- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Parque Ecológico Imigrantes será aberto ao público em São Bernardo do Campo (SP)

Assim como desabrocham os arranjos florais japoneses Ikebana, o Parque Ecológico Imigrantes (PEI) − uma realização da Fundação Kunito Miyasaka, nasce a partir da vontade de ser um símbolo de algo maior que o próprio meio físico. O parque, um presente da comunidade japonesa à brasileira, será inaugurado no dia 29 de novembro de 2018, às 10h00, com um evento no portal de entrada. A abertura do PEI ao público consta como um dos principais eventos de sustentabilidade do calendário de comemorações dos 110 anos da imigração nipônica ao Brasil.

Como um projeto que brota da força e dos cuidados com o meio ambiente impressos na história da cultura nipo-brasileira, o PEI está localizado no coração da Mata Atlântica, no Km 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo. Após a inauguração, a operação se dará por meio de visitas gratuitas e monitoradas para o público, com agendamento prévio pelo site www.parqueecologicoimigrantes.org.br. A plataforma de agendar as visitas estará disponível na semana seguinte à inauguração com calendário aberto nas quartas-feiras, a partir do dia 12/12.

Próximo à cidade de São Paulo, será um espaço de contemplação da Mata Atlântica, que reúne em si a filosofia japonesa do Mottanai (termo que transmite a sensação de pesar em relação ao desperdício) e os conceitos de Sustentabilidade, que serviram como ponto de partida para a criação de formas, volumes e estruturas que valorizassem e permitissem o menor impacto possível ao meio ambiente. Além das premissas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, ecoturismo, construção sustentável, pesquisa, bioconstrução, educação ambiental, preservação das fontes de água e controle dos efluentes, o uso de energia limpa e a inclusão da comunidade local.

De acordo com o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Dr. Roberto Yoshihiro Nishio, “foram 11 anos de trabalho, esforço e superação de desafios para tornar realidade o primeiro parque do mundo a obter a certificação de sustentabilidade AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental ou Haute Qualité Environmentale) – conquistada por meio de práticas ambientais adotadas desde a concepção do projeto, passando pela execução, até o uso e operação das instalações”.

Na área de educação ambiental, o parque fechou convênios com órgãos públicos estaduais, municipais e universidades, para contribuir com a introdução, no conteúdo programático das escolas, de temas que podem ser exemplificados e demonstrados aos alunos nas visitas monitoradas. No setor acadêmico, de ciência e pesquisa, o objetivo é estimular os estudos em Ecologia, Biologia Evolutiva, Botânica e Zoologia, entre outros campos das Ciências Naturais.

Trilhas

São seis trilhas traçadas para a visitação. Nelas foram priorizados aspectos como pontos de beleza cênica, curiosidades da flora ou da história de interferência antrópica (ações do homem) na região, além de caminhos de acesso às estruturas físicas da unidade.

Para atender à diversidade de interesse e públicos diversos, traçou trilhas curtas, com poucos obstáculos, quase zero de desnível e trilhas longas, em meio ao relevo acentuado e comum à região das cabeceiras da Serra do Mar.

Em alguns trechos dos percursos foram aplicados modelos de reaproveitamento dos materiais excedentes e sobras das obras. E para a implantação, foi realizada a aplicação de estruturas e materiais com o propósito de transpor obstáculos naturais e minimizar o impacto no terreno.

Acessibilidade

Os recursos disponibilizados pelo parque promovem uma nova forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente, contribuindo para a reabilitação física e psicológica dos visitantes. Os canteiros de mudas do PEI propiciam experiências às pessoas com necessidades especiais. Trajetos facilitam a inclusão em atividades de ecoturismo, esportes e aventura.

Plataformas, rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, corrimãos e recursos eletrônicos de áudio, assim como a Trilha Sensorial, permitem que cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais possam desfrutar do convívio com a natureza. O acesso ao parque atende à norma brasileira ABNT NBR 9050 de acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Serviço

Parque Ecológico Imigrantes

Inauguração: 28 de novembro de 2018 (evento restrito a convidados)
Abertura ao público: a plataforma de agendamento estará disponível na semana seguinte à inauguração.
Agendamento pelo site: calendário aberto nas quartas-feiras, a partir do dia 12/12.
Site: www.parqueecologicoimigrantes.org.br
Endereço: Km 34,5 da Rodovia dos Imigrantes – São Bernardo do Campo – São Paulo.