Seja fiel e voe grátis

por:
2 de fevereiro 2011

Ser fiel pode ser difícil em um relacionamento, mas na aviação a fidelidade é simples e vantajosa. No mundo e no Brasil, companhias aéreas oferecem vantagens para os clientes fiéis. Quanto mais uma pessoa voa com uma delas, mais irá adquirir pontos, ou milhas, e poderá trocá-los por passagens que sairão completamente grátis, só será preciso pagar as taxas aeroportuárias. Além disso, as empresas costumam oferecer “mimos” dependendo do quanto usuário a utiliza. Clientes considerados vips, por exemplo, usam salas de embarque diferenciadas nos aeroportos.
Veja abaixo quais são os principais programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras e se inscreva em um deles, ou em todos.

Sorria com a Gol

Chamado pela Gol de “programa de relacionamento”, o Smiles foi criado na companhia aérea em 2007 quando adquirido junto com a VRG Linhas Aéreas, pela companhia. O programa tem mais de 7,4 milhões de participantes. Para se cadastrar no programa basta preencher formulário no site www.smiles.com.br. As milhas são acumuladas toda vez que o participante voa pela Gol e Varig ou empresas aéreas parceiras, ou quando contrata serviços e produtos dos cerca de 180 parceiros não-aéreos do programa no Brasil e no exterior.

Desde junho de 2009, é possível adquirir os cartões de crédito Smiles, uma parceria da Gol com o Banco do Brasil e o Bradesco. Toda vez que o cliente utilizar os cartões, acumulará milhas, que poderão ser convertidas em assentos na Gol e na Varig, além das companhias internacionais com quem a Gol tem assinado acordos comerciais. Os cartões de crédito Smiles estão disponíveis nas versões Internacional, Gold e Platinum. O cartão Platinum, por exemplo, permite que o cliente tenha vantagens exclusivas, tais como check-in diferenciado, acesso às salas vip Smiles, embarque prioritário e direito de despachar até 20 quilos a mais do permitido.

Parcerias

O programa está em plena expansão. Em abril de 2009, a Gol assinou um acordo comercial com o grupo Air France-KLM, por meio do qual os participantes Smiles podem acumular milhas e emitir bilhetes em qualquer uma das empresas, tendo acesso a novos benefícios e destinos. A cooperação representa uma das opções mais atraentes a passageiros em viagens de, para ou dentro da América do Sul e Europa: juntos, os grupos oferecem 3300 voos diários para cerca de 300 destinos em 114 países. Também em 2009 foi assinado acordo com a American Airlines, a norte-americana com o maior número de frequências para o Brasil, que inclui a integração dos programas de milhagem Smiles, da Gol, e AAdvantage, da American. Em 2010, foi a vez de anunciar um acordo semelhante com a Delta Air Lines, sendo que há outras parcerias em vista.
A partir de quatro mil milhas acumuladas no Smiles é possível trocar por trechos aéreos da Gol. E não é só em voos que o cliente acumula milhas, pode também utilizar serviços de parceiros do programa e ganhar pontos, há hotéis, locadora de automóveis, restaurantes, publicações, cursos e até lojas virtuais. Ou seja, você nem precisa comprar bilhetes aéreos, basta ficar atento ao seu cotidiano que poderá se beneficiar.

Veja as outras vantagens que o programa permite:

a) Bilhete Smiles Any Day: Permite que você viaje em qualquer período do ano, sem limitação de assentos (reservado para o Smiles), desde que existam assentos disponíveis no voo escolhido. Esta opção requer o dobro de milhas da premiação Smiles e da classe escolhida.

b) Bilhete Smiles: Permite a emissão de bilhetes com 10.000 ou 15.000 milhas, dependendo da classe voada (Econômica ou Comfort).

c) Bilhete Smiles & Money: Permite a emissão de bilhetes através da combinação de milhas e dinheiro.

d) Bilhete Smiles Milhas Reduzidas: Permite a emissão de bilhetes com um número menor de milhas.

Smiles
Como se inscrever e informações: www.smiles.com.br
Acúmulo de milhas: adquirindo passagens Gol e Varig e produtos dos parceiros, como hotéis, locadora de automóveis, lojas virtuais, dentre outros – Os clientes que tiverem os cartões Smiles do Bradesco ou Banco do Brasil também podem converter suas compras em milhas
Resgate: a partir de quatro mil milhas

Tam: pioneira em fidelidade

A Tam é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O Tam Fidelidade, criado em 1993, já distribuiu 13 milhões de bilhetes por meio do resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje mais de 8 milhões de associados. É importante ressaltar que o programa utiliza o conceito de pontos, não de milhas.
O Tam Fidelidade continua sendo o programa de relacionamento da empresa com seus passageiros frequentes, oferecendo os benefícios já conhecidos, como a ausência de restrições para resgate de passagens em voos no Brasil e na América do Sul.
A pontuação necessária para adquirir passagens-prêmio para viagens nacionais e internacionais varia de acordo com a origem e o destino, a temporada (baixa ou alta) e a classe de assento escolhida.
Com 10 mil pontos ele já pode resgatar um trecho para qualquer voo Tam dentro da América do Sul sem limitação de assentos e pode viajar até mesmo em feriados. Conta também com toda a malha aérea da companhia, com uma média diária de 844 voos, e de parceiros – o cliente da Tam pode acumular pontos em todas as companhias aéreas membro da Star Alliance, chegando a 1.160 aeroportos em 181 países.

Paceiros e Multiplus Fidelidade
A Tam atua em parceria com o Multiplus Fidelidade, que trabalha com o conceito de rede de empresas e programas de fidelização. Criado em junho de 2009 como uma unidade de negócios da Tam, em outubro tornou-se uma companhia independente e em fevereiro de 2010 passou à condição de companhia de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA (MPLU3). Por meio desta rede, os participantes podem ganhar pontos em mais de 130 parceiros, distribuídos em cerca de 10.500 estabelecimentos, e trocar por uma infinidade de prêmios, como: passagens aéreas Tam ou roteiros turísticos Tam Viagens (Tam Fidelidade), produtos e serviços nas lojas da rede Walmart participantes do Bomclube (válido para as lojas participantes das regiões Nordeste e Sul do país), vantagens exclusivas em produtos e serviços nos Postos Ipiranga e Texaco (Km de Vantagens), livros, CDs e DVDs na Livraria Cultura (Mais Cultura), diárias na rede Accor (A|Club), serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga na Oi (Oi Pontos), assinaturas de revistas da Editora Globo (disponível em breve), descontos em mensalidades, pacotes, filmes e presentes na SKY (VIVA SKY) e mais de 300 opções de prêmios no Shopping Multiplus, disponível no site www.multiplusfidelidade.com.br.
O Tam Fidelidade tem quatro categorias, representadas por cartões de cores diferentes, são eles: branco, azul, vermelho e black. As vantagens aumentam do branco até o preto. Para ter o azul é preciso acumular 12 mil pontos, para o vermelho 48 mil pontos são necessários e preto 150 mil pontos. Cada qual tem benefícios exclusivos.
É possível, ainda, acumular mais pontos adquirindo um cartão de crédito Tam Itaucard. Ele está disponível nas bandeiras Visa e Mastercard e permite transformar suas compras, qualquer uma delas, em pontos.

Tam Fidelidade
Como se inscrever e informações: www.tam.com.br
Acúmulo de pontos: adquirindo passagens nacionais e internacionais da Tam e produtos dos parceiros – O cliente também pode adquirir pontos se tiver um dos cartões Tam Itaucard
Resgate: a partir de dez mil pontos

Seja amigo da Avianca

Quem fica “amigo” da Avianca pode voar grátis, basta acumular 10 mil pontos. O programa de fidelidade da companhia aérea é chamado de Amigo e existe há quatros anos, desde a época que a empresa ainda era Ocean Air. Hoje em dia ele tem 800 mil associados.
Para acumular pontos  é só adquirir voos da Avianca dentro do Brasil. Para resgatar seus pontos e convertê-los em passagens grátis o cliente pode ir em uma das lojas da companhia aérea ou acessar a conta Amigo e emitir a passagem sozinho. Para se inscrever, basta entrar no site www.programaamigo.com.br e preencher um cadastro.
Um dos diferenciais do programa é a Conta-Família, na qual você pode inscrever mais quatro parentes de 1º grau (Cônjuge e Filhos) que já estejam cadastrados previamente no Amigo. O cadastro somente poderá ser feito pela central de atendimento Avianca. Nesse sistema, o saldo de pontos de todas as contas somente pode ser visualizada pelo coordenador.

Níveis de fidelidade e parceiros

O programa tem três níveis que oferecem vantagens exclusivas dependendo do número de pontos acumulados. O primeiro deles é o Cartão Amigo. Ao se cadastrar no Programa Amigo, seja pelo site, formulário de inscrição, ou pela central de atendimento, você fará parte desta categoria de cartão e receberá o cartão definitivo a partir de 3.000 pontos ou três trechos domésticos. Cada trecho doméstico efetuado com a Avianca nesta categoria vale 1.000 Pontos.
O segundo nível é o Cartão Prata. Nesta categoria, você recebe um bônus de 25% ou seja, cada trecho vale 1.250 pontos. A validade dos pontos é de dois anos (24 meses), contados a partir da data do voo. O nível mais elevado é o Ouro, no qual você recebe um bônus de 50% ou seja, cada trecho vale 1.500 pontos.
A Avianca tem parceria com o banco Panamericano. Há um de crédito do Programa Amigo disponibilizado pelo Panamericano  nas bandeiras Visa e Mastercard. Quem adquirir o cartão Platinum ganha 15 mil pontos no Amigo e a versão Internacional dá direito a 8 mil pontos. A cada US$ 1 gasto o cliente com o Platinum, por exemplo, o usurário ganha dois pontos no Amigo e 1,4 ponto ganham os usuários da versão Internacional a cada US$ 1 gasto.
Uma vantagem desse cartão de crédito e que o cliente tem um limite de compras comum, como nos outros cartões,  e outro de compras parceladas.  Ou seja, as passagens que adquirir em vezes não irá diminuir o limite rotativo total do cartão.

Programa Amigo
Como se inscrever e informações: www.programaamigo.com.br
Acúmulo de pontos: adquirindo passagens nacionais da Avianca – O cliente também pode acumular pontos se tiver o cartão Avianca Panamericano
Resgate: a partir de dez mil pontos

Conte vantagem com a Azul

Um pouco diferente dos programas de acúmulo de milhas, a Azul lançou um programa de vantagens. Chamando de Tudo Azul, a cada viagem você recebe o equivalente a 5% do valor da tarifa regular como crédito em sua conta. A partir de vouchers de R$ 50 você pode usar seus créditos tanto para comprar integralmente um novo bilhete quanto para obter desconto na compra de outra passagem. Sem restrições de data, de destino ou de voo.
E tem outra vantagem exclusiva: com o Tudo Azul, você ganha até mesmo quando está usando seus créditos. Por exemplo: se você usou R$ 100 da sua conta para pagar uma passagem de R$ 300, você vai ganhar 5% sobre os R$ 300 e não sobre os R$ 200 que efetivamente você pagou.
Ao se cadastrar, você já começa ganhando R$30 em crédito de boas-vindas em sua conta.
O Tudo Azul tem também uma categoria top: o cartão Tudo Azul Safira. Para ser promovido, basta acumular o mínimo de 100 créditos de voo dentro de um mesmo ano de calendário. Sendo promovido, você ganha o dobro: 10% sobre sua tarifa. E também outras vantagens exclusivas.

Parceria
O programa tem parceria com o Sempre Presente, que retribui a fidelidade do cliente que usa os cartões de crédito Itaucard e Itaú Personnalité. Quanto mais você usar seus cartões nas compras do dia-a-dia, mais pontos você acumula. É possível resgatar seus seus pontos do Sempre Presente por créditos no Programa de Vantagens Tudo Azul. A cada 2500 pontos do Programa Sempre Presente , o usuário tem 50 créditos no Tudo Azul.
O resgate pode ser realizado através do site: www.itaucard.com.br/semprepresente ou da pelas centrais de atendimento dos cartões.

Tudo Azul
Como se inscrever e informações: www.voeazul.com.br
Acúmulo de créditos: adquirindo passagens da Azul – O cliente também pode adquirir pontos se se participar do programa Sempre Presente do Itaucard e Itaú Personnalité
Resgate: os créditos acumulados em dinheiro, quando disponíveis, no Tudo Azul podem ser utilizados na compra de passagens.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários