Uruguai anuncia medidas de combate ao coronavírus

por: Redação
16 de março 2020

Assim como outros países, o Uruguai está tomando diversas medidas de combate ao coronavírus. Na sexta passada, 13 de março, o governo uruguaio declarou emergência sanitária.

Desde então, nos últimos dias estabeleceu-se uma série de medidas preventivas de combate à doença: quarentena obrigatório aos que provém de países de risco, suspensão de voos, cancelamento de eventos públicos e privados, isolamento voluntário, cartilhas de boas práticas, fechamento de museus, cinemas e teatros por no mínimo 14 dias, restaurantes e supermercados continuam abertos.

Criou-se também um número de emergência gratuito, um site específico com esclarecimento da doença (em espanhol) e um aplicativo com georreferenciamento mostrando áreas de riscos dentro e fora do país.

Se você tem viagem marcada para o Uruguai, veja quais as medidas que o país tomou.

No Aeroporto

Para quem entra ao país pelo principal aeroporto uruguaio, Carrasco – em Montevidéu, o governo ativou um protocolo. A partir da confirmação dos casos, os passageiros que entram no país devem preencher um formulário antes de chegar a migração do aeroporto, em que são consultados, os dados pessoais básicos, por onde circularam nas últimas duas semanas e se apresentaram algum dos sintomas da doença nos últimos 10 dias: febre, tosse, falta de ar e dor de garganta.

Quando um caso é detectado antes de um voo internacional aterrissar e identificado pela tripulação da companhia aérea, do ar os tripulantes se comunicam com o solo, na aterrissagem os médicos do Ministério da Saúde (MSP) uruguaio realizam a triagem do paciente e daqueles ao redor expostos durante o voo, os mesmos ao chegar são encaminhados a uma sala sanitária específica para atenção de coronavírus, onde verificam a existência de sintomas ou não.

No aeroporto de Carrasco, as autoridades de desembarque usam máscaras faciais e luvas, e informações sobre as precauções em torno do coronavírus são exibidas nos telões e televisões. O aeroporto – que tem canal direto com o MSP e colabora ativamente com as medidas enviadas pelo ministério – reforçou o plantão médico, que agora opera 24 horas por dia.

Mais detalhes sobre as medidas adotadas:

1 – Estabeleceu-se a quarentena obrigatória a passageiros de países declarados de risco como:

– China (todo o território),

– Coreia do Sul (todo o território),

– Iran (todo o território),

– Singapura (todo o território),

– Japão (todo o território),

– Itália (todo o território),

– Espanha (Madrid, La Rioja, Pais Vasco),

– França (Oise [norte de Paris] e Alto Rin [Alsacia]),

– Alemanha (Renânia do Norte-Westfalia – Heinsberg),

– Estados Unidos.

2 – Está proibida a descida de cruzeiros e decretada a suspensão de shows públicos. Além disso, moradores ou turistas foram incentivados a evitar multidões ou até encontros privados.

3. As aulas foram suspensas em todos os níveis de ensino público e privado por 14 dias e foi anunciado que a comida dos estudantes que frequentam cantinas será garantida. Além disso, é esperado o fechamento de 14 dias da Biblioteca Nacional e dos museus.

4 – Anunciado que os voos da Europa estão totalmente suspensos a partir de sexta-feira, a partir da meia-noite. Até então, as companhias aéreas desse continente podem entrar no país apenas para uruguaios ou residentes do Uruguai. Além disso, desde 18 de março, os voos da American Airlines para os Estados Unidos foram suspensos.

5 –  Foi anunciado que uma Comissão da Direção de Passagem de Fronteira, composta pelo Sistema Nacional de Emergência (Sinae), os ministérios da Defesa Nacional, Interior, Relações Exteriores e Saúde Pública, será instalada para aplicar um protocolo rigoroso na área.

6 – O Ministério da Saúde Pública pediu para evitar viagens desnecessárias.

7 – Pediu-se responsabilidade com seus hábitos aos que estão no país, e pediu-se também que sigam as recomendações para evitar a propagação e disseminação da doença.

8 –  Pediu-se responsabilidade aos que estão no país

Consultas e dúvidas

– Um serviço telefônico (0800 1919) com atendimento médico 24 horas, gratuito, habilitados para qualquer celular estando no país. O objetivo deste serviço é facilitar a consulta permanente e a retirar as primeiras dúvidas.

– Além disso, pelo site (idioma espanhol) pode-se tirar dúvidas e consultar sobre o vírus e ações uruguaias para combate e cuidado. Também existirá um aplicativo móvel, a partir do dia 19 de março, no qual pessoas terão acesso ao georreferenciamento de casos e receber um alerta quando estão em uma zona de risco.

Mais informações pelos canais oficiais do governo:

https://www.presidencia.gub.uy/

https://www.gub.uy/ministerio-salud-publica/coronavirus

https://www.gub.uy/sistema-nacional-emergencias/

Tags: uruguai , coronavírus ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários