O Parque Nacional Iberá fica no coração da Província de Corrientes - Crédito: Divulgação

Congresso argentino aprova criação de novo parque nacional

por: Redação
14 de dezembro 2018

No último 05 de dezembro, o Congresso da Nação Argentina aprovou a criação do Parque Nacional Iberá. Localizado na Província de Corrientes, ao noroeste da República Argentina, conta com uma área de 159.800 hectares e é uma das atrações do Corredor Ecoturístico do Litoral.

Essa nova área protegida – localizada dentro da área do Iberá, o segundo maior banhado do mundo – foi doada pelas fundações Conservation Land Trust (CLT) e Flora y Fauna Argentina e se soma aos 553.000 hectares de esteiros e banhados do contiguo Parque Provincial Iberá. A iniciativa da doação foi impulsada por Douglas Tompkins e pela sua esposa Kristine McDivitt, fundadores da CLT.

O novo Parque Nacional junto ao Provincial compõe uma área com 4 mil espécies de flora e fauna. Isso significa quase 30 por cento das espécies reconhecidas na Argentina.

O turismo de natureza é uma das melhores possibilidades que oferece o território nacional para os visitantes locais e do resto do mundo. Atualmente, Colonia Carlos Pellegrini, Concepción de Yaguareté Corá, Ituzaingó e San Miguel já contam com excelentes atividades e hospedagem para viver uma experiência única, ao pé dos Esteiros.

Além desse, há outros quatro portais em desenvolvimento que, por sua vez, beneficiarão a outras localidades. São esses: Loreto, Uguay, Galarza e Capita Mini. Dessa maneira, mais de 20 povoados e 200 mil habitantes contarão com uma ferramenta fundamental como o turismo para alcançar o crescimento das suas economias. As projeções indicam que, em 2028, o Parque receberá a mais de 100 mil visitantes por ano.

Outro dos grandes objetivos do Parque é a reintrodução de valiosas espécies, como a onça, o veado-campeiro, o tamanduá-bandeira, a anta, o caititu, a arara-vermelha-grande, o mutum-de-penacho, a ariranha, o lobo-guará e a seriema. “Em conjunto, trata-se do maior projeto de reintrodução de fauna localmente extinta da América, e o único na Argentina desta magnitude”, segundo informa a CLT.

Como foi mencionado anteriormente, Iberá integra o Corredor Ecoturístico del Litoral, conformado também pelo Parque Nacional Iguazú e Parque Provincial Saltos del Moconá (Província de Misiones), El Impenetrable (Províncias de Chaco e Formosa), Bañado La Estrella (Província de Formosa), Parque Nacional Islas de Santa Fe e Jaaukanigás (Província de Santa Fe), e os Parques Nacionais Pre Delta e El Palmar (Província de Entre Ríos).

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários