Um oásis no Pará

por:
1 de dezembro 2011

É fim de tarde, o sol começa a desaparecer no horizonte. O berrante é ouvido ao longe. A manada de búfalos se prepara para atravessar a região alagada. O vaqueiro fica em pé em um dos animais, o qual não parece se importar. Eles chegam mansos, passam ao lado da casa principal. É assim todos os dias no Fazenda Hotel Vitória, na cidade de Tracuateua, no Pará.
A 196 quilômetros de Belém, o hotel fazenda é um verdadeiro oásis no meio do polo turístico conhecido como Amazônia Atlântica. Ali, a vegetação da floresta amazônica se mistura com os campos alagados e recebe influência das águas do oceano, que está a apenas 30 quilômetros do local. Nessa paisagem exuberante, Temístocles Martins, conhecido como “senhor Martins”, resolveu há dez anos realizar seu sonho de ter um hotel.
Martins nasceu no município de Chaves, na Ilha de Marajó, conhecida também pelos seus búfalos. Quando comprou a fazenda, há 40 anos, viu que o local era muito semelhante ao que tinha nascido. Para ficar mais parecido ainda, começou a comprar os animais famosos em sua terra. Atualmente, são 180 da raça murrah, a mais dócil entre as existentes no país.

No túnel do tempo
Dentre tantos hotéis e resorts espalhados pelo Brasil, o Vitória surpreende pela sua singularidade. No momento em que o visitante chega por lá, percebe logo que está em um local especial. Não só pelos búfalos, os quais não são encontrados facilmente fora de Marajó no país, mas pela tranqüilidade e pelas construções.
A casa principal, que abriga nove suítes, foi construída em 1875. Mesmo com a adição de mais quartos e banheiros, ela guarda seu estilo original. O pé direito é alto, as portas e janelas são antigas e pesadas. Por ela, passaram senhores de engenho e escravos. Todo esse clima remete o hóspede a um passado distante e de muita calma.
Como o hotel passou a ser conhecido na região, os proprietários decidiram ampliar o número de quartos. Construíram mais instalações e, atualmente, há 28 suítes, sendo 19 fora do casarão, porém feitas no mesmo estilo arquitetônico. Há dois anos, uma pracinha com capela, cachaçaria, brinquedoteca e mais acomodações foi erguida para remeter a uma dessas praças de cidades do interior.

Delícias da mesa
E nem toda operadora de celular alcança o Fazenda Hotel Vitória e internet não há, o visitante logo se esquece disso. Ao ouvir o sino que indica que o almoço está na mesa, mais surpresas podem ser esperadas. A carne de búfalo é sempre servida. Ela tem gosto um pouco mais forte que a de boi e é um dos pratos típicos do Pará. Outra delícia preparada na fazenda é o purê de macaxeira com mussarela de búfala. Tudo é preparado no fogão à lenha.
O hotel também possui uma adega com espaço para refeições. Alguns jantares são servidos no local e podem ser acompanhados de um dos vinhos disponíveis. Nessas ocasiões, a carne de búfalo também é servida, assim como massas e peixes, com destaque para a “pescada amarela” que é feita empanada ou grelhada. O pequeno espaço é um charme, muito parecido com adegas encontradas na França. Para animar ou deixar mais romântica qualquer ocasião, há um telão no qual são colocados dvd´s de artistas nacionais e internacionais.
Depois de uma boa noite de sono, os hóspedes são acordados ao som do berrante quando os búfalos começam sua travessia até o outro lado do alagado para passarem o dia pastando. O café da manhã com cerca de 30 itens é servido. Frutas frescas, bolos caseiros, tapioca e, claro, leite de búfala é o que não falta. Imperdível mesmo é a baguete deixada em um tacho quente com mussarela de búfala dentro.

Entre a chalana e os búfalos
O Fazenda Hotel Vitória recebe hóspedes apenas de sexta a domingo e também em feriado prolongados. Durante esses períodos, os visitantes têm diversas atrações que estão inclusas no pacote. Além de ver os búfalos, é possível ajudar a tirar leite da búfala e até dar um passeio nesses animais.
Cavalos também são criados na fazenda e passeios podem ser feitos. Ainda em terra, há um trenzinho que leva os hóspedes até o centro de Tracuateua, que está a 12 quilômetros do local. È preciso ir por “estrada de chão”, como dizem por lá, ou seja, que não é asfaltada.
Uma chalana também fica à disposição dos hóspedes para passeios nos campos alagados. A visão é linda e muitos pássaros aparecem no caminho. Para descansar, piscina e muitas redes espalhadas por toda a propriedade. Para os pequenos, além da brinquedoteca, há um playground. As mamães também podem ficar sossegadas porque há uma cozinha especial para que as babás usem.
Martins, que vê no hotel a realização de um sonho, conta que ainda irá ampliar as instalações. Em breve, a construção de quatro chalés com ofurô deve ser iniciada no açude. Uma piscina será feita com vista para os campos alagados. E, com uma frase, ele resume bem o Fazenda Hotel Vitória: “Aqui é o paraíso e às vezes recebemos alguns anjos”.

Dicas
*O hotel também fecha para eventos privados, como casamentos, por exemplo, que podem ser realizados até na capela do local. Basta entrar em contato para pedir um orçamento
*O nome Tracuateua quer dizer “terra de formigas”, portanto, a fazenda tem muitas delas, inclusive as formigas de fogo que têm picada dolorida. Além disso, a região é cercada pela Amazônia e há muitos insetos. Repelente é imprescindível.
*Como só abre ao público nos finais de semana, as reservas devem ser feitas com muita antecedência.

Para ver mais fotos, clique aqui / Para ver vídeo do local, clique aqui

Serviço
Fazenda Hotel Vitória
Tracuateua (PA)
Como chegar: de Belém, seguir pela BR 316 até Tracuateua. De centro da cidade, há ainda 12 quilômetros de estrada de terra para chegar até o local.
Valores: a partir de R$ 440 por pessoa com todas as refeições inclusas (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar) e água o pacote de sexta a domingo.
Informações: www.fazendahotelvitoria.com.br e (91) 3228 4481 / (91) 8114 8420 / (91) 8114 84263

* A repórter viajou com apoio da Abrajet (Associação Brasileira dos Jornalista de Turismo

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários