O Costa Fascinosa é um dos navios com embarques internacionais em Santos - Crédito: Divulgação

Passageiros de cruzeiros internacionais poderão apresentar cadastro em QR Code em Santos (SP)

por: Redação
9 de janeiro 2020

A partir deste domingo (12/01), passageiros com embarques e desembarques internacionais em navios no Porto de Santos (SP) terão uma facilidade. O Pré-Cadastro Migratório, que é obrigatório, poderá ser preenchido com antecedência e apresentado em QR Code.

O formulário do Pré-Cadastro Migratório está disponível no site da Polícia Federal. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), a Costa Cruzeiros, a MSC Cruzeiros e a Pullmantur acabam de lançar, em parceria com a PF, um guia ilustrado. Além de estimular a antecedência, mostra, em passos simples, como fazer cadastro e levá-lo preenchido em formato de QR Code ou até mesmo impresso, sendo válido para saídas e retornos ao país.

No momento, a ação poderá ser utilizada apenas no Porto de Santos, mas o plano é estendê-la para todo o Brasil, gradativamente. É importante salientar que é necessário ter bastante atenção no preenchimento, pois dados errados invalidam o formulário, inclusive informações como as datas de saída e de entrada. Outro quesito importante é que o pré-cadastro pode ser feito com, no máximo, dois dias de antecedência.

O uso do QR Code não dispensa a necessidade de levar o passaporte ou RG originais emitidos nos últimos 10 anos. Outros documentos, como carteira de habilitação, OAB, entre outros, não são válidos. Menores de 18 anos continuam com as exigências de autorizações e documentos que devem ser apresentados aos agentes da Polícia Federal. Mais detalhes sobre a documentação necessária, acesse o “Guia de Boas Práticas para Cruzeiristas” da CLIA Brasil.

Para baixar o guia ilustrado, clique aqui.

Tags: QR Code , cruzeiros ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários