- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Praga: Galeria Nacional apresenta novas exposições

A Galeria Nacional de Praga, na República Tcheca, está cheia de atrações e eventos para 2019. Ela tem opções para aqueles que gostam tanto da arte de séculos atrás como a contemporânea. Veja as novidades abaixo.

Duas exposições novas na Galeria Nacional de Praga

Galeria preparou duas exposições diferentes. A primeira é no Palácio Schwarzenberk, em frente ao Castelo de Praga, e será inaugurada dia 13 de setembro. Chamada de Velhos Mestres, será uma reunião de de artes clássicas antigas, especialmente obras entre os séculos 15 e 18. Haverá obras de artistas como Hans von Aachen, Petr Brandl, Lucas Cranach ou Peter Paul Rubens e muitos outros.

Dia 12 de novembro será aberta a segunda nova exposição no edifício principal da Galeria em Veletržní Palác (o Palácio das Feiras). Seu tema será: 1796-1917: a arte do mais longo século.

A exposição irá abordar os temas mais importantes para a sociedade desde as Guerras Napoleônicas até o início da era moderna. Haverá obras de artistas como Eugène Delacroix, Paul Gauguin, Pablo Picasso ou Josef Mánes.

Colapso do comunismo

O outono  de 2019 marca o trigésimo aniversário da Revolução de Veludo que iniciou o colapso do comunismo na Tchecoslováquia. A Galeria Nacional tem vários projetos preparados para comemorar o aniversário. Talvez o projeto de maior destaque seja a exposição fotográfica Havel ao Castelo! que terá lugar em Veletržní palác (Palácio das Feiras).

A inauguração solene ocorrerá em 13 de novembro de 2019 e a exposição continuará até 16 de fevereiro de 2020. As fotografias das manifestações organizadas contra o regime serão acompanhadas de outras fotografias que também foram tiradas durante o ano de 1989 que mostram a vida cotidiana ou refletem vários problemas.

Saxônia e Boêmia

De 24 de maio a 15 de setembro o turista pode visitar o Palácio Šternberk, que fica perto do Castelo de Praga. Haverá uma enorme exposição com enfoque na relação entre dois estados vizinhos históricos: a Saxônia e a Boêmia.

A exposição será composta de nove partes e incidirá, através de uma tal simbiose de arte e história, não só sobre a vida cotidiana das pessoas, mas também sobre vários eventos históricos criados pelas elites que governavam naquela época. Muitos dos objetos serão exibidos pela primeira vez na República Tcheca.

Entrada gratuita

A entrada para todas as exposições da Galeria Nacional, tanto das coleções como das de curta duração, não é gratuita. Exceto para crianças e jovens até 26 anos que podem visitar exposições de coleções gratuitamente.

Alguns dias ou noites durante o ano são usados para atrair também aquelas pessoas que não visitariam este lugar. Os ingressos, nesses casos, são gratuitos ou custam apenas uma coroa.

Todos os anos, no início de fevereiro, a Galeria Nacional comemora o aniversário de sua fundação – este ano o 223º – e abre suas portas para todos. Durante o ano, existem várias oportunidades para entrar de graça como na Noite dos Museus de Praga (08/06), ou no Dia Internacional dos Museus e Galerias (18/05), ou por ocasião de vários aniversários. Recomendamos consultar o site da galeria com antecedência.

Para saber mais: www.czech.cz