- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Começam obras na pista principal do Aeroporto de Salvador

A pista principal do Aeroporto de Salvador (10/28) entra em obras de requalificação a partir desta quarta-feira (12/09). O objetivo é a melhoria da infraestrutura e aumento da segurança e conforto das operações.

As intervenções fazem parte das exigências do Contrato de Concessão do Aeroporto de Salvador. A conclusão dos serviços na pista principal está prevista para o mês de outubro de 2019.

A 10/28 já opera de acordo com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A requalificação atribuirá mais eficiência e segurança às operações, dentro dos padrões internacionais, e aumentará a vida útil da pista, reduzindo assim a necessidade de serviços de manutenção corretiva e seus impactos.

Etapas x impactos

As obras foram divididas em três etapas, com o objetivo de causar menor impacto às atividades do Aeroporto. Nas duas primeiras fases, pousos e decolagens ocorrerão normalmente. Não será necessário fazer o fechamento total da pista, apenas parcial.

A primeira etapa das intervenções começa nesta quarta-feira (12/09), tem duração de quatro meses e deve ser concluída em janeiro de 2019. Esta fase contempla recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA).

Esta fase inicial prioriza os 900m finais da pista e está sendo executada durante o período diurno, das 07h30 às 17h30. Desta forma, os voos internacionais não serão afetados por conta da intervenção, uma vez que operações com aeronaves de grande porte acontecem geralmente no período noturno, momento em que a 10/28 estará com sua extensão totalmente disponível.

Haverá intervenção também na taxiway A, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens.

Outras etapas

A segunda fase das intervenções físicas será do mês de janeiro até abril de 2019, concentrada nos 900m iniciais da pista principal. A terceira fase, por sua vez, será entre os meses de maio a agosto do mesmo ano e concentrará as atividades na parte central da pista.

As companhias aéreas que operam no Aeroporto foram comunicadas antecipadamente a respeito das intervenções, a fim de mitigar possíveis impactos aos passageiros.

Manutenção

Adicionalmente às obras previstas no Contrato de Concessão, ainda no mês de setembro, nos dias 25, 26, 27 e 29, serão realizados serviços de manutenção programada na pista principal.

Serão feitos serviços de remoção de borracha e recuperação asfáltica manutenção do sistema de balizamento e revitalização da sinalização horizontal. Estes serviços acontecem entre 02h00 e 06h00 da manhã, momento em que a pista 10/28 estará fechada para as operações.