Prepare-se para o Mês e Parada LGBT de São Paulo

por:
1 de maio 2017

Dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia, ou a “LGBTfobia”. Nesta data, em 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo escolheu este dia para dar início ao Mês do Orgulho LGBT na cidade e anunciar o tema da 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico. O evento irá acontecer na Avenida Paulista no dia 18 de junho a partir das 11h00.

Qual o significado do tema da Parada de 2017?

“Muitos políticos, principalmente da bancada evangélica, estão disseminando o ódio alegando ser uma questão de fé”, afirma Claudia Regina Santos Garcia, presidenta da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Claudia acrescenta que a religião é algo pessoal e escolhida por cada um, sendo sim, não pode ditar as leis.

Para combater os constantes ataques políticos e mostrar que os cidadãos LGBT querem apenas os mesmos direitos que todos os outros, a Associação escolheu o tema. “O Estado laico não pode partir de princípios religiosos para atacar ninguém, por isso que lutamos”, acrescenta Claudia.

21º Mês do Orgulho LGBT em São Paulo

Até o dia que acontece a Parada, São Paulo vai contar com diversos eventos culturais para compor o 21º Mês do Orgulho LGBT. Debates, Mostra de Cinema e Feira Cultural são algumas das ações planejadas.

De 22 a 26 de maio acontece o Ciclo de Debates LGBT que irá discutir temas que envolvem a comunidade em questão. De 05 a 07 de junho é a vez do Ciclo de Leituras Dramáticas, uma reflexão e interpretação de obras com a temática LGBT. De 09 a 14 de junho é a vez da Mostra de Cinema com exibição de filmes e documentários sobre o universo LGBT.

A Associação também lembra as vítimas da “LFBTfobia” no Brasil. Só em 2016, foram 347 pessoas. No primeiro trimestre de 2017, o número de vítimas já é 18% maior que em 2017. Por essa razão, em 11 de junho acontecerá o Em Memória, projeto que prevê a plantação de mudas de árvores no parque Vila do Rodeio em homenagem às pessoas assassinadas por conta do preconceito.

Dia 15 de junho, das 10h00 às 22h00, acontece a Feira Cultural LGBT no Vale do Anhangabaú com tendas de diversos segmentos, praça de alimentação e um setor específico para divulgar trabalhos de Organizações Não Governamentais que apóiam a cauda LGBT. Na mesma data, haverá a 1ª Cãominhada da Diversidade, também no Vale do Anhangabaú, para os animais de estimação e seus donos. É necessário fazer inscrição prévia neste link.

A 17ª edição do Prêmio Cidade em Respeito à Diversidade irá acontecer dia 16 de junho. A premiação tem 20 categorias para homenagear personalidades, autoridades, empresas e ações que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT. Dias 16 e 17 acontecerão, ainda, a Festa do Orgulho LGBT de São Paulo e o 1º Jogos da Diversidade, respectivamente, ainda sem mais informações.

Para conferir a programação completa do 21º Mês do Orgulho LGBT em São Paulo, confira o site da Associação neste link.

21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Mais de um milhão de pessoas devem passar pela Avenida Paulista no dia 18 de junho para participar da 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O evento ainda não divulgou a programação, apenas o tema. A Parada irá começar às 11h00 e, como é de costumo, vários trio-elétricos passarão pela avenida. A drag queen Tchaka adiantou que estará no primeiro deles.

Em 2017 duas empresas privadas apóiam a Parada. A Ambev é uma delas, que participa do evento através da marca Skol. Aliás, a cerveja terá latinhas especiais com as cores do arco-íris que serão vendidas no local. Parte da arrecadação será doada para a Casa 1, centro de acolhimento das pessoas LGBTs expulsas de seus lares e um centro cultural no centro de São Paulo.

A Uber é outra apoiadora do evento. A plataforma já patrocinou outros eventos semelhantes pelo Brasil, como a Parada LGBT da Bahia. Dentro da própria empresa há suporte para os colaboradores LGBTs e os motoristas também são capacitados para atender esse público específico. Além disso, a plataforma permite que, tanto os condutores quanto os clientes, usem nomes sociais na plataforma e não apenas os de batismo. Em outras parcerias semelhantes, a Uber costuma dar descontos para quem usar o aplicativo para chegar ao local determinado ou ir embora. Ainda não foi anunciado nada do tipo para a Parada LGBT de São Paulo, mas, fique atento nos dias que antecedem o evento.

Serviço

21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Quando: 18/06/17 a partir das 11h00
Onde: Avenida Paulista, São Paulo
Site: paradasp.org.br

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários