- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Paraty é candidata a Patrimônio da Humanidade da UNESCO

Em 2017, Paraty (RJ) recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO. E, em março deste ano, o destino comemorou mais uma vitória. A UNESCO também aceitou sua candidatura para se tornar um Patrimônio da Humanidade. “Agora, é preciso esperar que a organização faça uma visita, que deve acontecer no começo de 2019, para ver se o título pode ou não ser concedido”, conta o diretor do Paraty Convention & Visitors Bureau, Hans Neus.

O diretor explica que Paraty já havia tentado a candidatura anteriormente e não foi aceita, porém, desta vez, toda a inscrição foi feita de forma diferente. “Não mostramos apenas a parte arquitetônica e histórica da cidade, mas todo o conjunto, envolvendo a natureza em a cidade que está inserida e a cultura”, acrescenta.

Paraty é Monumento Nacional tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1966, porém, a nomeação como Patrimônio da Humanidade a colocaria em outro patamar, de acordo com Neus. “A chancela da UNESCO é extremamente importante não apenas para promoção e divulgação, mas, também, para o desenvolvimento sustentável social, econômico e cultural da nossa região. Para se ter uma ideia, a rede Cidades Criativas está presente em 72 países. No Brasil, apenas Paraty, Belém e Florianópolis detêm o título de Cidade Criativa da Gastronomia, impulsionando toda a cadeia produtiva deste ramo, que envolve desde o pescador e o agricultor até o chef de cozinha”, explica.

Sobre o título de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO, Neus acrescenta que ele foi concedido não só pelos pratos feitos e com origem na cidade, mas por todo o processo do alimento até que ele chegue à mesa. Paraty tem, por exemplo, toda uma herança de pesca, com pescadores que todos os dias oferecem peixes e frutos do mar frescos aos consumidores locais.


Booking.com