Sesc SP promove seminário internacional para promover 70 anos de ações em Turismo Social

por: Redação
30 de maio 2018

O Sesc São Paulo comemora 70 anos de ações em Turismo Social em 2018. Nesse sentido, e por acreditar que a promoção de excursões e passeios deve caminhar em paralelo com as reflexões sobre os impactos gerados pelo turismo, a instituição promoverá, entre outras atividades programadas para todo o Estado, o Seminário Internacional “Turismo e Direitos Num Mapa de Contradições”.

O evento, que será realizado entre os dias 12 e 13 de junho no Sesc 24 de Maio, tem por objetivo debater as relações entre turismo e direitos humanos, abordando, de modo crítico e propositivo, as graves contradições desse cenário. Também se integra à pauta do fórum uma proposta de reflexão sobre a democratização do acesso ao turismo e os impactos gerados pelas práticas turísticas.

Para fomentar os debates e discussões, a iniciativa contará não apenas com especialistas do Brasil e do exterior – Espanha, Argentina, Inglaterra e Austrália, por exemplo – em turismo, mas em áreas como sociologia, psicologia, educação, diversidade, patrimônio, políticas públicas e urbanismo.

Além do seminário, haverá uma série de atividades associadas, com inscrições independentes. Dentre elas, o lançamento de uma edição especial da Revista do Centro de Pesquisa e Formação, inteiramente dedicada ao tema da ética no turismo (18 de junho, às 19h00). No evento, haverá um bate-papo com o diretor executivo da organização inglesa Tourism Concern, Mark Watson, que atua em prol da ética no turismo. Ainda no Centro de Pesquisa e Formação haverá uma rodada de conversas com cinco profissionais e professores latino-americanos sobre políticas de turismo e sua relação com direitos na América Latina (14 de junho, às 19h30) e uma palestra sobre turismo e gênero com a diretora da organização Equality in Tourism, Daniela Alarcón (15 de junho, às 14h30).

Também estão programadas caminhadas pelo centro paulistano, com acompanhamento de especialistas, buscando desenvolver novos olhares sobre a cidade (14 e 16 de junho, às 10h00), saindo do Sesc 24 de Maio. A Avenida Paulista também acolherá outra caminhada (16 de junho, às 11h00), dessa vez com o acompanhamento do fotógrafo Michael Hughes (Alemanha), autor da série ‘Souvenirs’, que utiliza das imagens de suvenires de viagens para provocar o público a refletir sobre um mundo em que as representações dos objetos costumam ser mais importantes do que sua realidade. No passeio, com saída do Sesc Avenida Paulista, o público fará imagens da avenida a partir da composição com suvenires ou cartões-postais que simbolizam o local.

Mais informações sobre o “Seminário Internacional Turismo e Direitos num Mapa de Contradições” e suas atividades associadas em sescsp.org.br/turismoedireitos

Serviço

Seminário Internacional “Turismo e Direitos Num Mapa de Contradições”

Local: Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

Fone: (11) 3350-6300

Dias: 12 e 13 de junho



Booking.com

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários