- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Rio de Janeiro: Museu do Amanhã lança experiência de inteligência artificial

No próximo dia 17, o Museu do Amanhã completa dois anos de funcionamento e terá programação especial e diversas novidades. Desde sua abertura, o museu já recebeu 2,5 milhões de pessoas e é um líder em número de visitantes entre as instituições culturais brasileiras. Como parte das comemorações, a partir desta sexta-feira (15/12), uma nova atração será inaugurada para ampliar a experiência do visitante com recursos de inteligência artificial aplicados de forma inédita no mundo, o IRIS+.

O projeto irá permitir irá ao visitante aprofundar sua experiência no Museu do Amanhã. O assistente cognitivo construído com IBM Watson – plataforma de Inteligência Artificial para negócios – foi desenvolvido para formular perguntas, encorajar o visitante a pensar sobre seu papel na sociedade e a agir para um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável.

O Museu do Amanhã completa dois anos de funcionamento – Crédito: Guilherme Leporace

 

Como funciona a IRIS+

Ao chegar ao Museu do Amanhã, o visitante recebe o cartão da IRIS, a assistente virtual da instituição. Ao longo do percurso narrativo, que é norteado por perguntas que nos acompanham desde sempre (De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?), esse cartão registra os dados da pessoa, abrindo as experiências interativas da Exposição Principal. Ao final do percurso, a IRIS ganhará voz e falará diretamente com o visitante.

São seis totens de autoatendimento, sendo dois para uso prioritário de cadeirantes e crianças. O diálogo inicia com a indicação do visitante sobre a sua principal preocupação a partir do que acabou de vivenciar. O visitante será questionado sobre como ele poderá modificar sua preocupação e, a partir de sua resposta, a IRIS+ apresentará, por exemplo, projetos de diversas organizações, fundações e instituições do Brasil, cadastradas pela equipe do Museu do Amanhã, que possam levá-lo a um engajamento social. O objetivo é ajudar o visitante a passar do discurso para a ação.

No desenvolvimento da aplicação, foi utilizada a API (Application Programming Interfaces) Watson Conversation Service (WCS), hospedada na IBM Cloud. A aplicação foi treinada para perguntas, estabelecendo um diálogo com os visitantes sobre os dois eixos temáticos principais do Museu do Amanhã: sustentabilidade e convivência.

Programação com foco em águas e oceanos, alimentação e Brasil

O Museu do Amanhã pretende promover atividades com temas relevantes para o Brasil ao longo de 2018. A partir de seus pilares éticos – sustentabilidade e convivência –, a instituição definiu três diretrizes principais para a programação anual: Águas e Oceanos, Alimentação e Brasil. Além de debates e seminários, o tema “Alimentação” será tratado também em uma grande exposição. E para discutir a sustentabilidade das “Águas e Oceanos”, assunto relevante relacionado às mudanças climáticas, a Exposição Principal do Museu do Amanhã ganhará uma instalação interativa sobre a Baía de Guanabara, que mostrará as condições desse ecossistema em tempo real. Outro assunto de grande relevância para a programação serão as escolhas que fazemos todos os dias e que influem no futuro do país. Para melhorar a qualidade do debate eleitoral e convocar os visitantes a uma postura mais reflexiva, o Museu do Amanhã prepara uma série de eventos temáticos com o objetivo de discutir como as políticas públicas podem afetar o amanhã de todos.

 

 

Serviço

Museu do Amanhã

Site: museudoamanha.org.br

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ

Como chegar: Evite ir de carro, não há estacionamento no Museu do Amanhã.A estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h00 às 18h00 (com a última entrada às 17h00)

Ingressos: R$ 20 (inteira). Gratuidade às terças-feiras para ingressos retirados na bilheteria