O programa de fidelidade da Costa Cruzeiros, o Costaclub, foi criado em 2001 - Crédito: Divulgação

Aprenda tudo sobre os programas de fidelidade das companhias de cruzeiros

por: Sylvia Barreto
18 de Abril 2018

Se você gosta de viajar, é bem provável que seja inscrito em um programa de fidelidade de alguma companhia aérea. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), que tem empresas como Multiplus e Smiles entre seus associados, somente no terceiro trimestre de 2017, os programas ganharam mais de 7 milhões de novos cadastros, alcançando 107,9 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Como mostram os números, os programas de fidelidade nacionais, nos quais o comum é acumular milhas e pontos para trocar por passagens aéreas e outros produtos, já atinge uma parcela dos brasileiros. Mas, quem gosta de viajar pode ir além e começar a juntar pontos também em suas viagens de navio para receber benefícios em troca.

Gigantes dos mares, como a Costa Cruzeiros, MSC, NCL e Royal Caribbean, têm seus programas de fidelidades há anos e sempre apresentam novos benefícios. Os cadastros são gratuitos e os passageiros podem acumular pontos tanto em viagens pelo Brasil, disponíveis na MSC e Costa Cruzeiros atualmente, como em todo o mundo. Descubra como funciona cada um dos programas e comece a poupar no seu próximo cruzeiro!

Cruzeiros, passagens aéreas e consumo a bordo valem pontos no Costaclub – Crédito: Divulgação

Costa Cruzeiros
Programa: Costaclub

Já é tradição ver os navios da Costa Cruzeiros nos portos brasileiros na temporada de novembro a março. Além disso, a companhia tem roteiros em diversos locais do mundo, como no Mediterrâneo durante o ano todo e até pelo Oceano Índico. Para que seus passageiros fieis ao redor do mundo tivessem vantagens, a companhia criou o programa de fidelidade Costaclub em 2001.

Como participar e acumular pontos?

O cliente precisa fazer uma inscrição no site para começar a acumular. O hóspede Costa é creditado com 100 pontos para cada dia de cruzeiro. Os pontos aumentam em função da cabine escolhida. A acomodação em cabine interna basic dá direito a 100 pontos, em cabine externa a 150 e se a acomodação escolhida for uma cabine externa com varanda, os pontos sobem para 175. Em cabines premium, o passageiro consegue dobrar o número diário de pontos: 200 (acomodações internas), 300 (externas) e 350 (externas com varanda). Para as suítes, os pontos chegam a 450 por dia.

Além disso, a compra das passagens aéreas juntamente com a parte marítima contribui para o acúmulo, até o teto máximo de 500 pontos. Para as passagens aéreas, somente são creditados pontos quando os voos já estão combinados com um cruzeiro marítimo Costa. Nesses pacotes de viagens (voo + cruzeiro), o valor é calculado com base em todos os trechos de voos que o membro Costaclub comprou em conjunto com o cruzeiro. Se o montante gasto por pessoa foi de até 350 euros, o viajante ganha 250 pontos. Se o valor por pessoa superar 350 euros, o passageiro ganha 500 pontos.

O cliente Costaclub também acumula em despesas a bordo. A base consiste em dois pontos para cada euro gasto. Os valores gastos com cassino e com despesas médicas não pontuam. O crédito é registrado unicamente para a pessoa que está cadastrada no cartão Costaclub. Ou seja, o acompanhante dessa pessoa, mesmo compartilhando a mesma cabine, não pontua. O crédito de pontos na conta do programa de fidelidade ocorre dentro de 30 dias após o término do cruzeiro. Os pontos Costaclub acumulados têm uma validade de quatro anos. A regra vale para todos os níveis de clube, do Acquamarina ao Perla Diamante. Todo dia 15 de junho de cada ano é calculado o montante dos pontos válidos para cada membro e ajustado o nível Costaclub em função do saldo acumulado.

Categorias e vantagens

O Costaclub tem seis categorias:

– Club Ambra, direcionado ao cruzeirista de primeira viagem e possibilita uma primeira perspectiva sobre a experiência a bordo. Os novos viajantes ganham um presente de boas-vindas para que conheçam um pouco das experiências disponíveis a bordo;

– Club Acquamarina – de 1 a 2.000 pontos. Os sócios ganham bombom de chocolate na cabine todas as noites (válido para cruzeiros a partir de quatro noites). Os membros da categoria que viajarem mais vezes a bordo dos navios da Costa em comparação ao ano anterior receberão, para o cruzeiro adicional, um upgrade gratuito para a melhor categoria de cabine disponível;

– Club Corallo –  de 2.001 a 5.000 pontos. Os membros do Club Corallo que viajaream mais vezes a bordo do navio Costa em comparação ao ano anterior também ganham um upgrade gratuito. Além disso, a Costa também oferece para esses passageiros uma garrafa de vinho espumante a bordo e um doce momento, café com uma fatia de bolo. Os sócios Corallo também ganham bombom de chocolate na cabine todas as noites (válido para cruzeiros a partir de quatro noites);

– Club Perla – de 5.001 a 13.000 pontos. Os membros dessa categoria têm upgrade para classe executiva nos voos comprados pela Costa, mas é preciso solicitar com antecedência. Ainda, recebem brindes especiais na cabine, como chocolate todas as noites, cesta de frutas frescas e uma garrafa de vinho espumante, têm direito a jantar no restaurante Samsara com as pessoas com quem compartilham as cabines. Os sócios da categoria Club Perla também receberão bônus respectivamente de € 20, € 50 e € 75 (no caso de cruzeiros na Europa) e de US$ 20, US$ 50 e US$ 75 (cruzeiros na América do Sul e Caribe) para gastar a bordo da forma que desejarem (por exemplo, com excursões, no bar ou no SPA) durante o cruzeiro;

– Club Perla Oro – 13.001 a 26.000 pontos. Tem todos os benefícios da categoria Club Perla e outros adicionais, como faixa preferencial para embarque nos aeroportos da Itália. – Club Perla Diamante: de 26.001 pontos. É a categoria dedicada ao hóspede mais fiel e garante serviços exclusivos como embarque imediato, acesso ao Restaurante Club durante todo o cruzeiro em todas as refeições, uma tripulação dedicada para a reserva de excursões e assento na primeira fila do teatro para assistir aos espetáculos, além de todos os benefícios da categoria Perla Oro.

Os aniversariantes de todas as categorias a bordo ganham um bolo de aniversário e o direito a um retrato fotográfico. E, ainda, todos os níveis do Costaclub têm direito a descontos nas chamadas Saídas Privilégio da Costa. A cada três saídas inteiras da programação, uma é saída privilégio. Nessas datas, os clientes têm descontos de 5 % (Ambar), 10% (Acquamarina), 12% (Corallo), 15% (Pela), 17% (Perla Oro) ou 20% (Diamante) sobre um terço do cruzeiro todo. Para os membros Ambra, o desconto de 5% é válido para os roteiros que partem desde 15 de março de 2018.

MSC Voyagers Club Info Point em navio da companhia – Crédito: Divulgação

MSC Cruzeiros
Programa: MSC Voyagers Club

Desde 2006, a MSC recompensa seus clientes mais fieis. Em julho de 2015, o antigo programa foi completamente reformulado com regras e benefícios alterados e passou a se chamar MSC Voyagers Club. Atualmente, ele tem pouco mais de 2,7 milhões de participantes e 363.999 são brasileiros. Mesmo para quem não pretende sair do Brasil para fazer cruzeiros, é possível participar do programa de fidelidade já que a companhia envia navios ao país em todas as temporadas.

Como participar e acumular pontos?

É gratuito e fácil de participar do MSC Voyagers Club. Antes do embarque, o hóspede deve preencher o formulário “Tornar-se um membro”, indicado na seção do site dedicada ao MSC Voyagers Club, ou clicar no link na confirmação da reserva que o passageiro recebe por e-mail ou, ainda, clicar no link no bilhete eletrônico emitido na confirmação da reserva. Além disso, é possível inscrever-se durante o procedimento de web check-in.

Nos cruzeiros de até cinco noites, as Experiências Bella, Fantastica, Wellness/Aurea e MSC Yacht Club somarão 200, 400, 600 ou 800 pontos, respectivamente. Em viagens de cinco a nove noites, o acúmulo de pontos será equivalente a 500, 700, 1000 e 1.500, nas mesmas experiências. Finalmente, nos roteiros a partir de nove noites, será possível acumular 700 pontos com a experiência Bella, 1.000 com a Fantastica, 1.500 com as experiências Wellness e Aurea e 2.000 com a MSC Yacht Club. Além das experiências, os membros poderão somar pontos também por meio da compra antecipada de pacotes e serviços da companhia, como excursões, pacotes de bebidas e Spa.

O MSC Seaside é a embarcação mais nova da MSC até o momento – Crédito: Divulgação

Categorias e vantagens

O MSC Voyagers Club tem cinco categorias e cada uma delas oferece diferentes vantagens. São elas:

– Welcome – se aplica às pessoas que nunca realizaram uma viagem com a companhia, mas já possuem uma reserva confirmada. Os passageiros da categoria recebem newsletter do programa de fidelidade e podem acessar um espaço on-line do programa. A bordo, têm acesso ao Infopoint do MSC Voyagers Club;

– Classic – Após o primeiro cruzeiro o associado passa à categoria Classic, na qual permanecerá até atingir 2.199 pontos. Na Classic, o hóspede já tem direito a uma identificação de bagagem personalizada do MSC Voyagers Club, disponível no e-ticket para embarque, coquetel de boas-vindas, número exclusivo a bordo e ofertas especiais durante o cruzeiro;

– Silver – Com a realização de novas viagens e compras a bordo, o membro acumulará pontos que permitirão passar para a categoria Silver, cuja pontuação vai de 2.200 a 4.299. Além de todas as vantagens dos níveis já mencionados, o hóspede ainda recebe uma recompensa quando muda para essa categoria e ganha uma cesta de frutas frescas na cabine como cortesia uma vez por cruzeiro;

– Gold – é válido para associados que conquistarem de 4.300 a 9.999 pontos. Quem chega ao nível Gold, além dos benefícios das categorias baixo dela, ainda tem cortesia de uma hora de sessão de terapia termal (uma vez por viagem); brinde cortesia, prioridade em portos onde for necessário utilizar a embarcação para desembarque; foto cortesia no coquetel Welcome Black e bolo de aniversário;

– Black – para os associados mais experientes que alcançarem 10.000 pontos ou mais. Os clientes Black possuem todos os benefícios das outras categorias e, ainda refeição cortesia em restaurante de especialidade “Menu degustação” por cabine (não inclui bebidas), cortesia de um espumante com fruta coberta de chocolate, por cabine e uma vez por cruzeiro, desembarque prioritário ao final do cruzeiro, roupão e chinelos como cortesia disponíveis durante o cruzeiro, aula de dança como cortesia, Black Party exclusiva do MSC Voyagers Club, navio de chocolate MSC Voyagers Club e check-out tardio no desembarque.

No Latitude Rewards, da NCL, o hóspede ganha um cruzeiro quando atinge a categoria mais alta do programa – Crédito: Divulgação

NCL – Norwegian Cruise Line
Programa: Latitude Rewards

Apesar da NCL não deixar navios na costa brasileira durante as temporadas, a companhia marítima tem opções de roteiros por diversas partes do mundo, inclusive aquelas queridinhas dos brasileiros, como Caribe e Europa. Para beneficiar os clientes que sempre viagem com a empresa, a NCL oferece o programa de fidelidade Latitude Rewards.

Como participar e acumular pontos?

O Latitude Rewards tem mais de 22.000 brasileiros inscritos mesmo sem fazer cruzeiros por águas brasileiras com frequência. Se você quer se juntar ao programa e ser mais um acumulador de pontos, basta fazer qualquer cruzeiro com a NCL e será automaticamente inscrito pelo programa dentro de 48 horas depois de ter concluído o programa e se tiver pelo menos 18 anos. Nenhuma ação á necessária da parte do cliente para a associação. O cliente ganha um ponto para cada noite de cruzeiro, um ponto adicional por noite ao reservar uma suíte ou categoria de suíte The Haven e, ainda, mais um ponto por noite ao reservar itinerários com ofertas especiais para os membro do Latitude Rewards.

Categorias e vantagens

Em 03 de fevereiro de 2017, a NCL aprimorou o Latitude Rewards e adicionou duas categorias, chegando ao total de seis, são elas:

– Bronze – entram na categoria bronze associados que acumularam de um a 29 pontos. Mesmo nesta categoria mais simples, o cliente já tem direito a várias benefícios, como check-in prioritário, reconhecimento por chave eletrônica, uma garrafa de espumante por cabine, desconto de 10% a bordo nas lojas em produtos com logotipo Norwegian, 15 minutos de internet grátis na compra de 100 minutos e 30 minutos grátis na compra de 250 minutos, ofertas em viagens selecionadas e ofertas exclusivas da Caesars Entertainment que tem 39 hotéis nos Estados Unidos, ou seja, há benefícios fora dos navios também;

– Silver – faz parte dessa categoria hóspede que acumula de 30 a 54 pontos. Além de todos os benefícios da categoria Bronze, ela ainda inclui um desconto maior nas lojas do navio, de 15%, e um coquetel exclusivo, descontos de 10% em excursões em terra, de 20% em fotos e de 15% nos tratamentos de spa enquanto o navio estiver no porto;

– Gold – quem acumula de 55 a 79 pontos entra no nível Gold. Oferece todos os benefícios das categorias abaixo dela, porém, com 25% de desconto em fotos e 20% nos tratamento de spa. Tem direito, ainda, a uma garrafa de água mineral por membro e 50% de desconto em uma sacola para serviço de lavanderia;

– Platinum – para os cruzeiristas que acumulam de 80 a 174 pontos, a categoria é a Platinum. Além de todos os benefícios das categorias anteriores e descontos maiores nas compras, fotos, tratamentos de spa e lavanderia, o cliente Platinum ainda tem bilhetes prioritários para lanchas auxiliar nos portos que são usadas, embarque e desembarque prioritários, jantar para duas pessoas no Cagney’s ou no Le Bistro com uma garrafa de vinho, jantar para duas pessoas na churrascaria Moderno ou no La Cucina, 30 minutos de internet grátis, morangos cobertos com chocolate na cabine, passeio pelos bastidores do navio e serviço de concierge;

– Platinum Plus – os cruzeiristas que acumulam de 175 a 699 pontos entram para a categoria Platinum Plus. Ela oferece todos os benefícios das anteriores, descontos maiores do que nas outras e duas garrafas de água. Os membro da Platimum Plus também têm direito a 60 minutos de internet grátis sem necessidade de compra de pacotes, a um jantar com os oficiais do navio em dia e horário a confirmar e assentos prioritários em restaurantes e entretenimento conforme disponibilidade;

– Ambassador – quem conseguir acumular 700 pontos ou mais entra na categoria Ambassador. Ela oferece todos os benefícios das anteriores e dá direito a 100 minutos de internet grátis. A grande premiação para quem consegue chegar ao nível Ambassador é um cruzeiro grátis de sete dias.
Para ver todos os benefícios de forma detalhada, basta acessar o site do Latitude Rewards clicando aqui.

Espaço para membros The Crown & Anchor Society dentro de navio da Royal Caribbean – Crédito: Divulgação

Royal Caribbean
Programa: The Crown & Anchor Society

Com 25 navios, a Royal Caribbean costumava enviar navios ao Brasil durante a temporada de verão. Apesar de atualmente a companhia não ter planos para enviar embarcações à costa brasileira, ela oferece diversas opções de itinerário pelo mundo, inclusive Caribe o ano todo. Os clientes podem aproveitar os maiores transatlânticos do mundo, como o novíssimo Symphony of the Seas com capacidade para 6.780 hóspedes.

Para fidelizar seus clientes, a Royal Caribbean tem o programa The Crown & Anchor Society que foi totalmente reformulado em 2011.

Como participar e acumular pontos?

O hóspede é automaticamente incluído na The Crown & Anchor Society assim que completa seu primeiro cruzeiro com a Royal Caribbean. Ele também tem a opção de visitar a Loyalty Ambassador a bordo do navio onde está viajando e se cadastrar pessoalmente no programa ou de se cadastrar antes mesmo de ser um hóspede Royal Caribbean, entrando em contato com a central do programa Crown and Anchor Society pela internet ou telefone.

O cliente acumula 1 Cruise Point a cada noite navegada com a Royal Caribbean e o dobro de pontos quando está acomodado em suítes. Estes pontos garantem grandes benefícios que podem ser desfrutados após o cruzeiro e enquanto o passageiro está a bordo.

Anthem of the Seas, um dos 25 navios da Royal Caribbean – Crédito: Divulgação

Categorias e vantagens

O The Crown & Anchor Society tem seis categorias. Os benefícios variam, com destaque para descontos a bordo, eventos exclusivos, call center exclusivo, tarifas especiais para cabines com varanda e suítes, promoções imperdíveis para cruzeiros no formato “last minute sailings”, bônus para reservas para novos cruzeiros realizadas a bordo “next cruising” e descontos e acesso exclusivo com parceiros em excursões terrestres e beach clubs, por exemplo.

As seis categorias são:

– Gold – até 29 Cruise Points. Nessa categoria, o cliente tem direito a check-in prioritário caso haja disponibilidade, descontos especiais a bordo, lounge com café da manhã continental e tarifas reduzidas para upgrades quando disponíveis;

– Platinum – de 30 a 54 Cruise Points acumulados. Além de todos os benefícios do Gold, ainda tem direito a roupões (precisam ser requisitados) e descontos especiais em cabines com varandas e suítes;

– Emerald – de 55 a 79 Cruise Points o cliente participa dessa categoria. O passageiro Emerald tem direito a todos os mimos anteriores e, ainda, água e uma seleção de bebidas e petiscos de boas-vindas;

– Diamond – clientes dessa categoria precisam acumular de 80 a 174 Cruise Points. Os benefícios dos níveis inferiores fazem parte dessa categoria e também outros. Passageiros Diamond recebem um mimo especial no cruzeiro que completarem 140 pontos, prioridade na lista de espera de excursões e tratamentos no spa, um presente do chef, tour vips pelo navio, partida prioritária, um evento exclusive para membros Diamond a bordo, café da manhã com café especial e prioridade na lista de espera do restaurante principal;

– Diamond Plus – passageiros que acumulam de 175 a 699 pontos fazem parte dessa categoria. Os clientes Diamond Plus recebem os mesmo benefícios das outras categorias e presente personalizado em cruzeiros de mais de três noites, acesso ao Concierge Club, prioridade de assentos nas exibições de entretenimento, refeição com um membro da equipe de comando do navio quando completar 340 ou mais pontos, upgrade de amenities para membros com 340 pontos ou mais e presentes adicionais ao cumprir 340 pontos e 525 pontos;

– Diamond Club – quem tem mais de 700 Cruise Points no programa The Crown & Anchor Society faz parte dessa categoria. Além de todos os benefícios dos níveis abaixo, quem atinge marcos histórico como 700 e 1050 pontos tem direito a cruzeiros gratuitos, pagando apenas taxa de embarque. O passageiro tem direito também a um cartão Pinnacle Club que permite privilégios exclusivos durante a navegação.



ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários