Paranapiacaba (SP) lança programação do Carnaval

por:
2 de março 2011

Na segunda-feira (07/03), o Carnaval de Paranapiacaba entrará no samba. Em 2011, a grande novidade será o baile voltado ao público infantil. A matinê acontece das 1400 às 17h00. Já o tradicional Baile de Máscaras será das 18h30 às 22h, no Clube União Lyra-Serrano (rua Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa). O baile terá a animação da Banda Lira de Santo André, que apresentará um repertório baseado nas antigas marchinhas de Carnaval. A entrada é gratuita e os foliões terão apenas que caprichar nas máscaras.

Além da Banda, que terá repertório com clássicas canções, como Alá-Lá-Ô, A Jardineira, Apareceu a Margarida, Mamãe eu quero e a Marcha da Cueca, o 2º Baile de Máscaras do Carnaval de Paranapiacaba será animado pela Turma do Funil. A festa é indicada para maiores de 18 anos ou menores acompanhados pelos responsáveis. A matinê terá entrada para a criançada de até 12 anos.

Antes das festas de salão, na segunda-feira às 13h, os tamborins começam a esquentar o Carnaval de Paranapiacaba. As escolas G.R.C.E.S. Mocidade Independente Cidade São Jorge, G.R.C. Escola de Samba Tradição de Ouro e a Corte do Carnaval 2011 de Santo André levarão 100 integrantes para invadir as ruas da charmosa Vila. Os sambistas desfilarão até as 14h.

No dia seguinte, na terça-feira (8), a diversão continua em Paranapiacaba. A partir das 13h, o Bloco das Bruacas, grupo no qual os homens se vestem de mulheres, animarão os foliões. A concentração será no bar do campo e o grupo é formado por moradores da Vila.

A organização do Carnaval 2011 em Paranapiacaba é do Departamento de Turismo de Santo André e integra o calendário de atividades turísticas da cidade. A Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) e o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) oferecerão suporte ao trânsito, segurança e limpeza da Vila, já a infra-estrutura é de responsabilidade da Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.

Outras atrações da Vila

Além do Carnaval, a Vila de Paranapiacaba apresenta uma série de outras atrações para o visitante. Além da  arquitetura antiga da vila ferroviária construída por ingleses no século 19, a Maria Fumaça é uma das principais atrações do local. O passeio custa R$ 5 e sai da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disponibiliza o Expresso Turístico Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do País, e segue para a Vila.

O passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada. A compra é realizada somente em dinheiro e diretamente nas bilheterias (Estação da Luz e Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10-Turquesa), das 6h às 18h30 (todos os dias). A disponibilidade de passagens é de responsabilidade da CPTM.

Como chegar

Para chegar à Vila de carro, o interessado deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível ir de ônibus, que sai do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-1019).

Mais informações sobre o Carnaval e os passeios na vila podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas da Vila, tel. 4439-0237, ou no site  da Prefeitura de Santo André: www.santoandre.sp.gov.br.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários