda hoje é o principal da estação de esqui. Atualmente, após diversas reformas e modernizações, tem 123 acomodações. Apesar de guardar seu charme de construção histórica, ele não deixa nada a desejar. Os quartos têm conexão wi-fi, telefone, cofre, secador de cabelos e frigobar. Sua infraestrutura conta com quatro restaurantes, ginásio com quadra poliesportiva, fitnesse center, piscina, jacuzzi, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, clínica médica e serviço de aluguel de esqui.

A poucos metros do Hotel Portillo, há opções mais econômicas de hospedagem. São os lodges Octagon e Inca. O Octagon tem 15 apartamentos com quatro beliches cada e banheiro privativo. O Inca possui 20 quartos compartilhados e os banheiros ficam nos corredores para uso de todos os hóspedes. Para completar, Portillo tem cinco chalés que hospedam de quatro a oito pessoas.

Promoção
E, pode preparar suas reservas porque tem promoção para quem já quiser ir logo no começo da temporada. O casal que se hospedar por lá na primeira semana de julho (de 02 a 09) por três, quatro ou sete noites, poderá levar uma criança para esquiar grátis no programa All Inclusive. O pacote inclui hospedagem, quatro refeições por dia, passes para os meios de elevação, aluguel de equipamentos e aulas em grupos. Além disso, quem optar por sete diárias tem traslado desde Santiago.

Há mais seis datas nas quais crianças poderão esquiar grátis, são elas: de 18 a 25 de junho; de 25 de junho a 02 de julho, de 27 de agosto a 03 de setembro, de 03 a 10, de 10 a 17 e de 17 a 24 de setembro. Já de 24 de setembro a 01º de outubro o benefício se estende para dois filhos, ou seja, cada casal leva duas crianças grátis.

Existe, ainda, a possibilidade de incluir uma noite grátis na capital chilena. Essa promoção é válida para pacotes com saídas entre 30 de julho e 27 de agosto. Inclui uma diária nos hotéis Grand Hyatt ou no The-Ritz-Carlton para pacotes de no mínimo sete noites em Portillo.

Serviço
Portillo
Site: www.skiportillo.com
Valor: hospedagem de sete noites no Hotel Portillo a partir de US$ 2.150 por pessoa com tudo incluído (quatro refeições, sete dias de esqui e uso das instalações do hotel).
Preço para um dia de passe de esqui: a partir de US$ 44 (para uso de meios de elevação que levam às pistas)

Valle Nevado para todos os gostos

A apenas 60 quilômetros da capital chilena, a estação de esqui é ideal para quem quer passar alguns dias por lá ou apenas fazer uma excursão diária devido sua proximidade de Santiago. Aberta em 1988 e inspirada na estação de esqui francesa Lê Arcs, Valle Nevado se prepara para abrir a temporada de 2016 em 24 de junho e previsão de encerramento em 22 de setembro. Neste período, os visitantes poderão desfrutar de 42 pistas, 15 teleféricos e mais de 10 bares e restaurantes.

Novidades para 2016

Mesmo que, contrariando as previsões, não haja muitas nevascas nesta temporada que se aproxima, não se preocupe. Valle Nevado inaugura a segunda fase de implantação de máquinas de fabricação de neve artificial. O sistema anterior tinha 19 armas em uma área de 2,7 km². O novo setor acrescenta mais 10 canhões que cobrirá 1,8 km².

Outra novidade é o bilhete eletrônico nos meios de elevação que dão acesso às pistas. O cartão se chama Valle Plus e permite recarga online. Ele pode ser adquirido pela internet, sem necessidade de passar pela bilheteria e pegar filas. Um chip permite identificar o cliente.

Na gastronomia os visitantes também podem esperar novidades. O terraço do Bar Lounge foi reformado e está com novas churrasqueiras. O restaurante Plaza de la Gôndola, localizado na Curva 17, onde são recepcionados aqueles que vão ao Valle Nevado apenas para passar o dia, também foi ampliado. Enquanto saboreiam uma deliciosa refeição, os clientes podem apreciar as pessoas esquiando. No cardápio, espetinhos, crepes, sanduíches e sopas.

Outra novidade fica por conta das lojas da marca Patagonia roupas de montanha, e da Sol Alpaca, com a melhor coleção de lã alpaca peruana. As lojas estão localizadas na área da Plaza Del Sol (setor piscina e salão de lojas). Para os esquiadores foram lançadas a nova categoria “Demo” de equipamentos de esqui (Alpino, Randonée, Heliski e Freestyle). Estão disponíveis equipamentos de geração 2017 e a mais moderna tecnologia em botas de Esqui e Snowboard, novos equipamentos para esquiadores intermediários e principiantes e mais equipamentos da linha Prestige para esquiadores avançados. Há também maior número de armários para guardar os pertences, propiciando maior comodidade e segurança.

Hospedagem

Valle Nevado tem diferentes tipos de hospedagem. São três hotéis: Valle Nevado, Tres Puntas e Puerta del Sol. O Valle Nevado é o mais exclusivo deles com 53 apartamentos e oferece acesso direto às pistas. Todos os quartos possuem Wi-Fi e terraço para que você desfrute da melhor vista da Cordilheira dos Andes. O hotel também abriga um restaurante de comida mediterrânea, La Fouchette, escolinha infantil, fitness center e spa abertos a todos os hóspedes também dos outros hotéis.

O hotel Tres Puntas está localizado a apenas 150 metros das pistas. É o que oferece menor preço e ainda tem pub e restaurante. Já o Puerta del Sol passou por uma grande modernização em 2009 e é ideal para famílias pois conta com quartos conjugados. Os terraços têm vista para as pistas ou para o vale. Fica a 50 metros do local de esqui.

Outra possibilidade de hospedagem são os apartamentos distribuídos em oitos edifícios. Com opções de dois a quatro dormitórios, adega, estacionamento, aquecimento, cozinha completa e a poucos metros das pistas.

Facilidades no pagamento e parceria Itaú

Para facilitar a ida dos brasileiros, Valle Nevado tem algumas facilidades para quem vive no Brasil. Uma delas é o parcelamento do pacote em 12 vezes através de uma parceria com a Pagtur, especializada em pagamentos de serviços turísticos. A empresa faz até 12 parcelas no cartão de crédito e já está disponível para compra de pacote com 16 operadoras.

Outra parceria que dá vantagem aos brasileiros foi feita com o Itaú. Os clientes do banco que pagarem suas reservas com cartões de crédito ou débito Itaú Personnalité no Brasil terão benefícios como desconto de 15% para pacotes nos hotéis Valle Nevado, Puerta del Sol e Tres Puntas; uma degustação exclusiva de vinhos chilenos durante a estadia (para um grupo de 20 pessoas no máximo); um drinque de boas-vindas para ser consumido em qualquer um dos bares do hotel Valle Nevado ou Puerta del Sol; e 15% de desconto na locação de apartamentos residenciais. Para clientes de outros segmentos do banco, os descontos variam de 10% a 20% em serviços (aluguel de equipamento, aulas, bares & restaurantes, ingressos), desde que pagos com os cartões de crédito ou débito Itaú.

Serviço
Valle Nevado
Site: www.vallenevado.com/pt
Valor: A partir de US$ 2464 para o casal, porém, sem passe de esqui e refeições, apenas a hospedagem. No hotel Tres Puntas a partir de US$ 3.556 o casal com passe de esqui e meia pensão.
Preço para um dia de passe de esqui: a partir de US$ 68 (para uso de meios de elevação que levam às pistas) e inclui aluguel de equipamento.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários