- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Paraíba inicia pré-carnaval com show de Elba Ramalho na capital e festa no sertão

A Paraíba é muito mais que sol e mar, literalmente, em fevereiro. Conhecida mundialmente pelo forró pé-de-serra e o xaxado, a terra de Zé e Elba Ramalho, Antonio Barros & Cecéu, Chico Cesar e Lucy Alves entre outros grandes músicos o Estado nordestino vai ter muito samba e frevo nas suas principais cidades durante o reinado de Momo. A folia tem início em João Pessoa, capital do estado nesta sexta-feira (02/02) com a abertura do projeto pré-carnavalesco Folia de Rua com Elba Ramalho. A programação prossegue até o dia 10 de fevereiro com desfile de dezenas de blocos pelas ruas dos bairros da capital da Paraíba. Nas demais cidades do litoral e interior do Estado a folia tem início na próxima semana.

No litoral paraibano os destaques são para as cidades do Conde, no litoral Sul, e Lucena, no litoral Norte. O município do Conde está localizado a pouco mais de 35 km de João Pessoa. Os festejos carnavalescos na cidade litorânea são realizados na praia de Jacumã, que recentemente passou por uma melhoria na sua orla, possibilitando a apresentação das agremiações carnavalescas. Em Lucena (distante 56 km de João Pessoa) a expectativa é de que milhares de pessoas e turistas visitem a cidade durante os festejos momescos.

Em Campina Grande, distante cerca de 130 quilômetros da capital, o Carnaval da Paz tem início somente no dia 08 de fevereiro, e o Tradição tem abertura oficial marcada para o dia 10. Os desfiles das agremiações carnavalescas acontecem entre os dias 11, 12 e 13 de fevereiro no centro da cidade.



Booking.com

Indo em direção ao Sertão, as cidade de Sousa e Cajazeiras têm um conhecido e tradicional Carnaval de rua que é marcado pela participação maciça dos foliões e turistas. A abertura oficial acontece no dia 9 de fevereiro (sexta-feira) com o desfile de blocos carnavalescos. Também está confirmada a realização do tradicional Baile do Havaí no Campestre Clube. O Carnaval de Sousa, o Sorri Folia 2018, será realizado entre os dias 8 e 13 de fevereiro. A festa tem alusão ao senhor Zezito de João Domingos, o grande homenageado.

Infraestrutura e folia – Há 31 anos, surgiu em João Pessoa o projeto Folia de Rua, prévia carnavalesca que reúne mais de 100 blocos que saem pelas ruas, praias e bairros da capital paraibana reunindo milhares de foliões e turistas. A prévia tem início nesta sexta-feira (2) de fevereiro e só termina na famosa ‘Quarta-feira de Fogo (13 de fevereiro). Nesses 15 dias de folia serão dezenas de cantores e instrumentistas se apresentando entre os pólos e blocos da maior prévia carnavalesca do país. Vale destacar três grandes blocos que saem às ruas uma semana antes do Carnaval: as Virgens de Tambaú (Domingo, dia 4), o Muriçocas de Miramar (Quarta-feira de Fogo, dia 7) e o Cafuçu (Sexta-feira, dia 9).

As Virgens de Tambaú surgiu em 1987, quando um grupo de amigos vestidos de mulher usou um carro velho com microfone e autofalante para percorrer as ruas de Tambaú. O arrastão das Virgens de Tambaú é considerado um dos mais divertidos da capital paraibana, na Folia de Rua de João Pessoa. Homens vestidos com perucas e fantasias irreverentes desfilam ao som dos trios elétricos com muita animação no domingo que antecede o Carnaval.

Já o Muriçocas foi criado no ano de 1986 por um grupo de amigos residentes no bairro de Miramar. O bloco cresceu, criou asas e consegue sozinho arrastar mais de 200 mil pessoas pela avenida Epitácio Pessoa em direção à praia de Tambaú. Neste ano a grande atração será o cantor pernambucano Alceu Valença.

Na sexta-feira (24 de fevereiro) a agitação fica por conta do Bloco Cafuçu. Irreverente, o bloco sai às ruas desde 1989. O nome é uma alusão a um termo utilizado para definir pessoas com ‘Maus modos’ ou que usavam roupas fora da moda. Desde 1997, o Cafuçu desfila pelas ruas do Centro Histórico de João Pessoa.

Paz, praia e tranqüilidade – Passada a agitação, João Pessoa oferece uma ótima infraestrutura hoteleira com mais de 14 mil leitos e modernos meios de hospedagens. Mas são os roteiros de passeios e praias que encantam quem vem em busca de lazer, paz e tranqüilidade. O passeio turístico pela cidade de João Pessoa pode começar com um roteiro para pedestres pelo Centro Histórico da Capital. O turista que optar por este tipo de passeio poderá contemplar cerca de 50 monumentos e localidades históricas que se dividem em ruas, praças, prédios e igrejas. Durante o passeio, os turistas terão contato com diversos estilos arquitetônicos que passam do barroco à arquitetura colonial. Em todos os monumentos há placas indicativas do ano da construção e o estilo arquitetônico.

A programação carnavalesca da Paraíba pode ser acessada diretamente no portal da PBTur: www.destinoparaiba.pb.gov.br (http://destinoparaiba.pb.gov.br/calendario-de-eventos/)


Booking.com